Água turva esbranquiçada (leitosa)


Recommended Posts

Setup:

- Aqua com + de 12 meses: 50 lt. líquidos; Filtro interno Duetto DJ 100 c/carvão activado da Rena Cristal; 12 horas de luz

 

- Plantas: 1 cabomba; 1 pinheiro; 3 anubias barteri nana; 1 espada (relvinha); 1 ludwigia; 1 feto de java; 1 valisnéria americana; 1 stardux; 1 echinodorus; 1 hera vermelha.

 

- Fertilização: seachem Flourish quinzenalmente e vou começar com CO2 diário até acabar a lata Colombo Flora Grow

 

- Deco: 1 bassalto negro médio; 3 bassaltos pequenos, 1 ânfora de barro com 30 cm.

 

- Peixes adultos: 2 platies; 2 mollie balão; 10 neóns; 7 rásboras; 1 escalar; 1 tubarão bi-color; 4 guppys; 1 corydora albina

 

- peixes bebés nascidos e matidos no aqua: 3 platies; 3 mollie balão; 3 guppys

 

- peixe bebé adquirido: plecostomus (trocado por anterior já muito crescido)

 

- TPAs: semanais 10% e alternadamente lavagem de filtro c/água do aqua, excepto primeira esponja (+ pequena) com água tépida da torneira (conforme aconselhado pela marca)

 

- Produtos utilizados: Seachem Prime + Stress Zyme da API

 

- PH: entre 6.8 e 7

 

- Amónia: 0 (zero)

 

- Comida utilizada alternadamente: JBL Plecochips; JBL Premium Gala; SERA Vipagran; larvas de mosquito vermelho (congelado)

 

Problema: há mais de 2 semanas, talvez 3 que, sem prejuízo de cumprir tudo à risca, isto é, tpa semanais, limpeza de filtro, acondicionamento da água e alimentação racional, remoção de plantas (folhas) mortas ou a morrer, que a água do aqua apresenta-se leitosa, embora não muito densa, ou seja, como se estivesse uma espécie de nevoeiro lá dentro.

 

Já li muita coisa sobre o tema neste fórum e pela net fora e muita coisa se tem escrito, do tipo, para uns trata-se de algas, outros 'boom de bactérias' e para outros, bactérias mortas.

 

Quem já teve este problema e como o resolveu?

 

Cumprimentos

Abraço

Carlos Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem vindo.

 

Excesso de matéria orgânica no aqua?

Produção excessiva de bactérias?

 

50 litros vs 37 peixes (acho que contei bem)... não sei...

 

Mais TPA's para ver se desaparecem... :bad-words:

 

Colocás-te alguma "coisa" nova no aqua para além da troca do pleco?

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bem vindo.

 

Excesso de matéria orgânica no aqua?

Produção excessiva de bactérias?

 

50 litros vs 37 peixes (acho que contei bem)... não sei...

 

Mais TPA's para ver se desaparecem... :bad-words:

 

Colocás-te alguma "coisa" nova no aqua para além da troca do pleco?

 

Boa sorte.

 

 

Viva

 

...na realidade e se contados todos são 38 peixes, embora se olhármos apenas ao número parece uma idiotice minha mas, de facto, quer os neóns quer os rásboras ou o escalar e o pleco, são (ainda) de tamanho muito reduzido. E, digo ainda pois estou a montar um aqua maior para não deitar tudo a perder, pelo que, efectivamente o aqua ainda tem espaço razoável para todos, pois apenas 7 peixes são adultos com o seu tamanho standart. Daí que, nomeadamente os testes de Nh3 3 Nh4 têm dado zero, Mas sei que não posso continuar a manter esses peixes todos.

 

Acresce ainda referir que me esqueci de mencionar que ainda vivem lá 4 caridina japónica. Pois a ideia é de ter uma população que faça a compensação, ou seja, uns limpam detritos, outros algas, outros restos de comida, etc.

 

Mas respondendo, não, não meti nada novo no aqua.

 

Tenho feito TPAs e adicionado bactérias (Stress Zyme da API) e a água está ligeiramente melhor.

 

Vou agora recorrer à última coisa: paciência e deixar a natureza fazer o resto com o tempo.

 

Abraço

Abraço

Carlos Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas... em principio como o aqua tem cerca de 12 meses, as bactérias estão também pelo substrato, pois este já é um aqua ciclado e o facto de perder as bactérias do filtro, de certa forma, as bactérias persistirão em outros locais.

 

Tanto que existe o cuidado na manutenção do user bem como a reposição de bactérias.

 

No entanto tem atenção a sintomas de doença e depressa com o outro aqua, pois estarás por ventura a correr um risco grande com tanto peixe.

 

Boa sorte.

 

Vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas... em principio como o aqua tem cerca de 12 meses, as bactérias estão também pelo substrato, pois este já é um aqua ciclado e o facto de perder as bactérias do filtro, de certa forma, as bactérias persistirão em outros locais.

 

Tanto que existe o cuidado na manutenção do user bem como a reposição de bactérias.

 

No entanto tem atenção a sintomas de doença e depressa com o outro aqua, pois estarás por ventura a correr um risco grande com tanto peixe.

 

Boa sorte.

 

Vai actualizando.

 

Quanto às bactérias e limpeza de filtro, eu tenho o cuidado de sempre lavar a esponja principal com água do aqua para manter a colónia de bactérias. Apenas a esponja mais fina, a da primeira filtragem, é que lavo com água corrente tépida, conforme indicação do fabricante do filtro.

 

Como já disse, tenho feito tudo o que me pareceu plausível e de acordo com as experiências que tenho lido aqui no fórum e noutros sítios na net! De facto nunca tinha tido este "problema" mas aceito que possa ter contribuído uma replantação, onde o substracto é mexido, alguma intervenção onde alguma sujidade invisível tenha sido introduzida na água ou até mesmo alguma planta ou raíz que tenha iniciado uma putrefação e que eu tenha removido tardiamente. De qualquer maneira estou neste momento a dar tempo ao tempo, pois ontem medi a amónia e ph e estava tudo bem, ou seja, ph 7 e Nh3/Nh4 0 !!! e a água estava mais clara!

 

Voltarei aqui a dar as novidades e desde já agradeço a ajuda !

Comecei há uma ano na brincadeira para a minha filha e agora estou agarrado a esta "coisa" :D fascinante... daí estar a preparar um aqua de 120lt. !!!

 

Saudações aquarianas :dance:

Abraço

Carlos Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.