1º Aqua - ainda sem nome


Pedro Godinho

Recommended Posts

Boas,

 

Finalmente consegui reunir algum do material que me faltava para montar o meu primeiro aqua com plantas naturais (ainda com poucas :lol: )

 

Setup:

Aquário Jebo R210 103x45x58 - 190 litros uteis

Iluminação 2x30 + 1x25W

Filtro Sun Sunn 303A

Termostato - 300W Jagger

 

Hardscape:

Substrato fertil - JBL 15l

Akadama - 20l

Seiryu Stone - ADA - 10Kg

 

Flora:

Crypto Wendetti

Anubia nana

Cabomba caroliniana

Fetos de Java

 

Fauna:

1 - Escalares fêmea

1 - Platy fêmea

4 -Nariz Bêbado

2 - Oto

1 - Corydora

4 - Tetra fogo

1 - Tubarão Albino

2 - Botia Striata

2 - Neritina

 

 

Para já o aqua ficou assim:

(desculpem as fotos, mas é o que se consegue arranjar ...

Inicio

gallery_38294_1825_159208.jpg

 

Actual

gallery_38294_1825_295264.jpg

 

Testes efectuados:

PH - 7 - 7,2

KH - 3

 

Faltam ainda alguns testes mas ainda terei de os adquirir.

 

Julgo que os mais importantes agora serão amónia e nitritos, correcto?

 

 

Bom dúvidas, ainda são muitas, mas com a vossa ajuda conto ultrapassa-las.

- É necessário fertilizar já as poucas plantas que ainda tenho?

- Que tipo de fertilização devo colocar?

 

- Após ter colocado a água no aqua, o único químico que lá inseri foi o aquasafe, para retirar o cloro e os metais pesados, sendo que no filtro tenho, biobals, noutra carvão activo e na 3ª as cerâmicas porosas. Está correcto?

 

De forma a poder criar bactérias, sem ser com químicos, diariamente terei de adicionar alguma comida e deixa-la decompor-se, correcto?

 

Esta semana ainda conto colocar mais algumas plantas. Existe algum cuidado especial que tenha de ter?

 

A melhor forma de acelerar o processo é colocar, talvez daqui por uma semana, um peixinho mais resistente (tipo corydora) para ajudar ao ciclo, correcto?

 

Bom para já é só, no entanto agradeço toda a ajuda que possam dispensar, visto ser bastante inexperiente nestas \"andanças\".

 

Desde já obrigado.

Editado por Pedro Godinho

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou tentar dar a minha ajuda e contribuição :lol:

 

- É necessário fertilizar já as poucas plantas que ainda tenho?

 

Com o que tens não precisas fazer nada. Apenas desenterrar os fetos de java. Não podes enterrar as raizes senão morrem. Tenta amarrá-las às pedras e vais ver que as raizes se vão agarrar depois...

 

- Que tipo de fertilização devo colocar?

 

Nada para já.

 

- Após ter colocado a água no aqua, o único químico que lá inseri foi o aquasafe, para retirar o cloro e os metais pesados, sendo que no filtro tenho, biobals, noutra carvão activo e na 3ª as cerâmicas porosas. Está correcto?

Tira o carvão activo. Ele só é usado para tratamentos especificos ou para retirar por ex. medicamentos da água.

 

De forma a poder criar bactérias, sem ser com químicos, diariamente terei de adicionar alguma comida e deixa-la decompor-se, correcto?

 

Sim, podes ir adicionando uns flocos (não muitos...) para ajudar o ciclo

 

Esta semana ainda conto colocar mais algumas plantas. Existe algum cuidado especial que tenha de ter?

 

Plantá-las bem :scarerun:

 

A melhor forma de acelerar o processo é colocar, talvez daqui por uma semana, um peixinho mais resistente (tipo corydora) para ajudar ao ciclo, correcto?

 

Eu apostaria mais num guppy para a ajuda do ciclo. São peixes mais resistentes. Quando o adicionares, tentar fazer umas TPA's mais controladas, isto visto o ciclo não estar totalmente feito e com as TPA's vais ajudar ao ciclo.

 

Bom para já é só, no entanto agradeço toda a ajuda que possam dispensar, visto ser bastante inexperiente nestas "andanças".

 

Desde já obrigado.

 

Espero ter ajudado.

Vai colocando as evoluções.

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou tentar dar a minha ajuda e contribuição :lol:

 

 

 

Espero ter ajudado.

Vai colocando as evoluções.

Abraços!

 

 

Obrigado pelo comentário.

 

Em relação ao feto, as raízes do mesmo tem de estar fora do areão?, somente agarrado a uma pedra?

 

Em relação ao guppy, n sei o pq mas ao contrário de quase toda a gente, não consigo manter os guppys. Já tive um aquário com alguns e todos eles mais cedo ou mais tarde acabavam por morrer, ao contrário de platys ou mollys.

