Recommended Posts

Publicado

Boa noite

A muito que sou leitor deste forum e fui ganhando o bichinho dos aquarios.

Tenho um aquario de 60 cm que gostaria de remodelar. Pelo que andei a pesquisar, vi que com um aquario desta dimensão tenho poucas opções em termos de especies, no entanto tenho algumas duvidas :

Qual o número maximo de similies ou multies poderia ter o aquario?

É possivel adicionar outra especie com os conchiculas nestas dimensões?

O aquario tem uma lampada de 15w, é preciso ser alterada?

Um filtro 2213 é suficiente?

Se alguem puder ajudar agradecia

Cumps

Publicado:

Boas,

Para esse aquário, uma colónia de uns 4/6 indivíduos é excelente, depressa os vais ver a reproduzir.

A filtragem é excelente, ficas com um volume de matérias filtrantes muito bom.

A iluminação, desde que vejas os peixes serve.

Um abraço

Publicado:

Em termos de substrato, tenho visto em projectos que uns utilizam areia normal da praia outros utilizam areia de silica, o resultdo é apenas estetico ou altera os parametros da agua?

Para uma colonia de similies apenas é necessario as conchas para eles se esconderem ou posso meter rochas?

Colocando uma anubia ou alguns pes de valisneria é necessario trocar a iluminação ?

Obrigado pelas tuas respostas

Publicado:

A areia da praia na teoria subirá o ph, mas não é por aí que terás problemas.

Os Neolamprologus similis (não similies), utilizam as conchas para se reproduzirem, para marcação de território. A pedra só se for razões estéticas.

As plantas que falas, são das de fácil manutenção a iluminação é suficiente.

Um abraço

• 5 semanas depois...
Publicado:

Eu já tive uma aquário tanganika em 60 litros e resulta bem desde que não sobrepovoes. Meia-dúzia de conchículas são uma número base para esse tamanho. 15 w é pouca luz mas visto que não terás grandes e muitas plantas, é suficiente. Aumenta a potência se quiseres melhores resultados estéticos.

Quanto ao filtro aconselho um filtro interno e uma cabeça rotativa (não me lembro exactamente do nome deste tipo de filtros)água para melhor oxigenação e corrente aquática.

Puer