Novo Aquario - ciclo do Azoto e afins.


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho um aquario de 60 Litro com filtro exterior da tetra , aquecedor,"flores" artificiais e as respectiva oxigenação.

 

Esperei 1 mês antes de por qualquer peixe, tratei da agua por causa do cloro e das bacterias.

 

Passado este mês coloquei guppys, beta, neons ,mollys, limpa vidro e limpa fundos.

 

Passado duas semanas a correr tudo bem a agua começou a aparecer com "névoa" e já vai quase duas semanas assim.

 

É verdade o PH está nos 7,2.

 

O que fiz mal e como posso tratar da tal nevoa?!?!?

 

Cumprimentos

Miguel jeronimo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Tenho um aquario de 60 Litro com filtro exterior da tetra , aquecedor,"flores" artificiais e as respectiva oxigenação.

 

Esperei 1 mês antes de por qualquer peixe, tratei da agua por causa do cloro e das bacterias.

 

Passado este mês coloquei guppys, beta, neons ,mollys, limpa vidro e limpa fundos.

 

Passado duas semanas a correr tudo bem a agua começou a aparecer com "névoa" e já vai quase duas semanas assim.

 

É verdade o PH está nos 7,2.

 

O que fiz mal e como posso tratar da tal nevoa?!?!?

 

Cumprimentos

Miguel jeronimo

 

Olá, pelo o que li, já fizeste o ciclo, mas depois de introduzires peixes tens feito tpa's, pelo o menos 1 vez por semana??? Limpar o filtro com agua do tpa??? Pelo o menos é recomendado fazeres 1 TPA por semana, o filtro visto ser exterior acho que deve ser limpo 1 vez por mês. Pode ser falta de limpeza. É a minha opinião, mas vamos deixar os mais entendidos pronunciarem-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao fórum.

 

Existe uma ferramenta por aqui no fórum muito útil: pesquisa.

 

Para além de evitar estarmos a escrever sobre o mesmo assunto milhentas vezes não sobrecarrega o sistema.

 

Encontrarás muita coisa referente à névoa que referes.

 

Isso pode ter sido uma morte maciça de bactérias.

 

Pelo que li colocás-te os peixes todos de uma só vez no aqua não?

 

Necessitas de fazer algumas TPA's para tentar repor a situação.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem vindo.

Essa névoa pode ser muitas coisas, mas vamos la ver uns pontos:

O oxigenador se for a bomba de ar podes retirar a não ser que gostes do efeito.

Aconselho a colocares plantas naturais.

Dizes que colocas-te bactérias na agua, tudo bem, mas colocas-te comida para arrancar o ciclo ?

Se tiveres o teste de amónia ou nitritos coloca os resultados !!!

Por acaso não limpas-te o filtro com agua da torneira ?

Ou então tens desligado o filtro a noite ?

 

Um abraço

 

Boa noite.

O oxigenador é uma bomba e por acaso até gosto do efeito mas se for para melhorar até pondero tirar.

Sim coloquei comida. Quando tiver os resultados ponho aqui para ver se ajuda.

Por acaso limpei o filtro com restos de uma tpa que fiz, mas houve uma parte que não foi mm toarneira.

Não desligo o filtro de noite devia ?

O que sinto é um cheiro forte a peixe e como já tive aquarios antes não me lembro deste cheiro.

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao fórum.

 

Existe uma ferramenta por aqui no fórum muito útil: pesquisa.

 

Para além de evitar estarmos a escrever sobre o mesmo assunto milhentas vezes não sobrecarrega o sistema.

 

Encontrarás muita coisa referente à névoa que referes.

 

Isso pode ter sido uma morte maciça de bactérias.

 

Pelo que li colocás-te os peixes todos de uma só vez no aqua não?

 

Necessitas de fazer algumas TPA's para tentar repor a situação.

 

Boa sorte

boa noite,

 

obrigado pela resposta e foi com base no que li que resolvi colocar a minha questão.

Não coloquei os peixes todos de uma vez comecei com os guppys e depois de semana a semana fui acrecentando.

desde que montei o aquario já fiz cerca de três tpa's e a situação não melhora.

Como já disse noutra resposta, o que sinto é um cheiro a peixe muito forte o que não acho normal. Já tive aquarios antes.

Cumprimentos

Sei que existe no mercado algo para clarear a agua é de colcoar ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê lá se por acaso se parece com isto. Foi um problema que eu tive há pouco tempo.

