Aquário - Principiante


karminzo

Recommended Posts

Boa tarde,

 

O início deste post tem como finalidade expôr alguns passos da minha "viagem" neste mundo que partilho com vocês, gostava de obter alguns comentários e sugestões da vossa parte.

 

Setup do Aqua( pelo menos aquilo que consigo identificar)

  • Aquário: Aquadream 60 - Aquatlantis
  • BioBox 1:EasyBox Aquaclay, EasyBox Esponja Grossa, EasyBox Esponja Fina, EasyBox Esponja de Carvão
  • Bomba EasyFlux 300 - 310L/h
  • Aquecedor Tecatlantis (depois investigo qual os Watts)
  • Areão: Aquarium Gravel - Prodac

Química

  • Sera PH Minus
  • Sera KH/ph Plus
  • Sera Aquatan
  • Sera bioNitrivec
  • Nutrafin Test PH
  • JBL Ferropol
  • JBL Ferropol 24

Decoração

  • Tronco
  • Pedras Xisto

Fauna

  • 1 x Gupi Machos - Poecilia reticulata
  • 2 x Gupi Fêmea - Poecilia reticulata
  • 1 x Cori Panda
  • 1 x Cori Lamberti
  • 2 x Camarões Amano
  • 1 x Platis Machos - Xiohophorus maculatus
  • 2 x Platis Variatus Fêmeas - Xiphophorus variatus
  • 3 x Otocinclus Affinis

Flora

  • 1 x Anúbias
  • 10 x Fetos de Java
  • Musgo

No dia 25 de Setembro de 2009 iniciei então esta "viagem", comecei por comprar o material na loja da Maia Miosotis, em que o atendimento foi impecável, sendo eu um iniciante, foi fornecida toda a informação para dar inicio. O equipamento penso que seja básico, comparado com alguns modelos que tenho visto aqui no fórum.

 

Passando à descrição comecei, por montar as peças do mecanismo, coloquei o areão, e enchi com água (a ajuda do prato é fundamental)

 

Em seguida adicionei o Aquatan, e aguardei uma hora para deitar o bioNitrivec, neste momento a água está turva, penso que seja normal.

 

Aqua actual - 08.Nov.09

4079093966_8907d124c0.jpg

 

Editado por karminzo
721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 94
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Próximos passos:

 

1. Decidir quais as plantas a colocar.

 

Sugestões?

 

2. Decidir ao nível de pedras quais colocar?

 

Sugestões?

 

3. Qual o primeiro peixe a comprar?

 

Sugestões?

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-me só uma coisa, o areão é fértil? Isso vai definir que tipo de plantas meter...Acho que as mais comuns para iniciantes são as cambombas e as elódeas.

 

Pedras é um pouco a gosto. Só tens que ter atenção se as que metes são calcárias. Se forem calcárias, elas vão fazer-te subir o pH. O que pode ser bom, se tiveres um pH da água (já agora, tens que medir o pH da água) muito ácido (abaixo de 7). Mas se já tiveres um pH alcalino (acima de 7), pode ser mau, pois se ficares com um pH muito alto, limita-te imenso os peixes que podes ter. Para saberes se as pedras são calcárias, com elas secas, metes umas gotas de limão ou vinagre e se fizer bolhinhas, então é calcária. Como efeito, também podes colocar um tronco (ferver bem antes de colocar no aquário (tal como as pedras e tudo o que metas no aquário de novo), deixar em água uns dias para perder uma eventual cor e ir ao fundo).

 

Para criares o ciclo de azoto, tens que ir metendo um pouco de comida todos os dias, durante cerca de um mês. Depois de teres um pico de amónia, um pico de nitratos e por fim um pico de nitritos, então o ciclo estará pronto. Para ajudar no ciclo, podes meter um peixe mais resistente na terceira semana. Por exemplo uma corydora. Depois vais metendo peixes em pequenas quantidades por semana (um ou dois), de forma a que o aquário não sofra picos prejudiciais para os peixes.

 

Antes de começares a fazer seja o que for, por favor, para teu bem mental e bem físico dos teus futuros peixes, lê atentamente este tópico, não custa nada, são apenas cinco minutos e segues tudo à risca (não deixes de ligar a nenhum pormenor) e vai-te salvar de um início catastrófico, que é o que acontece muitas vezes...O melhor conselho que te podem dar é: vai com calma.

