minum Publicado Setembro 10, 2009 Publicado Setembro 10, 2009 (editado) Boa tarde a todos Estou a pensar ter um salgado de 300 litros. De medidas 120*50*50. Acontece que estou muito indeciso em relação a que iluminação comprar... Tenho as seguintes opções em mente. 2 réguas da Aqua-eden, penduradas sobre o aquário. (Não ficará bonito, mas talvez mais barato) ficaria-me em 110 euros e ainda faltam reflectores e lampadas provavelmente. Ou uma calha quadrupla, de 54W(com excepção da sunsun que são 4*39w). Duma das seguintes marcas (peço desculpa pela publicidade): Arcadia 400 euros Jebo140 euros sunsun141 euros shin mao241euros(porque raza~o é mais cara que as parceiras chinesas?) Ora o meu problema é o seguinte, eu tenho uma calha da sunsun, 3*39W num doce. Tive que lhe trocar as lampadas visto as originais serem uma belissima treta. Tirando isso eu até nem desgosto da calha e já vai para um ano e meio que não me dá xatices, até já a abri e tudo por dentro e é tudo manuseável. Uma calha arcadia suponho que a qualidade seja bem melhor, e que não seja preciso trocar as lampadas com que vem pois pelo preço se não forem de qualidade andam a enganar muita gente. Resumindo, será assim tão vantajoso comprar uma arcadia por 400 euros? Ou será melhor optar por uma das opções mais baratas mesmo tendo de trocar as lampadas? Eu já estou por tudo eu quero que seja funcional pouco me interessa que as coisas fiquem bonitas (no meu caso tenho aquários para descobrir e assistir aos comportamentos dos animais, o resto pouco me importa), claro que se ficar bonito melhor. Já nem sequer penso nas de iodetos. Ora ponham-se no meu lugar, têm 19 anos, vão comprar carro, vivem em casa dos pais, e o pouco dinheiro que têm é de uns trabalhos de fim de semana... O que escolhiam? Abraço e obrigado a todos Editado Setembro 10, 2009 por minum
lsdluis Publicado: Setembro 10, 2009 Publicado: Setembro 10, 2009 Boa tarde a todosEstou a pensar ter um salgado de 300 litros. De medidas 120*50*50. Acontece que estou muito indeciso em relação a que iluminação comprar... Tenho as seguintes opções em mente. 2 réguas da Aqua-eden, penduradas sobre o aquário. (Não ficará bonito, mas talvez mais barato) ficaria-me em 110 euros e ainda faltam reflectores e lampadas provavelmente. Ou uma calha quadrupla, de 54W(com excepção da sunsun que são 4*39w). Duma das seguintes marcas (peço desculpa pela publicidade): Arcadia 400 euros Jebo140 euros sunsun141 euros shin mao241euros(porque raza~o é mais cara que as parceiras chinesas?) Ora o meu problema é o seguinte, eu tenho uma calha da sunsun, 3*39W num doce. Tive que lhe trocar as lampadas visto as originais serem uma belissima treta. Tirando isso eu até nem desgosto da calha e já vai para um ano e meio que não me dá xatices, até já a abri e tudo por dentro e é tudo manuseável. Uma calha arcadia suponho que a qualidade seja bem melhor, e que não seja preciso trocar as lampadas com que vem pois pelo preço se não forem de qualidade andam a enganar muita gente. Resumindo, será assim tão vantajoso comprar uma arcadia por 400 euros? Ou será melhor optar por uma das opções mais baratas mesmo tendo de trocar as lampadas? Eu já estou por tudo eu quero que seja funcional pouco me interessa que as coisas fiquem bonitas (no meu caso tenho aquários para descobrir e assistir aos comportamentos dos animais, o resto pouco me importa), claro que se ficar bonito melhor. Já nem sequer penso nas de iodetos. Ora ponham-se no meu lugar, têm 19 anos, vão comprar carro, vivem em casa dos pais, e o pouco dinheiro que têm é de uns trabalhos de fim de semana... O que escolhiam? Abraço e obrigado a todos Boas ,em primeiro lugar convem que digas que tipo de vivos queres manter no aquario (corais duro e moles só moles ,so peixes sem corais ),é que se for para manteres corais duros secalhar os 200w de luz é pouco ,6x54w no minimo e se a guita não é muita as reguas aquaeden serão a melhor opção .Mas que mal pergunte ,já pensas-te(ou já tens) no escumador e bombas de circulção?
minum Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 Bem visto estava a esquecer-me de referi-lo como já é tão óbvio para mim nem me lembrei de dizê-lo. A minha ideia é ter reef mas só com corais moles. E óbvio que alguns peixes. Eu sei que necessitava de mais luz e fosse para os corais duros, e provavelmente aí já ia para as de iodetos, talvez fique para mais tarde... Eu nem sequer aquário tenho, mas ando a fazer orçamentos, para calcular mais ou menos em quanto vai ficar a brincadeira... Quanto ao resto, eu sei mais ou menos que material comprar, claro que e me derem umas opiniões, sobre o restante material em termos qualidade preço, não me importo mesmo nada. Principalmente escumador, que eu sei que será das coisas mais caras. (talvez opte por um em segunda mão) Abraço e obrigado pela resposta
lsdluis Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Bem visto estava a esquecer-me de referi-lo como já é tão óbvio para mim nem me lembrei de dizê-lo. A minha ideia é ter reef mas só com corais moles. E óbvio que alguns peixes. Eu sei que necessitava de mais luz e fosse para os corais duros, e provavelmente aí já ia para as de iodetos, talvez fique para mais tarde... Eu nem sequer aquário tenho, mas ando a fazer orçamentos, para calcular mais ou menos em quanto vai ficar a brincadeira... Quanto ao resto, eu sei mais ou menos que material comprar, claro que e me derem umas opiniões, sobre o restante material em termos qualidade preço, não me importo mesmo nada. Principalmente escumador, que eu sei que será das coisas mais caras. (talvez opte por um em segunda mão) Abraço e obrigado pela resposta Boas então esquece agora a iluminação ,porque vai ser a ultima coisa a fazer falta.Se puderes aumentar a largura para 60 e a altura para 55 ou 60 era optimo e não gastas(muito ) mais por isso (exepto no vidro e mais 4 ou 5 kilos de rocha . Poe ai o material que pensas comprar para a malta dar mais opiniões. Fica bem
minum Publicado: Setembro 12, 2009 Autor Publicado: Setembro 12, 2009 Boas obrigado pela resposta, mas as dimensões do aquário já são as máximas que posso ter. E depois eu fiz a pergunta sobre iluminação, se eu quiser informar-me sobre outro produto/área qualquer, farei como fiz para aqui, abro um novo tópico... Abraço
lsdluis Publicado: Setembro 12, 2009 Publicado: Setembro 12, 2009 Boas obrigado pela resposta, mas as dimensões do aquário já são as máximas que posso ter. E depois eu fiz a pergunta sobre iluminação, se eu quiser informar-me sobre outro produto/área qualquer, farei como fiz para aqui, abro um novo tópico... Abraço tenta ter um só topico é fica mais facil,em relação á iluminação penso que 4x54w chega(2 réguas da Aqua-eden, penduradas sobre o aquário)para ficar mais em conta.
Recommended Posts