Peixes doentes! que tratamento? com fotos


mhcfonseca

Recommended Posts

Boa Noite!

 

Derrepente alguns dos meus peixes começaram a ficar doentes, não sei o que se passará, tenho um guppie que se anda a esfregar no chão...

 

Aqui vao algumas fotos dos peixes que estão estranhos desde ontem..

 

Molly macho, muito parado, ou entao muito agitado, tem qualquer coisa em baixo que não sai, não são fezes, e a cabeça está branca por cima.. :discuss_gathering:

 

gallery_32569_1692_16842.jpg

 

gallery_32569_1692_249173.jpg

 

gallery_32569_1692_488874.jpg

 

Este platty tem qualquer coisa por baixo do olho, que parece maior do que o do outro lado, como se estivesse inchado

 

gallery_32569_1692_407974.jpg

 

Esta Molly desde ontem fica parada no fundo, parece que tem por debaixo da boca uma espécie de borbulha... n sei bem

 

gallery_32569_1692_794724.jpg

 

gallery_32569_1692_683030.jpg

 

E finalmente, uma platty que tem a cauda assiM, a desfazer-se e a ficar branca...

 

gallery_32569_1692_1499459.jpg

 

 

Enfim, acho que algo se passa... qual será o melhor tratamente para tds estes sintomas?

 

obrigado

Peixes, Peixas e Peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Primeiro de tudo, os parametros da água estão normais?

Molly- tenta tirar essa "coisa" que ela tem presa. Vê se é a doença do tetra neon. Não é conhecida a sua cura :(

Platty (azul)- As barbatanas têem tipo algodão? Aumenta a oxigenação, e usa Maracyna ou Sulfa

Editado por spears

Cumprimentos,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Fiz testes ao aquario e os resultados foram os seguintes:

 

PH- 7,4

Amónia- 0

Nitritos- 0,1mg

 

Estes são os testes que tenho, porque por agora não há orçamento para mais =p

Quanto ao que sugeriste, não sou capaz de lhe puxar "aquilo"! lol ainda o aleijo... As fezes dele ás vezes são transparentes..

A cauda da platty parece é que está rasgada, não me parece que tenha isso do algodão..

Já aumentei a oxigenação com uma pedra difusora que tenho.. aumentei também a temperatura e pus sal na agua..

 

Obrigado

Peixes, Peixas e Peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

as mollys e os platis sao muito susceptiveis a infecções bacterianas, porque as pessoas por vezes nao sabem ao certo a quantidade de sal que devem colocar na agua, outras vezes nem colocam na agua sal.Eles gostam ( e precisam) de agua meia salobra.

Primeiro retira todos os peixes doentes e coloca num aqua hospital para evitar a dissipação ( esperemos que vas a tempo) e para facilicatr o tratamento.

Vai à secção de viviparos espreitar a questão do sal que te falei, que é fundamental porque estes peixes não têm as defesas tao fortes e por esse motivo necessitam de sal na agua.

Quanto às bacterias convem sempre ter umas de SOS precisamente para estes casos, provavelmente será uma infecção bacteriana e aí ao combate-la podes também matar as bacterias boas do filtro, por isso DEPOIS e só DEPOIS do tratamento é que deves colocar o dito reforço de bacterias do CYcle.

 

muito boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cristina!

 

Obrigado pela resposta, as bactérias já tinha posto à uns dias atrás, não tenho um aquario hospital, nem hipotesse de arranjar um neste momento =S

Sal na agua costumo pôr, comprei na aquaplante, ponho 1 colher pra cada 20 litros, ontem pus mais um bocadinho para ver se ajudava com o que quer que seja que se passa, e hoje alguns dos peixes já parecem melhor..

A molly preta é que continua na mesma, activa mas com aquilo a sair em baixo, e sim, ela faz fezes, ás vezes transparentes, outras vezes não..

Peixes, Peixas e Peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cristina!

 

Obrigado pela resposta, as bactérias já tinha posto à uns dias atrás, não tenho um aquario hospital, nem hipotesse de arranjar um neste momento =S

Sal na agua costumo pôr, comprei na aquaplante, ponho 1 colher pra cada 20 litros, ontem pus mais um bocadinho para ver se ajudava com o que quer que seja que se passa, e hoje alguns dos peixes já parecem melhor..

A molly preta é que continua na mesma, activa mas com aquilo a sair em baixo, e sim, ela faz fezes, ás vezes transparentes, outras vezes não..

Olá!

Desculpem interromper mas posso sugerir uma coisa? Concordo com tudo o que a cristina disse e tem toda a razão mas se não tens um aqua hospital, um balde também serve foi assim que o meu irmão safou um escalar, mete os peixes infectados num balde, como se fosse quarentena,e segue as intruções da Cristina=:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

ainda bem que os outros estão melhores :P

Mas convem mesmo fazeres o que aconselhou o Mantorras12, um balde serve perfeitamente.