 

Acho lamentável a quantidade de produtos que te levaram a comprar...Desses, provavelmente só vais utilizar o teste de pH. E venderam tanta coisa e não venderam testes de Nitratos e Nitritos, muito mais importantes...Mas enfim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentar responder às observações:

 

Em relação a saber se o areão é fértil penso que não (tenho de adquirir algo que sirva de substracto às plantas?, ou posso ultrpassar isso com alguns produtos químicos?)

 

O ponto dos produtos, apenas tenho o condicionador, o Nitrivec e o ajustador de PH( para + e -) e o teste de PH, achas que é demais? Não serão os necessários, para proceder a ajustes?

 

@ crush - O ciclo de azoto, quando referes que devo acrescentar um pouco de comida, sem nada lá dentro, ou posso meter as plantas já? e efectuar o ciclo de azoto.

O vendedor disse-me que ao utilizar o bioNitrivec(material filtrante biológico liquido) podia preparar a água para receber plantas em 24 horas.

 

Os peixes que gostaria de ter terão de ser divertidos, pois a principal função deste aquário é entreter a minha filhota que tem 1 ano e meio, e ela adora estar a olhar para os peixinhos(tive um aquario daqueles muito pequenos em que apenas cabiam dois goldfish)

 

Vou dar uma leitura mais atenta ao link que aconselhas.

 

O teste do PH vou realiza-lo apenas amanha.

 

Comecei todo o processo hoje(25.09.09 às 16.30)

 

Em relação às plantas ainda estou um pouco "verde" no que diz respeito aos nomes, mas obrigado pela info.

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O uso de químicos nos aquários deve ser evitado. Primeiro, são caros. Montar um aquário já não é propriamente uma despesa pequena (como já deves ter dado conta). Segundo, apesar de serem bastante eficientes a curto-prazo, a longo prazo tornam-se ineficientes. Basta fazeres uma TPA (Troca Parcial de Água) que perdem logo o efeito. Terceiro, para quem é inexperiente, colocar químicos numa coisa que se quer mais natural possível, pode dar barraca. Eles podem ser úteis no entanto. Esses para regulares o pH, se não estiverem abertos ainda, leva à loja e pede para trocar por outras coisas (plantas, por exemplo). Para baixares o pH tens troncos e turfa, para subires tens as pedras calcárias. Como vês, mais barato que isto não há e é tudo natural. Mas o melhor é mesmo nem sequer mexer no pH...Quanto mais estável estiver, melhor.

 

Quanto aos peixes, vai depender do pH da tua água. Mas para um principiante, os melhores são gupies, platis e mollys. São coloridos, nadam bastante e procriam com alguma facilidade (especialmente os primeiros, que são piores que coelhos!). E até podem ser bastante educativos. Imagina quando ela começar a perguntar de onde vêm os peixinhos...Neste caso já não poder usar a história das cegonhas ou das abelhinhas...eheheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ismenio

Sim tens razão o produto nitrivec era para colocar os peixes e não as plantas.

Em relação às plantas vou seguir a opinião do crush cambombas e as elódeas, e complementar com a opinião do dono da loja(ou se mais alguém do forum quiser partilhar)

 

A minha questão em relação ao ciclo de azoto, era qual a finalidade de colocar comida, se dentro do aquário ainda não existe nada, mas pelos visto já existem muitas coisas (bactérias)

 

Os peixes "divertidos", são aqueles que não andam apenas a passear dentro do aquario lentamente, os mais irrequietos.

 

@crush

obrigado pelas sugestões, hoje efectuei a primeira medição do pH no Aquário, 24h depois de ter "ligado tudo"

 

26.09.09 - 16.03 - 7.6, vou colocar uma fotografia que tirei, para ver se não me enganei (da última vez que fiz o teste de daltonismo, deu negativo, mas nunca se sabe :| )

3956051964_36e34e3a49.jpg

 

Vou adicionar hoje novamente o nitrivec (pois segundo vendedor tenho de o fazer durante nove dias)

Editado por karminzo
721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Questão do dia:

Em relação ao substrato eu calculo que o que tenho fig.1, não seja suficiente.

3953050081_3a88debaa9.jpg

 

Tenho de comprar algo para colocar debaixo deste? ainda vou a tempo? sugestões?

