Carecacomgel Publicado Setembro 20, 2009 Publicado Setembro 20, 2009 Boas pessoal! Estando eu a pensar fazer um aquario maior (1400x55x55), após ter projectado o movel e decidido quais as medidas do aquario, deparei-me com um problema!Não encontro calhas de iluminação que tenham 140cm!São todas de 120cm ou então de 150cm! Então decidi fazer uma calha de 140cm! Estou a pensar comprar um balastro electronico de 4x24w, chapa de aluminio para fazer o reflector, só que depois deparo-me com a duvida se encontro lampadas de 24w com comprimento proximo dos 140cm! Já pesquisei na net e nao consigo encontrar nenhuma referencia ao tamanho das lampadas (provavelmente foi falha minha na procura)! Alguém me consegue ajudar a resolver "este dilema"? Obrigado Citar
almodovar Publicado: Setembro 20, 2009 Publicado: Setembro 20, 2009 basicamente preciso do mesmo para o meu.. disso de um balastro.. so que o aquario é de 50L .. Citar
almodovar Publicado: Setembro 20, 2009 Publicado: Setembro 20, 2009 Devo acrescentar de que num aquário de 140cm colocar uma calha de 150 não é mal pensado.. antes a mais do que a menos. tou mais perto de um izy ou que é.. e de mestre maco. Citar
almodovar Publicado: Setembro 20, 2009 Publicado: Setembro 20, 2009 nao é aberto, tem um vidro que mandei fazer na vidreira porque a minha tampa que tinha alampada partiu-se.. tem um vidro grosso que foi mandado fazer.. e tem uma tampa de plastico preta (metade tampa pastico e metado vidro..) Citar
Carecacomgel Publicado: Setembro 20, 2009 Autor Publicado: Setembro 20, 2009 (editado) Viva! Se souberem expliquem-me uma coisa... Não encontro referencia em lado nenhum a arrancadores para as lampadas T5, logo deduzo que os balastros electronicos façam essa "substituição", não sendo assim necessário os arrancadores. Corrijam-me se estiver errado visto que não percebo muito deste tipo de lampadas (T5). Outra coisa que gostava que me ajudassem, é se num aquario de 140cmx55cmx55cm, com plantas pouco exigentes em termos de luz, acham "suficiente" uma calha com duas lampadas de 54w, totalizando 108w, cerca de 27w/lt (penso que nao estou enganado). Obrigado Editado Setembro 20, 2009 por Carecacomgel Citar
Carecacomgel Publicado: Setembro 20, 2009 Autor Publicado: Setembro 20, 2009 (editado) Boas! Pois parece-me que está aqui um parto dificil! O meu problema neste momento e dado que nao tenciono ter plantas muito exigentes a nivel de luz, muito menos um plantado, serão os gastos de energia ao fim do mês, dado que a iluminação estará ligada cerca de 8/9 horas por dia! Pensei noutra solução, montar mais uma lampada igual, e (por sugestão de um amigo), ligar um temporizador e a ultima (ou seja as três lampadas em simultaneo), estará ligada apenas 2/3 horas por dia.Ligam-se desta forma faseadamente! Será funcional e irá de encontro ao minimo exegivel? Isto não está fácil?.. Já agora...alguém me consegue indicar onde comprar temporizadores pequenos para o efeito? Editado Setembro 20, 2009 por Carecacomgel Citar
Recommended Posts