 

Isso já foi há muito tempo, e este agora é um outro projecto e como gosto de guppys estou tentado em colocar novamente.

 

Vamos ver ...

 

quanto a evoluções, assim que as houver ... serão colocadas aqui.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou tentar dar a minha ajuda e contribuição :lol:

 

 

 

Espero ter ajudado.

Vai colocando as evoluções.

Abraços!

 

 

mais uma coisa,

 

Em relação ao carvão ... devo retirá-lo e colocar cerâmicas? esponja?

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma coisa,

 

Em relação ao carvão ... devo retirá-lo e colocar cerâmicas? esponja?

 

 

eu nao conheço o filtro mas o ideal seria os dois

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao conheço o filtro mas o ideal seria os dois

 

Obrigado pelo comentário.

 

O filtro é de três "gavetas" e neste momento numa tenho cerâmicas, noutra biobals e na outra carvão activo. Ora retirando o carvão devo colocar mais cerâmicas ou colocar esponja?

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar das 2 a que quiseres.

Se achas que precisas de muita filtragem mecênica (tens muitos deteritos sempre a passear na coluna de água) mete a esponja, senão opta pelas cerâmicas que te vão ajudar imenso na filtragem biológica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar das 2 a que quiseres.

Se achas que precisas de muita filtragem mecênica (tens muitos deteritos sempre a passear na coluna de água) mete a esponja, senão opta pelas cerâmicas que te vão ajudar imenso na filtragem biológica.

 

 

Obrigado.

 

Em principio vou colocar cerâmicas, mas até lá posso continua com o carvão activo, ou devo retirá-lo já?.

 

Em relação ao fetos, segui o seu conselho e retirei-os do substrato e coloquei-os "agarrados" a duas pedras. Agora vamos ver como se vão dar.

 

Até agora tem estado tudo calmo, também ainda não tem muitas plantas e o ciclo vai no inicio.

 

Os testes de Amonia e Nitritos já chegaram, por isso logo já vou conseguir fazer os restantes testes e repetir novamente o do PH a ver se não sofreu alterações.

 

Estou a contar receber mais umas plantas entretanto e assim que chegarem irei actualizar com fotos e com os parâmetros da agua.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

Retira já o carvão e mete cerâmicas então.

Em relação ao fetos vais ver que daqui a uns tempos eles já estão agarrados às pedras e depois podes colocar como quiseres e onde quiseres.

Testes... vai fazendo. O ciclo do azoto está terminado quando tiveres a amónia a 0 (zero). E tens que a manter assim.

 

Não te esquecas das TPA's... nesta altura são importantes para ires ajudando ao ciclo.

 

Abraços e continua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

Retira já o carvão e mete cerâmicas então.

Em relação ao fetos vais ver que daqui a uns tempos eles já estão agarrados às pedras e depois podes colocar como quiseres e onde quiseres.

Testes... vai fazendo. O ciclo do azoto está terminado quando tiveres a amónia a 0 (zero). E tens que a manter assim.

 

Não te esquecas das TPA's... nesta altura são importantes para ires ajudando ao ciclo.

 

Abraços e continua!

 

 

Mas ... TPA Já??? Qual o volume/percentagem a retirar?

 

A montagem foi no sábado, adicionei apenas um pouco de comida e nada mais.

Não é conveniente deixar maturar um pouco mais as bactérias?

Ou as TPA é para não deixar elevar muito as mesmas?

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ... TPA Já??? Qual o volume/percentagem a retirar?

 

A montagem foi no sábado, adicionei apenas um pouco de comida e nada mais.

Não é conveniente deixar maturar um pouco mais as bactérias?

Ou as TPA é para não deixar elevar muito as mesmas?

 

Pedro,

As bactérias não estão na água, mas sim agarradas a alguns materiais (esponjas, cerâmicas, areão, etc).

Tenta trocar cerca de 10% semanal. Agora podes trocar cerca de 5%. Depois quando tiveres mais peixes, tenta fazer 10% semanal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje foi dia de fazer a 1ª TPA, neste caso segui o conselho do membro nmartinez e fiz a TPA com 5%.

 

Após a 1ª TPA fiz os testes à agua e o resultado foi:

 

PH - 7-7,2

KH - 3

No2-N - <0,1mg/l

No2 - <0,3 mg/l

NH4 - 0,5

NH3 - 0,003

 

O que acham destes valores?

 

Aguardo as vossas ajudas.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei bem o que pensar, mas ... com valores assim será possível dois cenários:

 

1º - O ciclo ainda está muito no inicio

 

2º - O ciclo já está perto do fim ( o que acho complicado, visto a montagem ser muito recente e todo o material lá colocado ser novo)

 

 

Está correcto este meu pensamento?

 

Qual a hipótese mais viável e porquê?

 

PS - hoje já me chegaram mais uns pés de foxtai e espero que no final do dia cheguem as restantes.

Assim que poder, coloco aqui novas fotos e claro que conto com a vossa ajuda para melhorar. :bs_quesexclaim: :bs_quesexclaim: :mrgreen:

Editado por Pedro Godinho

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Finalmente chegaram as plantas, ainda que vieram em mau estado, mas ...

 

Com plantas novas lá decidi começar a plantar...

 

- anubias nana

- Cryptocoryne undulata

- Cryptocoryne wendtii red

- Vallisneria nana

- Microsorium pteropus

 

Não ficou bem ao meu gosto, mas para já está assim...

 

panoramica

Lado direito

Centro

Lado esquerdo

Mais uma panoramica

 

Estou a pensar plantar uma valisnerias gigantes para tapar o termostato.

 

No lado esquerdo, onde está a saída de água é que ainda não sei o que plantar.

 

Agradeço a vossa ajuda

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação às plantas, algumas estão a começar a rebentar (Foxtail e Cabomba Caroliiniana). Os fetos de java também estão bem mas as outras ainda estão com algum "mau aspecto" (já vieram assim) mas vamos ver se melhoram. uma coisa é certa, daquele fornecedor não vou querer mais plantas. Dos quatro vasos de Valisnérias gigantes e nana que vieram não se aproveitou nada, as crypto, estão com alguma "ferrugem" mas vamos ver se melhoram.

 

Em relação à água, ontem apareceram-me várias "bolhinhas de ar" na superficie do aquário. Sabem o que poderá ser?

Hoje de manhã já não havia as "bolhinhas" mas estava uma pelicula "tipo gordura" na superficie, mas a agua mantêm-se cristalina. O que pode ser?

 

Hoje é dia de novos testes ... vamos ver ...

 

apesar de estar a fazer o ciclo estou algo ansioso em poder colocar os primeiros habitantes ...

 

Em relação aos primeiros peixes a introduzir, o que acham que deva ser primeiro?

Pensei em Otto ou em corydoras. O que acham?

 

Em relação ao layout, o que dizem (bem ou mal) mas ajudem a melhorar.

 

Está em falta um fundo branco para a traseira do aquário.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ontem foi dia de fazer TPA, neste caso com 10% do volume total.

 

Após a TPA fiz os testes à agua e o resultado foi:

 

PH - 7-7,2

KH - 3

No2-N - <0,1mg/l

No2 - <0,3 mg/l

NH4 - 0,5

NH3 - 0,003

 

 

Ora segundo a bula dos testes da Sera, o aqua está pronto para começar a instalar os primeiros habitantes. Será?

Recordo que a instalação do aquario foi no dia 19/09, mas com estes valores ...

 

Em relação ao primeiro habitante, estou a pensar num otto ou então numa corydora. O que aconselham?

 

Além da TPA e dos testes, ontem já tive de podar as foxtail :whocares:

 

Vamos ver se consigo que as outras plantas também comecem a crescer.

 

Uma dúvida que tenho é em relação às cabombas. Elas estão a ficar mais verdinhas, bonitinhas, no entanto a parte mais junto ao solo está meio castanha e quase na divisão das partes verdes e castanha, estão a aparecer uns fios brancos compridos. será as novas raízes? O que será?

 

Agradeço toda a vossa ajuda.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ontem foi dia de fazer TPA, neste caso com 10% do volume total.

 

Após a TPA fiz os testes à agua e o resultado foi:

 

PH - 7-7,2

KH - 3

No2-N - <0,1mg/l

No2 - <0,3 mg/l

NH4 - 0,5

NH3 - 0,003

 

 

Ora segundo a bula dos testes da Sera, o aqua está pronto para começar a instalar os primeiros habitantes. Será?

Recordo que a instalação do aquario foi no dia 19/09, mas com estes valores ...

 

Em relação ao primeiro habitante, estou a pensar num otto ou então numa corydora. O que aconselham?

 

Além da TPA e dos testes, ontem já tive de podar as foxtail :whocares:

 

Vamos ver se consigo que as outras plantas também comecem a crescer.

 

Uma dúvida que tenho é em relação às cabombas. Elas estão a ficar mais verdinhas, bonitinhas, no entanto a parte mais junto ao solo está meio castanha e quase na divisão das partes verdes e castanha, estão a aparecer uns fios brancos compridos. será as novas raízes? O que será?

 

Agradeço toda a vossa ajuda.

 

 

Boas!

Parece-me k estás no bom caminho...

Apenas tenho uma sugestão..que tb me foi sugerida a mim...e GOSTEI!!!

Em vez de um fundo branco, experimenta uma cartolina toda preta por trás...Vais ver que realça mt mais a cor dos peixes, plantas e pedras!!!

 

Abraço!

 

Pedro Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Parece-me k estás no bom caminho...

Apenas tenho uma sugestão..que tb me foi sugerida a mim...e GOSTEI!!!

Em vez de um fundo branco, experimenta uma cartolina toda preta por trás...Vais ver que realça mt mais a cor dos peixes, plantas e pedras!!!

 

Abraço!

 

Pedro Luis

 

Obrigado pelo comentário e pelo incentivo

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ontem apareceram-me os primeiros habitantes do aquário, 5 caracóis pequenos. Apesar do cuidado que tive ao lavar todas as folhas das plantas, alguma deve ter passado e ... enfim, vamos ver se não vira praga. Caso se verifique, o que posso fazer para controlar esta praga?

 

Hoje chegaram-me também dois ottos, que logo vou inserir no aqua e esperar que tudo corra pelo melhor.

 

Em relação às plantas, estão a começar a aparecer algumas folhas novas, no entanto algumas das mais velhas estão a desfazer-se.

Logo a ver se consigo colocar umas fotos.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Após mais uns dias e cá estou eu novamente ...

 

No passado dia 30-9, inseri os primeiros peixes, e neste caso optei por dois Ottos.

 

Fiz novamente mais uma mudança de 10% ontem e os resultados foram:

PH - 7

KH - 3

NO2 <0.3 mg/l

NO2-N <0.1mg/l

NH3 - 0.003

NH4 - 0.5

 

Desde a entrada dos ottos o amonio subiu um pouco, no entanto julgo que está tudo bem.

 

Fotos:

 

Panoramica

Otto e Cabomba

Anubia nana, ainda com caracois

cabomba com"raizes"?

Otto no meio da floresta

 

Digam ... bem ou mal, mas digam de vossa justiça

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola boas

 

 

 

No geral esta giro as plantas ainda tem de crescer experimenta a echinodorus bleheri é de fácil manutenção e cresce rapido, experimenta tambem por um fundo escuro realça mais o interior do aquario a cor dos peixes e das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola boas

 

 

 

No geral esta giro as plantas ainda tem de crescer experimenta a echinodorus bleheri é de fácil manutenção e cresce rapido, experimenta tambem por um fundo escuro realça mais o interior do aquario a cor dos peixes e das plantas.

 

 

Obrigado pelo teu comentário.

 

Em relação ao fundo, ainda não me decidi se coloco um fundo branco ou preto, daí ainda não ter colocado nenhum.

 

Em relação à flora, estou a ver se a que tenho neste momento se adapta bem e depois estou a pensar colocar um tapete, não sei se com musgo se com parvula ... vamos ver.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

Visto que aos poucos estás a introduzir as lpantas no aquário... seria importante começares a medir os valores de nitratos e fosfatos.

Valores extremamente importante, para manter um correcto equilibrio da flora.... contribuir para a "saúde" da flora e ao mesmo tempo reduzir ao minimo uma possivel proliferação de algas.

 

Esses testes... que tens andado a fazer, NO2,NO2-N,NH3 e NH4 vão-se tornar pouco relevantes à medida que o aquário for "ciclando".

Já se passaram 3-4 semanas... por isso... agora.. importante é ires compondo a flora... verificando as suas carências e repondo nutrientes.

Torna-se por isso... muito mais relevante... outro tipo de testes.... po4 e no3.

 

Chegou tambem a hora de decidires qual a fauna a introduzir.... :eusathink:

 

... e porque... eu sou curioso... :flick_tongue:

... o que vais colocar nesse aquário ????

... afinal... são 200 litros de água... ;)

 

Já agora... não consegues colocar o aqueçedor na vertical... encostado ao "canto" direito ????

...ahhh... e Parabéns pelo bonito aquário !!!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo teu comentário Canito,

 

É sempre bom termos palavras que nos incentivem a continuar no nosso hobby.

 

Realmente em relação aos testes de fosfatos e de nitratos, ainda nem os adquiri, visto estar ainda no principio e este ser o meu 1º aquário com plantas naturais, mas vou tentar adquirir e depois logo se vê como estão. De qualquer forma, todas as plantas que tenho são de baixa manutenção, pelo que penso não ser muito complicado (acho eu que ainda não percebo nada disto :?).

 

Em relação à fauna, eu gosto muito de escalares e portanto essa é sem dúvida uma espécie que vou querer aqui neste aquário, no entanto penso colocar uns platys, nariz bebado, cardinais e guppys.

 

Em relação ao aquecedor, o aqua não tem altura suficiente, a linha de aqua fica abaixo do recomendado no aquecedor. Já pensei em o deitar no fundo do aqua, mas ... não sei se é a melhor opção.

Do lado direito tenho a entrada e saída de agua, colocar ali o aquecedor não trará perdas de energia????

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.