Novo projecto 200L "Old Tree".


Mário

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Estou prestes a montar o meu novo projecto que será o aquário da minha sala, logo será o aquário principal da casa.

O setup tem sido pensado com muito cuidado e já tenho vindo a adquirir o material desde Julho para fazer aquilo que tenho idealizado.

 

Já tenho praticamente o material todo excepto a calha.

 

O Setup para já é o seguinte:

 

Aquário - 100x40x50 (200L Brutos) - By CrystalRed.

Filtragem - Eheim Pro3 2075 (1250 l/h).

Aquecimento - Hydor ETH300.

CO2 - Pressurizado 2Kg da Aquaristic com solenoide.

Iluminação - Ainda não tenho, mas vai ser DIY 4x39W T5 + Moonlight.

Movel - Estrutura em ferro pintada e forrada a Acrilico ou vidro preto (ainda não decidi se vou usar vidro ou acrilico).

Substrato - CaribSea Eco-Complete (20Kg), areia de rio(20Kg) e areão de várias granulometrias colectado e tratado por mim(2/3Kg).

Decoração - Pedras colectadas na Barragem da Aguieira e troncos de Videira e Mopani (Não sou propriamente adepto dos troncos Mopani, mas foram uma imposição da Maria que os adorou, como não são ramificados, tenciono usar alguns ramos de videira tratados por mim cobertos com musgo para simular raizes.)

Flora - Cryptocoryne Wenditi Green, Musgo de Java, Hydrocotyle Verticillata, Anubia Nana, Cyperus Helfery, Crinum Callamistrum, Juncus Repens, Eleocharis Acicularis.

Fauna - A decidir.

 

Como podem ver pelas fotos, fico um pouco limitado pelos pedaços enormes de Mopani que adquiri, com base nisso, todo o layout terá de ser sempre pensado com eles em mente.

Analisando bem os pedaços, deu-me a ideia de junta-los e tentar simular a base do tronco de uma antiga árvore na margem de um rio que apodreceu com o passar dos anos, daí o nome "Old Tree". O aquário terá duas zonas distintas com uma zona plantada e outra sem plantas só com areia, as duas zonas serão divididas pelas pedras para evitar a mistura dos substratos.

Estive hoje a fazer algumas experiências com os troncos e as pedras e cheguei a 2 layouts que me agradaram.

De qual gostam mais? Se é que gostam de algum.

O que mudavam?

Desculpem a qualidade das fotos, mas tenho o aquário no chão num canto do escritório.

 

Fotos:

 

Layout 1

 

dsc0109sc.jpg

 

 

Layout 2

 

dsc0112i.jpg

 

 

Comentem.

 

1 Abraço

Mário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu na minha opiniao tentava mais algumas desposiçoes dos inertes.

 

O aquario dá-me a sensaçao de ter uns 50L , nem parece nada ter 100cm de comprimento :) e isso tem a haver com a maneira que colocas os inertes e o seu volume. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu também aposto no layout 2, mas acho que com alguma paciência e mais tentativas consegues fazer mais alguns bem fixes com esses troncos de mopani.

 

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Obrigado pelas opiniões.

Realmente estes troncos são enormes e perde-se um bocado a noção do tamanho do aquário. Acho que devia mudar o nome para "Big Old Tree". :)

Também sou mais adepto do 2º layout, mas tenho de fazer mais umas experiências, para ver se arranjo outras soluções que me agradem.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.