Montagem de Aquario


RMTC

Recommended Posts

Bom dia a todos.

Muito recentemente a minha namorada apareceu em casa com um aquario :) . Eu ha alguns anos ja tive um e sei coisas basicas mas este é bastante maior do que o que eu ja tive. Muito bem a razao desta msg é a de pedir concelhos sobre o que fazer agora no inicio visto ser uma fase decisiva.

 

Este aquario tem 100*30*40cm ( Sirius Aquapor )

um filtro interior ( Filtro Aq 1000 ) 15W 1000 l/h

Termostato Scuba heater 200 - 200W

Lampada de 30W

 

Acho que o que escrevi esta bem :)... Gostava que me aconcelhassem sobre os restantes equipamentos ou ate msmo sobre os k ja tenho caso estes n sejam grande coisa. Pois tb ja li que os filtros externos embora mais caros sao bastante mais efecientes.

 

Bomba de ar e difusor ( qtos? )

Testes da agua para fazer o ciclo ?

Aparelhos de manuntençao limpeza do aquario?

Plantas?

 

O objectivo é ter um aquarios o mais natural possivel sem nada artificial

 

Agradeço desde ja a atençao dispensada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo.

 

Esse aquário tem tudo para funcionar bem, aliás a tua namorada comprou-o novo.

Tive um Aquapor durante 3 anos sem ter dado qualquer problema.

 

A questão é e são sempre as plantas, pois a iluminação que tens é insuficiente se desejares manter um aqua densamente plantado.

 

Existem n tópicos por aqui e na minha assinatura está um link muito bom para quem se inicia, recomendo-te a leitura.

 

Se queres manter um aqua plantado considera a aquisição de um substrato.

 

Vai com calma, lê, pergunta...cicla o aquário e resiste à tentação inicial de comprares peixes.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é sempre importante também perceber que fauna desejas colocar no aquário...

 

há dependências disso...

 

mas em relação aos testes é sempre essencial o pH...Mas diria também NO2 NO3 Kh mas concerteza isto deverge nas diferentes opiniões...

 

A montagem do aquario (flora, rocha, troncos) ou outro material irá depender o minimo pelo tipo de fauna pretendida..

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois qto aos peixes tenho algumas perferencias, mas tb ja andei po aqui a ler e ha especies que nao se dao la mto bem.

 

Por isso estou aberto a sugestoes.... :)

 

Aqui fiacam alguns dos que pensei por:

- bota palhaço

- neons

- guppys

- peixes gato

- escalares

 

tb ja li por aqui algures que convem ter peixes comedores de algas, mas n sei quais sao :)

 

e espero que isto n de uma salgalhada mto grande :)

 

Mas acima de tdo keria começar com peixes resistentes e ir aumentando gradualmente a fauna

 

tendo em conta mais ou menos estas especies que plantas deveria usar e outros itens ( rochas e troncos )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tudo depende como irão evoluir os teus conhecimentos nesta área bem como como irás gostanto mais ou menos das especies de peixes que colocas assim como as plantas.

 

Deixo-te um texto que está num blog de um user deste fórum, lamento não me recordar o seu nome, mas acho que este blog fala muito bem sobre estes passos iniciais.

 

Recomendo-te vivamente a sua leitura e vais ver que ficarás mais esclarecido.

 

http://almadagua.blogspot.com/2008_10_01_archive.html

 

Tem o título Aquario plantado - O Ecossistema perfeito

 

É um texto fantástico.

 

Lê lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coisas básicas a saber para agora:

 

--> Ciclo de azoto. Isto é o ponto essencial de qualquer montagem de aquário. Um bom ciclo vai-te proporcionar um aquário muito mais sustentável, equilibrado, saudável e menos dispendioso. O que é o ciclo de azoto? As fezes e os restos de comida, são poluentes para a água e tornam-se tóxicos para os peixes. Para combater isso, é preciso que o aquário contenha bactérias que combatam isso. Para que hajam bactérias, é preciso que haja um pouco de poluição antes. Por isso, todos os dias, duirante cerca de três/quatro semanas, vais colocando um floco de comida. Parece algo estúpido, mas é a melhor forma de iniciar o ciclo.

 

--> Se quiseres plantas, pensa em arranjares uma lâmpada mais potente. Para um aquário plantado, deve-se conter entre 0,5 e 1 watt por cada litro de água. No teu aquário (de 120 litros brutos), lâmpadas de 75 ou 100 watts devem ser suficientes. Para além da luz, as plantas precisam de um substrato fértil. Procura na loja. Depois coloca uns 3 cm de substrato e uns 2 cm de areão por cima. O areão deve ser de uma cor mais escura. Nunca cores vivas (como azuis, rosas ou laranjas) que atrofiam os peixes.

 

--> Quanto ao filtro, um externo é de facto melhor. No entanto, tens um caudal muito forte (quiçá, forte demais até, se puderes diminuir, se calhar era o mais indicado), pelo que deverá servir para manter o aquário simples.

 

--> Quanto à bomba de ar, não é algo estritamente necessário. Ainda por cima tens um caudal forte. Se tiveres uma corrente no topo da água e se a água que vem do filtro fizer bolhinhas, é o suficiente.

 

--> Aparelhos de manutenção? O filtro...lol. Bom, há outros utensílios que ajudam a manter o aquário mais bonito. Uma mangueira para aspirares o fundo, quando fizeres as TPAs (Trocas Parciais de Água), de forma a removeres os restos de comida e detritos que por lá se acomulam. Há umas escovas com iman que servem para limpar o aquário das algas.

 

--> Testes a ter durante o ciclo e sempre: teste de amónia(bem este só precisas mesmo durante o ciclo), teste de nitratos (NO3), teste de nitritos (NO2) e pH. Estes são essenciais. Eu recomendo sempre os testes de tiras da JBL, são 50 tiras (se utilizares uma tira por semana, duram 1 ano) e medem os NO3, NO2, pH e as durezas (embora isto seja um pouco mais para os mais experientes). Custam cerca de 20 euros. Também podes comprar daqueles de gotas, que duram para uma vida. Talvez sejam mais rigorosos.

 

--> Quanto aos peixes: há peixes a ter muito importantes, que ajudam na limpeza, tais como os limpa fundos (corydoras) e os limpa vidros (Otos, ancistrus). Depois os restantes são conforme a água que tiveres. Antes de comprares peixes, pesquisa as várias espécies e vê se os podes ter no teu aquário.

 

Mas nada melhor que ler o manual de iniciação que já te indicaram. Vai-te mantendo aqui pelo fórum que vais aprender imenso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O areao k escolhi é o de silica ( comprei 10Kg ) deve ser sufeciente. ( Posso misturar este com areão tipo do rio ? )

 

Qto ao substrato comprei um da sera ( 2.5 Kg ) acho k n é sufeciente mas n comprei mais sem saber o k este vale!!! K me dizem

 

As plantas selecionadas dps de ler por aki umas coisas foram anubias , valisnérias , echinodorus e uma cryptocorynes. Axo k estas n sao mto exigentes para inicio.

 

Tb estou a pensar por um pouco de musgo de java

 

Tenho tb ja dois troncos + rochas ( Tipo vulcanico e canion )

 

No fundo keria era saber sobre o fundo, tendo em conta estas coisas biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ficaras com muito pouco substrato.

Pelo menos que fique com 1 cm de substrato pelo fundo em que queiras plantar.

Penso ser um pouco "curto" os 2,5kg e aliás já o compras-te.

 

Eu possivelmente escolheria bem os locais onde iria colocar as plantas (é muito subjectivo, pois poderás considerar outros locais conforme o aqua vai "amadurecendo") e por exemplo, não colocaria por de baixo onde ficariam as pedras por exemplo (poupava no substrato.

 

Quanto à mistura da silica poderás misturar com o areão.

Penso ser uma escolha pessoal e estética.

 

Mistura um pouco e vê se gostas do resultado visualmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.