O que interessa é retirar o peixinho doente da agua e isolá-lo.

Quando nos referimos a um aquario hospital nao falamos numa coisa toda xpto, um simples balde com um aquecedor serve. Nem precisas de filtro. Porque ao manteres o peixe mais afectado no aqua, é como se tivesses uma pessoa com gripe num elevador.

Infelizmente por vezes, em detrimento de uns o que interessa é salvar a maioria e nao espalhar a doença, mas ocm sorte e paciencia vais ver que se safam todos.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

ainda bem que os outros estão melhores :P

Mas convem mesmo fazeres o que aconselhou o Mantorras12, um balde serve perfeitamente.

O que interessa é retirar o peixinho doente da agua e isolá-lo.

Quando nos referimos a um aquario hospital nao falamos numa coisa toda xpto, um simples balde com um aquecedor serve. Nem precisas de filtro. Porque ao manteres o peixe mais afectado no aqua, é como se tivesses uma pessoa com gripe num elevador.

Infelizmente por vezes, em detrimento de uns o que interessa é salvar a maioria e nao espalhar a doença, mas ocm sorte e paciencia vais ver que se safam todos.

 

Boa sorte

 

 

Olá!

Naquele dia, na loja disseram-me para não separar o peixe, por não ter um stio com filtragem para o pôr, recomendaram-me que fizesse 1 tpa de 10%, pusesse bacterias e anti-cloro, e depois começar tratamento com o Myxazin (http://www.waterlife.co.uk/seaquariums/myxazin.htm), e foi o que fiz, a molly não parece melhor, tem manchas brancas pelo corpo :S como se tivesse a perder a cor, mas os outros peixes não parecem estar a ficar doentes.. o que é positivo =P

Peixes, Peixas e Peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Naquele dia, na loja disseram-me para não separar o peixe, por não ter um stio com filtragem para o pôr, recomendaram-me que fizesse 1 tpa de 10%, pusesse bacterias e anti-cloro, e depois começar tratamento com o Myxazin (http://www.waterlife.co.uk/seaquariums/myxazin.htm), e foi o que fiz, a molly não parece melhor, tem manchas brancas pelo corpo :S como se tivesse a perder a cor, mas os outros peixes não parecem estar a ficar doentes.. o que é positivo =P

Boas

No meu ver não foi o melhor tratamento o que te indicarão para isso que e´ uma infeção bacteriana tens o STERAZIN da mesma marca.

cumps P.M.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!!

 

Em sequencia do meu post, fiz o tratamento recomendado, alguns peixes melhoraram e outros nao.. tenho outro molly que deve morrer hoje =( mas este não tem qualquer sinal esterior, quase não consegue nada e tem a respiração ofegante, e depois tenho 1 platty que tem qualquer coisa agarrada ao corpo.. deve ser um fungo ou qualquer coisa assim.

Não sei o que fazer, não quero sobrecarregar o aquario com quimicos, hoje fiz um TPA de prai 30% da agua ou mais, para ver se o que quer que esteja mal desaparece..

Que acham que posso fazer mais?

 

Obrigado

Helena

Peixes, Peixas e Peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

nÃO :s isso só reparei em 1 deles, os ultimos que morreram não faço mesmo ideia, exteriormente não têm nada, começam a ficar mais parados e depois morrem.. tenho uma molly dalmata que tá com os sintomas.. =S

Peixes, Peixas e Peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nÃO :s isso só reparei em 1 deles, os ultimos que morreram não faço mesmo ideia, exteriormente não têm nada, começam a ficar mais parados e depois morrem.. tenho uma molly dalmata que tá com os sintomas.. =S

 

Já tentou subir a temperatura do aquario???

Quando comecei a criar platis, mollys e espadas tive alguns problemas... mas resolvi com temperatura por volta de 28° e uma colher de sal grosso bem cheia pra cada 30 litros.

 

Se fosse vc trocaria toda a agua, verificaria se tem parasitas nos peixes e só colocaria o sal e elevaria a temperatura...

Já matei uma espada minha por excesso de medicamentos, alguns peixes são muito sensíveis...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz tudo o que fui recomendado, hoje morreram mais 2... parece que perdem a força, exteriormente não têm nada... deixam de conseguir nadar, sei lah... parece-m que quando os tiro estão esverdeados.. n sei bem

Peixes, Peixas e Peixinhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como o isménio muito bem disse, tens de meter sal na agua. metes aos poucos, e aumentas a temperatura também aos poucos. mudanças repentinas são fatais aos peixes...

a temperatura tem de ficar entre 30 e 32º.

numa semana vais ver as melhoras. depois de teres curado os peixes, começas a eliminar o sal com tpa diaria de 10% e baixas gradualmente a temperatura também.

espero que ainda vás a tempo.

ps: não stresses porque as mudanças não são repentinas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais