Água gelatinosa. Por favor ajudem o mais rápido possível!


crush

Recommended Posts

BOa noite pessoal.

 

Estava a passar pelo aquário agora e ouvi um barulho estranho. Quando liguei a luz para ver melhor, apareceu-me um cenário quase catastrófico. A água tinha um aspecto muito leitoso (não só por cima), quase esbranquiçada, com muita porcaria a voar. Quando meti a mão dentro do aquário, reparei que está tudo muito gorduroso, mais parece gelatina. É de tal forma, que me entupiu o filtro, pois criou uma camada de "sebo" na esponja que fez com que a água não passase em condições. Durante a tarde tinha dado conta que as plantas tinha ganho por todo o lado uma espécie de pó (serão algas?). Não sei se está relacionado ou não...Os peixes estão meios estranhos, sendo que um está a perder forças (embora já de há uns dias que tem estado algo mal, pouco ou nada tem comido)

 

Quanto ao setup, podem ver aqui, os testes parecem-me bons (para o habitual), só com os nitratos mais altos que odevido (entre 25 e 50), de resto tudo igual.

 

O que fiz de imediato: uma troca de água de cerca de 30%, limpeza da esponja e do material do filtro, aumentei o impacto da água no aquário e desliguei o CO2 (é possível que esteja relacionado? pois coloquei-o há uma semana, como podem ver no tal link)

 

Ajudem-me por favor, estou aflito. Temo que os peixes não sobrevivam à noite... :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei o CO2 no Sábado passado (fez hoje uma semana). A molly morreu na terça feira, certamente por o pH ter disparado para os 8,4. Entretanto removi por completo as conchas do filtro e o pH já está nos 7.0.

 

Para completar, ontem (sexta) fiz uma grande limpeza no aquário, tendo retirado todo o areão e limpo (em água do aquário), de forma a tirar toda a sujidade acumulada no fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apaguei logo a luz, só a tinha acendido para ver como estava, pois imaginei que fosse algum tipo de algas e por isso a luz só seria prejudicial. De facto há algumas coisas que me parecem coincidir. Mas sem imagens boas, é mais difícil. Vi uma imagem, mas parece-me ser um caso bastante mais avançado, em que aquilo já parecia mais teias de arnha que outra coisa...

 

Obrigado Alexandra pela ajuda. Estou bastante preocupado mesmo...Não sei que fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Limito-me à pesquisa no google.

Tenho pena de não te saber ajudar.

E também tenho pena que de tanta gente que está a ler ninguém,COLABORE.

 

Isto pode acontecer a qualquer um de nós,e "supostamente",estamos cá todos não só para aprender,mas,também para ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentei tirar umas fotos, mas não consigo com que os tais pelinhos, que suspeito que sejam algas, sejam visíveis nas fotos...

 

Hoje a água está com um melhor aspecto, mas ainda assim, as paredes têm o toque gorduroso...

 

Tem também um cheiro a lodo, o que vai de acordo com a teoria de serem cianobactérias da utilizadora FAlex.

 

Optei por deixar as luzes apagadas (se forem algas, é algo aconselhável não?) e deixar o CO2 desligado (fica só a bomba a funcionar normalmente). O filtro já não está entupido como estava com aquele "sebo".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesta altura, permanece igual ao estado em que se encontrava de manhã...Alguém sabe dizer o que eu posso fazer?

 

Nesses sites, vi que o apagão é uma forma de combater essa praga...Mas por outro lado, enfraquece as plantas...Mantenho as luzes desligadas ou não?

 

Vi também que posso colocar um antibiótico qualquer, que dá cabo das algas...Mas ainda nem sei se são estas pragas ou não...De qualquer das formas, estava a pensar usar o Sera baktopur. Que dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao fim destes dias, graças à muita ajuda da utilizadora FAlex (mais uma vez, muito obrigado), penso que o problema esteja praticamente resolvido. O cheiro já passou praticamente, os "pelinhos" nas plantas reduziram-se substancialmente (há um ou outro, nada de visível à primeira vista) e a água está bastante mais límpida e cristalina.

 

O que fiz? Com algumas sugestões em sites que Alexandra deu, apliquei um dia de apagão (não acendi a luz durante um dia), apliquei um antibiótico (por acaso, tive mesmo que usar, pois a molly apanhou um fungo) que vi que ajudava na exterminação de algas e fiz a tal TPA inicial.

 

Deixo este relato, pode ser que ajude alguém no futuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.