 

A temperatura no meu aqua neste momento, vazio é de 26,5º, não devo mexer certo?

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um dia que está a passar, e pareço um tolinho a olhar para um aquário vazio, apenas com água, areão e uma tonalidade turva.

 

Conforme referi apenas fiz a medição do pH.

Acham necessário efectuar os testes a nitratos, nitritos e afins, se sim, o que devo pedir na loja.

 

E em relação ao equipamento que disponho, têm algum comentário, acham que o sistema Biobox é bom, razoável, serve para me iniciar?

 

A luz que tenho será suficiente para algum plantado? 15WT8

 

Abraço e obrigado pelos comentários.

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse pH é da água do aquário? Faz um teste ao pH da torneira (novamente, deixar água num recipiente durante um dia e só depois medir). Porque tens um pH algo alto...Se o pH da água da torneira não sair com um pH tão alto, então esse areão altera o pH. O melhor a fazer, é tirar esse substrato por um outro que não afecte o pH (eles dizem na embalagem quando não alteram). Não sei se foste bastante preciso na medição. Quando dizem x ml, é mesmo só isso e quando dizem y gotas, é mesmo só y gotas...

 

Não tens mais nada no aquário pois não? Nem pedras ou efeites pois não?

 

Como não tens peixes ainda, não há problema se tirares o areão e meteres um substrato fértil por baixo (uns 3 cm de altura) e depois meteres um areão a gosto por cima (preferencialmente que não altere o pH).

 

Pois, esqueci-me de explicar o porquê do ciclo do azoto. Então é assim, os restos da comida e as fezes dos peixes são poluentes e perigosos para os peixes (a amónia). Por isso, é preciso que haja um filtro onde se acumulam bactérias que combatem a amónia. Isto demora tempo. A amónia passa a nitratos, que por sua vez passa a nitritos, até que estes desapareçam. Quando isto desaparecer, quer dizer que o filtro já tem bactérias para combater a amónia.

 

Porquê colocar a comida num aquário vazio? Para criar estes agentes poluentes, de forma a iniciar o ciclo. Se a água ficar sem nada, é o mesmo que nada, pois as bactérias não se criam. É simplesmente água parada. Assim, TODOS os dias se deve colocar um pouco de comida (um ou dois flocos, nada de especial).

 

Porque é que se deve colocar peixes aos poucos, se já existe bactérias no filtro? Porque o nível de bactérias é insuficiente. Se meteres 10 peixes o nível de amónia sobe dez vezes mais (isto não é rigoroso, é só para exemplo) e o aquário não tem bactérias suficientes para tanta amónia, logo os peixes morrem por envenenamento. Por isso, os primeiros peixes devem ser mais resistentes (corydoras, por exemplo) e devem ser colocados dois a dois, por semana, no máximo. De forma a que o aquário se estabilize.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ismenio, mas em relação ao valor elevado do pH, devo compensar neste momento com os tais químicos fornecidos na loja já que tenho o aquário vazio, ou aguardar pela colocação de algumas plantas de forma a alterar o pH?

 

Também medi o valor do pH da água proveniente da torneira e é o mesmo.

 

Em relação ao ciclo de azoto, devia ter então medidores de nitritos e nitratos, de forma a ter uma ideia de quando foi completado o ciclo.

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, pode ser normal, mas não aconselhável para muitos peixes. Alguns de águas ácidas podem adaptar-se, mas outros podem sentir muitas dificuldades...Ou então só compra peixes de água alcalina...Mas fica mais limitado.

 

Podes experimentar usar os químicos (embora de novo eu recomende que vás à loja substituir por outra coisa), para veres como funcionam. Vais ver que depois quando fizeres uma TPA, isso perde efeito...Se bem que pode ser uma boa solução, meteres sempre o produto sempre que fizeres TPAs. Mas há métodos mais naturais, como o tronco e a turfa no filtro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ismenio, através das tuas observações posso constatar que sendo também da zona norte, a água que obtens é 7.5 de pH tal como eu.

 

Sendo assim em relação a peixes vou seguir o teu conselho, Mollys Guppys Neons Apistogramas Corys, serão a minha primeira escolha.

 

Destes quais os que devo colocar no início (devem ser os mais resistentes certo?)

 

Em relação à plantação ainda nao tive oportunidade de comprar nada.

 

A vossa opinião será colocar logo um bom conjunto de plantas, ou ir também colocando aos poucos?

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem vindo.

 

Quanto às plantas e uma vez que o aqua ainda não tem hatitantes poderás recondicionar o mesmo com um substrato fertil, no entanto e se não queres ter masi trabalho, poderás apostar numa fertilização liquida ou en granulado, sendo este ultimo uma opção a consideração muito bem, pois poderás disolver-se mal e sujar a água, obrigando a mais TPAs.

 

Uma vez que o substrato não é totalmente vocacionado para as plantas deverás ter atenção ao que compras e à iluminação.

 

Elabora uma lista de plantas que gostarias de ter e quais as suas necessidades, mas já te fizeram uma listagem. Considera as anubias (pessoalmente gosto muito delas).

 

A quarentena também passa pelas plantas, uma vez que podem trazer ovos de caracois e não vias querer uma infestação.

 

Guppys e Neons têm necessidades diferentes de tipos de água.

Quanto aso Guppys prepara-te para um festival do amor, pois reproduzem-se muito facilmente.

Pessoalmente gosto dos Neons.

 

Vais com calma e apesar do aqua estar vazio em breve começará a tua aventura, pois mais vale ter mais um tempo o aqua com agua a ciclar do que cheio de peixes a morrerem todos os dias.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@João Paulo Viegas

Antes de mais, muito obrigado pelas informações.

Em relação ao substrato as questões ainda são algumas, no meu aquário de capacidade máxima 60L( deve ter menos por causa da BioBox), justifica-se que coloque um substracto fertil, ou posso utilizar apenas a fertilização liquida?

 

Claro que compreendo que a líquida pode ser "concentrada" será que os peixes não vão sentir essas alterações, já o substracto está presente desde o início.

 

Em relação às plantas penso que neste momento estou inclinado para as:

  • Fetos de Java
  • Anúbias
  • Limnofila

 

Em relação aos peixes de inicio (com o sistema de introdução de 1/2 por semana)

  • Mollys
  • Guppys
  • Neons
  • Apistogramas
  • Corys

 

Em relação ao pH, vou arriscar e não vou adicionar nada à água (se na saída tenho 7.6 pH será com esse que fico), nos próximos dias vou tentar comprar um tronco de forma a minimizar esse valor, já agora tem de ser algum em especial? Também me apercebi que a turfa pode minimizar

 

Em relação às pedras existe alguma que possa diminuir o pH (algum "modelo")

 

Abraço, e obrigado pela ajuda, este fórum tem-se revelado de extrema utilidade e partilha de informação.

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

 

Se queres plantar, se o aqua está vazio (sem animais), mais um esforço e reinicia. Coloca o substrato pois é uma garantia de que terás um "terreno" fertil por cerca de 3 anos, pois os modernos substratos já são capazes disso.

Considera igualmente a opção de "fazeres" um. Pesquisa.

 

A "guerra" pelo melhor substrato é longa e se fizeres uma pesquisa por aqui, verás que encontrarás "n" discussões sobre o assunto.

 

Imagina quando fores para a iluminação. :bs_quesexclaim:

 

O principal é que te estejas a "divertir" nesta pesquisa da melhor opção, e não desanimes.

 

Quanto ao tronco toma as providências necessárias (ferver) e atenção aos arranjados na Natureza.

 

Os peixes.

O eterno dilema.

 

Tem atenção que os peixes que referes têm necessidades diferentes, e alguns apenas se notarão os seus comportamentos "naturais" em cardume.

 

Atenção a isso.

 

Vá lá pensa mais um pouco, lê mais e verás que daqui a uns meses até correu bem.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

E já lá vão 6 dias desde que comprei e instalei o meu aquário, hoje passei numa loja aqui na Póvoa e comprei um kit de Teste à água, o de fitas da Sera, bem sei que aqui no fórum sugerem o da JBL.

 

Então os valores são os seguintes:

 

NO3: 10

NO2: 0

GH: >16º

kH: 6ºd

pH: 7.2

 

3971471927_b906870b2a.jpg

 

--

Foi então que também comprei um "pequeno" tronco, estava ansioso (talvez tenha sido uma má compra, mas é o primeiro), ele estava num daqueles compartimentos ondem têm os peixes, lá pensei eu bem pelo menos já deve estar aqui ao tempo se tiver que turvar a água já o deve ter feito.

Mas mesmo assim decidi colocá-lo numa panela e ferve-lo, para matar alguma bicharada.

Qual o meu espanto que ainda libertou uma tonalidade, mas penso que agora deve estar melhor.

 

Coloco aqui algumas fotografias de como as coisas vão, vou deixar o tronco à esquerda do aquário, estou a pensar em colocar umas pequenas plantas por detrás do mesmo e um pouco de musgo à frente, do lado direito quero colocar umas pedras, do tipo abrigo para os peixes.

Talvez xisto, amanhã vou à loja da Maia, o atendimento é mais personalizado.

 

3971472007_e8ec7e0119.jpg

 

3971472003_dfb7786e2b.jpg

 

3971471983_9040025076.jpg

 

3971471975_7f1804004e.jpg

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora reparo que de muitos aquários que vou vendo, poucos são os que têm uma biobox (será pq ocupa muito espaço)

~

E opiniões sobre o tronco (uma das razões que o comprei foi para diminuir um pouco o pH), não há?

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos valores do teste, penso que só me falta o da amónia.

 

Concluo que neste momento nitritos não tenho e tenho nitratos, posso concluir que o ciclo está em andamento?

 

De referir que tenho estado a adicionar desde o início todos dias uma quantidade de nitrivec.

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ismenio

 

Quando dizes esvaziar significa deitar fora a água toda e colocar nova?

E em relação às bactérias que ando a "criar" não vou perder esta semana toda?

 

Justifica-se substrato no meu aquario, não posso resolver apenas com fertilizantes liquidos, as plantas serão poucas também, nada de especial

 

Ou coloco a água em recipientes (ainda tenho de pensar como) coloco o substrato e depois volto a encher?

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que é uma questão muito trivial,

 

Mas tens alguma referência em relação ao substrato? Vou passar hoje de tarde na loja da Maia e aproveito e compro isso.

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheguei agora a casa após passar na loja da maia.

 

Coloquei a questão de colocar agora um substrato debaixo do areão de forma a começar a "plantar"

 

Ele neste momento sugeriu que ainda não fizesse isso, visto estar no início, ter um aquário relativamente pequeno(nota por causa da questão da iluminação)

 

Então sugeriu algo que já tinha falado na altura, utilizar umas bolas juntamente com o meu areão que ia resolver a questão, um dia mais tarde, se o bichinho continuar, penso em investir num aquário com outras dimensões e depois lanço-me noutra aventura.

 

Então fiz o seguinte hoje (fo gastar dinheiro fonix)

 

JBL Boulettes: 7 bolas de Fertilizante para as raízes de plantas aquáticas - devo colocar apenas de ano a ano

JBL Ferropol 24: 1 gota por dia

JBL Ferropol: Fertilizante para plantas aquáticas - 10ml de quinze em quinze dias

 

Isto então em relação à quimica.

 

Flora:

1 x Anúbia já com um tamanho médio

1 x Anúbia anã

 

X x fetos de java

 

1 pouco de musgo para "colar" no tronco

 

Deco:

4 pedras de xisto

 

---

Em relação à plantação das anúbias elas vêm em pequenos vasos, devo retirar de lá, ou coloco mesmo assim?

721_670.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retira dos vasos e o algodão que vem com ela com cuidado.

Essa planta não necessita de ter as raizes "bem" enterradas no fundo do substrato/areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu comprei 3,5kg de substrato da aquaplante por 5,40€ + 2,5 kg do da JBL por 10,20€ e estou super satisfeita.

Quanto ao não se por hoje,amanha pode-se por e depois não temos como. Volta à loja se ainda não utilizaste nada e troca por sustrato. Quando começares a colocar a fauna,esbarras em algumas espécies não se darem bem com os fertilizantes,como é o caso dos camarões.

Em relação as anubias (o feto de java desconheço) devem ser presas a um tronco ou pedra(utiliza fio de pesca,prendes e dás um nó,colocado de forma a poder retirá-lo mais tarde) porque as raízes desenvolvem-se com e na agua,e chegam a um ponto em que estam em união com o tronco ou rocha(nessa altura retiras o fio).

 

Sustrato

 

Plantas

 

Técnicas

 

Anúbia

 

Espero ter ajudado.

 

cumps

Editado por FAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.