 

Não deves desligar o filtro. Só mesmo para o limpar e isso deve ser o mais rápido quanto possível. NUNCA limpes o filtro (ou melhor, as partes do filtro, como as esponjas e afins) com água da torneira. Só com a água do aquário. Isto para não perderes as boas bactérias que tens no aquário.

 

Há umas perguntas que deves responder para uma resposta mais acertada:

 

Qual é o caudal do filtro?

Quantos peixes tens? Há quanto tempo os colocaste?

Há quanto tempo tens o aquário montado?

 

Evita usar químicos no aquário. São boas soluções a curto prazo, mas não a longo prazo. Só se devem usar se o aquário tiver um problema mesmo muito grave e que tem que ser resolvido rapidamente.

 

Relativamente ao aquário, tens mais algum "sintoma"? Os peixes como estão? Activos, quietos, no fundo, no topo, respiração ofegante...Há manchas verdes ou castanhas a aparecerem no vidro (algas)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê lá se por acaso se parece com isto. Foi um problema que eu tive há pouco tempo.

 

Não deves desligar o filtro. Só mesmo para o limpar e isso deve ser o mais rápido quanto possível. NUNCA limpes o filtro (ou melhor, as partes do filtro, como as esponjas e afins) com água da torneira. Só com a água do aquário. Isto para não perderes as boas bactérias que tens no aquário.

 

Há umas perguntas que deves responder para uma resposta mais acertada:

 

Qual é o caudal do filtro?

Quantos peixes tens? Há quanto tempo os colocaste?

Há quanto tempo tens o aquário montado?

 

Evita usar químicos no aquário. São boas soluções a curto prazo, mas não a longo prazo. Só se devem usar se o aquário tiver um problema mesmo muito grave e que tem que ser resolvido rapidamente.

 

Relativamente ao aquário, tens mais algum "sintoma"? Os peixes como estão? Activos, quietos, no fundo, no topo, respiração ofegante...Há manchas verdes ou castanhas a aparecerem no vidro (algas)?

BOAS.

Ok desligo o filtro apenas para dar comida aos peixes. Admito o meu erro em ter limpo parte do filtro com agua corrente.

O caudal é mediano mesmo para evitar muita turbulência. Eu coloquei faseado os peixes e neste momento tenho cerca de 40 peixes.

Não sei precisar á quanto tempo mas já fiz pelos menos 3 TPA's.

Os quimicos que utilizaei foi o aquasafe e um de bacterias que durou três dias.

Os Colisas parecem estar muito calmos os guppys muito energeticos os restantes têm periodos de acalmia.

O vidro está limpinho

cumprimentos

PS: Quanto ao PH esta agora nos 7.5 devo fazer algo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Referes que o produto que compras-te para as bactérias durou-te 3 dias?

 

Lê lá novamente a embalagem (se ainda a tiveres).

Não terá sido uma dose excessiva de bactérias?

Respeitás-te as indicações do produto.

 

Porque névoa é sinal ou de sugidade (e não desligues o filtro) ou então uma morte em grandes quantidades de bactérias.

 

Se os peixes não apresentam sinais de aflição ou virem ao cimo do aqua frequentemente penso que estarão bem, mas sem a realização de uns testes à agua do aqua não poderemos saber com a mesma está.

 

Tens o teu PH alto. Será que é o valor que obtens à saida da torneira?

Se não então passa-se mesmo alguma coisa com o aqua, pois está a alterar-te o PH.

 

Procura e lê e vê qual o PH reocmendado para os teus peixes, pois isso poderá afectá-los igualmente.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Referes que o produto que compras-te para as bactérias durou-te 3 dias?

 

Lê lá novamente a embalagem (se ainda a tiveres).

Não terá sido uma dose excessiva de bactérias?

Respeitás-te as indicações do produto.

 

Porque névoa é sinal ou de sugidade (e não desligues o filtro) ou então uma morte em grandes quantidades de bactérias.

 

Se os peixes não apresentam sinais de aflição ou virem ao cimo do aqua frequentemente penso que estarão bem, mas sem a realização de uns testes à agua do aqua não poderemos saber com a mesma está.

 

Tens o teu PH alto. Será que é o valor que obtens à saida da torneira?

Se não então passa-se mesmo alguma coisa com o aqua, pois está a alterar-te o PH.

 

Procura e lê e vê qual o PH reocmendado para os teus peixes, pois isso poderá afectá-los igualmente.

 

Boa sorte.

Mais logo posso dizer o nome do produto mas respeitei as quantidades por litro do meu aquário.

Alguns peixes vêm ao cimo mas não todos. Isso é sinal de quê ?

Tenho umas fitas com varios indicadores é isso que se refere ? Ou existe algo mais preciso!!!

Em relação ao PH, esta é uma engraçada pois medi ao sair da torneira e está a 7.2 e no aquario passa para 7.5.

Todos os peixes está dentro do recomendado mas se o PH cresce é que é complicado.

Cumprimentos

PS: Tenho um produto Acid Buffer para descer o PH mas ainda não o usei. Sem perceber o que se passa, devo aplica-lo?

A que se deve esta morte em grande escala das bactérias? e o cheiro intenso a peixe ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40 peixes??? Isso é um exagero para o aquário que tens! A uma média de 4 cm de peixe, no teu aquário deves ter, no máximo 15. Já podes imaginar que tens excesso de população. Ainda por cima com peixes que se reproduzem facilmente. E ainda mais, num aquário recentemente montado...

 

O facto de os peixes virem ao cimo da água pode ser por vários motivos: falta de oxigénio no aquário (não há movimentação suficiente no topo do aquário, ou bolhinhas), excesso de nitratos, excesso de amónia (estes dois últimos são as causas mais prováveis para o teu aquário)...

 

Tens o pH desaquado para algumas espécies, nomeadamente os neons e os bettas. É algo a rever...

 

Como mediste o valor de pH da torneira? Deves deixar a água repousar um pouco (24 horas) e só depois medires, pois os pâmetros alteram-se. Se vires que é assim tão alto, podes usar troncos (devidamente tratados, é só pesquisar) e/ou turfa no filtro. Depois é ires vendo como reage. Tem atenção às mudanças bruscas de pH, que são altamente perigosas para os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40 peixes??? Isso é um exagero para o aquário que tens! A uma média de 4 cm de peixe, no teu aquário deves ter, no máximo 15. Já podes imaginar que tens excesso de população. Ainda por cima com peixes que se reproduzem facilmente. E ainda mais, num aquário recentemente montado...

 

O facto de os peixes virem ao cimo da água pode ser por vários motivos: falta de oxigénio no aquário (não há movimentação suficiente no topo do aquário, ou bolhinhas), excesso de nitratos, excesso de amónia (estes dois últimos são as causas mais prováveis para o teu aquário)...

 

Tens o pH desaquado para algumas espécies, nomeadamente os neons e os bettas. É algo a rever...

 

Como mediste o valor de pH da torneira? Deves deixar a água repousar um pouco (24 horas) e só depois medires, pois os pâmetros alteram-se. Se vires que é assim tão alto, podes usar troncos (devidamente tratados, é só pesquisar) e/ou turfa no filtro. Depois é ires vendo como reage. Tem atenção às mudanças bruscas de pH, que são altamente perigosas para os peixes.

Boa Tarde,

O numero de peixe foi calculado por quem me vendeu o aquario e são todos os peixes pequenos, contudo é apenas uma fase transitória pois pretendo comprar uma maior mas primeiro tenho que controlar este.

Já percebi que perguntei a gente errada pois onde comprei alguns destes peixes tive sempre o cuidado de informar as especies de animais e qual o PH que tinha.Obrigado pela informação.

Falta de oxigénio, tenho daquelas coisa que fazem bolhinhas e ainda um "brinquedo" que deita montes de bolhas.

Qual a melhor maneira de medir este indicadores, pois como já disse tenho uma fitas mas ....

Medi o PH com agua da torneira deixando pousar durante um fim de semana numa garrafa.

Até agora não tive azar com os peixes mas estou preocupado.

Devo usar o Acid Buffer para baixar o PH ?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves considerar uma nova habitação paraos peixes, pois com tanta população, o aqua suja-se mais depressa e o desiquilibro é evidente.

 

O cheiro a peixe é disso mesmo: excesso de população.

 

As fitas dão-te valores de varios parametros importantes de se saber, por exemplo como está o ciclo do azoto.

 

O facto de estares a ter valores diferentes de PH da torneira e no aqua, é porque existe algo no mesmo que altera-te o valor.

 

Recomendo-te a ler um pouco mais as ajudas que estão por aqui.

 

Faz TPA's frequentemente.

 

Atenção aos produtos que modificam o PH da água pois uma variação rápida pode-te matar os peixes num espaço de horas.

 

Lê as instruções da embalagem dos testes de fitas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves considerar uma nova habitação paraos peixes, pois com tanta população, o aqua suja-se mais depressa e o desiquilibro é evidente.

 

O cheiro a peixe é disso mesmo: excesso de população.

 

As fitas dão-te valores de varios parametros importantes de se saber, por exemplo como está o ciclo do azoto.

 

O facto de estares a ter valores diferentes de PH da torneira e no aqua, é porque existe algo no mesmo que altera-te o valor.

 

Recomendo-te a ler um pouco mais as ajudas que estão por aqui.

 

Faz TPA's frequentemente.

 

Atenção aos produtos que modificam o PH da água pois uma variação rápida pode-te matar os peixes num espaço de horas.

 

Lê as instruções da embalagem dos testes de fitas.

boa tarde,

Como já disse anteriormente este aquario é provisório.

A agua aparenta esta nevoa, estamos a falar de peixes que foram escolhidos muito pequenos para isso mesmo serem depois transferidos para outro aquario.

Ainda não utilizei nada para alterar o PH, e apenas queria conselhos para o fazer ou não!

Em relação ao TPA's já fiz três .

Eu por acso desconfio do "areão" que adquiri.

cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que tens possibilidade de adquirires um novo aquário, mas atenção a um pormenor: teres agora um aquário estável, não quer dizer que o próximo vai estar. Ou seja, não penses que por fazeres o ciclo de azoto neste aquário, basta mudares a água para o outro aquário que já está pronto a usar. Nada mais errado! Terás que fazer novamente o ciclo de azoto. Porque mesmo que mudes a água, ela só não leva as bactérias suficientes para que o aquário funcione. A maioria das bactérias estão instaladas no filtro e no areão. A água ajuda, mas não é onde está o fundamental. Quando montas um novo aquário, terás que começar de novo. E isso implica, novamente, a introdução lenta de peixes. Ora, como deves calcular, a introdução de 40 peixes vai levar muitas semanas. Juntando ainda as semanas do ciclo de azoto, vai ser um processo para demorar uns mesitos ainda...

 

O que quero dizer com isto? Calma...Muita paciência...E boa sorte!

 

Quanto a conselhos de vendedores: qual é o objectivo de um vendedor? Satisfazer o cliente ou vender? Como deves calcular, fazer dinheiro...Isso leva a que dêem informações incorrectas ou desnecessárias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se fosse a ti não fazia nada a não ser tpas diarios nem que seja de 10 % e o motivo é simples, temos peixes a tentar respirar a superficie mas não sabemos os valores de amonia ou de nitritos, logo passo do principio que alguma destas coisas está mal, a nevoa na agua para mim não quer dizer nada, podem ser particulas que não são filtradas e ficam suspensas ou morte da colonia de bacterias ou excesso de nitrivec, não sei logo é dificil dizer o que é, como não sei o melhor é fazer tpas.

 

Um abraço

Comprei uns testes de amonia e nitritos nem vou colocoar aqui os resultados, mas sim que fiz um tpa imediato de 20%.

Aproveitei e alem do aquasafe coloquei o acid buffer para baixar um bocado o PH.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que tens possibilidade de adquirires um novo aquário, mas atenção a um pormenor: teres agora um aquário estável, não quer dizer que o próximo vai estar. Ou seja, não penses que por fazeres o ciclo de azoto neste aquário, basta mudares a água para o outro aquário que já está pronto a usar. Nada mais errado! Terás que fazer novamente o ciclo de azoto. Porque mesmo que mudes a água, ela só não leva as bactérias suficientes para que o aquário funcione. A maioria das bactérias estão instaladas no filtro e no areão. A água ajuda, mas não é onde está o fundamental. Quando montas um novo aquário, terás que começar de novo. E isso implica, novamente, a introdução lenta de peixes. Ora, como deves calcular, a introdução de 40 peixes vai levar muitas semanas. Juntando ainda as semanas do ciclo de azoto, vai ser um processo para demorar uns mesitos ainda...

 

O que quero dizer com isto? Calma...Muita paciência...E boa sorte!

 

Quanto a conselhos de vendedores: qual é o objectivo de um vendedor? Satisfazer o cliente ou vender? Como deves calcular, fazer dinheiro...Isso leva a que dêem informações incorrectas ou desnecessárias.

Sim sei disso mas já vou contruir o novo aquario e vou obedecer ás etapas todas e nem vou trocar de agua apenas não estava á espera deste nevoa pois já tive aquarios antes e o ciclo do azoto foi mais suave.

Tambem é certo que este peixes todos foram faseados e por especie e pretendo fazer a troca tambem faseada.

Sim isso dos vendedores é certo mas têm a sua piada consultar uma meia duzia, pois obtemos tantas impressões como produtos diferentes.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.