Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um escalar doente e estou a pensar fazer-lhe um tratamento com Flagyl num cubo de 15 litros. A minha pergunta é: Posso ter o escalar em tratamento durante 3 dias a Flagyl só com termostato, sem filtro? Estou a pensar diluir meio comprimido duas vezes por dia e cada aplicação separada por TPA de 40%. A minha única dúvida é mesmo fazer sem filtro. Não me causará problemas? Avaliando pelas TPA's não tenho problemas, correcto? Obrigado.

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Boas.

Quais os sintomas do peixe ? Está se alimentando ? Se sim é melhor fazer o tratamento pela alimentação... se não:

Deves fazer a aplicação do flagyl deitando o na agua, o aqua-hospital deve conter apenas bolhas de oxigenio e termostato.

Flagyl 250mg a cada 12 horas (se puderes à cada 8 horas é melhor)... por 5 dias consecutivos..

TPA de no mínimo 50% antes a cada aplicação do flagyl.

Temperatura mínima recomendada (32ºC)

Cumprs.

sign.jpg
Publicado:
Boas.

Quais os sintomas do peixe ? Está se alimentando ? Se sim é melhor fazer o tratamento pela alimentação... se não:

Deves fazer a aplicação do flagyl deitando o na agua, o aqua-hospital deve conter apenas bolhas de oxigenio e termostato.

Flagyl 250mg a cada 12 horas (se puderes à cada 8 horas é melhor)... por 5 dias consecutivos..

TPA de no mínimo 50% antes a cada aplicação do flagyl.

Temperatura mínima recomendada (32ºC)

Cumprs.

Boas,

Já tenho o escalar no terceiro dia a banhos de flagyl. Já começou a comer mas ainda se roça no termostato (é a única coisa além do termómetro onde se pode roçar no aqua hospital). Ele simplesmente tinha deixado de comer. Nunca teve barriga inchada e fezes esbranquiçadas só me pareceu ver uma vez, há dois dias.

Tenho feito aplicações de flagyl diluído na água de 12 em 12 horas e antes de cada aplicação faço TPA's de 50%. Tenho a temperatura a 29º. Achas melhor aumentar?

Obrigado pela resposta :roflroll2:

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Boas,

Dá uma olhada neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...3&hl=flagyl

Agora que começou, não pare o tratamento mesmo que o peixe apresente sinais de melhora, e não volte o para o aquario principal em menos de 2 semanas para observação.

Atenção que roçar no vidro, substrato, pedras etc... não é indicativo absoluto de parasitose intestinal.... É mais característico de parasitas externos...

Os sinais mais evidentes são fezes brancas/transparentes, prostração no fundo do aquario e falta de apetite....

Quanto a temperatura... não sei se o seu peixe vai aguentar, va subindo aos poucos se perceber que ele fica agitado volte gradativamente... Pelo link que passei vai ver a explicação científica para tal...

Adicione um pouco de sal grosso a cada TPA (1 colher de chá)junto com a adição do Flagyl, eu fiz isso uma vez e obtive bons resultados nos peixes que coçam...

Vai postando os resultados...

Cumprs e boa sorte.

sign.jpg
Publicado:
Boas,

Dá uma olhada neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...3&hl=flagyl

Agora que começou, não pare o tratamento mesmo que o peixe apresente sinais de melhora, e não volte o para o aquario principal em menos de 2 semanas para observação.

Atenção que roçar no vidro, substrato, pedras etc... não é indicativo absoluto de parasitose intestinal.... É mais característico de parasitas externos...

Os sinais mais evidentes são fezes brancas/transparentes, prostração no fundo do aquario e falta de apetite....

Quanto a temperatura... não sei se o seu peixe vai aguentar, va subindo aos poucos se perceber que ele fica agitado volte gradativamente... Pelo link que passei vai ver a explicação científica para tal...

Adicione um pouco de sal grosso a cada TPA (1 colher de chá)junto com a adição do Flagyl, eu fiz isso uma vez e obtive bons resultados nos peixes que coçam...

Vai postando os resultados...

Cumprs e boa sorte.

Boas,

Obrigado pela resposta :Fade-color O peixe apresenta grandes melhoras. Está muito mais activo e ganhou apetite. Estou no 4º dia a flagyl.

Relativamente à temperatura, prefiro manter nos 29º. Se fosse um disco, tudo bem. Mas um escalar... A explicação científica parece-me bastante válida. A única que tinha visto até agora era que como o metabolismo dos peixes acelera com o aumento da temperatura, o seu sistema imunitário também fica mais activo, ajudando assim no combate à doença. Neste caso, também me parece válida.

Quanto ao roçar, desconfiei da hipótese de serem parasitas externos, por isso coloquei ontem esha 2000, dose standard e hoje também, como dose do 2º dia e já não o vi roçar. É bom sinal.

Tenho receio do sal. A única vez que utilizei sal com um cardinal, ele morreu passado 5 minutos. Sei que pode ser coincidência, mas fiquei de "pé atrás" com a ideia de colocar sal na água.

Muito obrigado, um abraço

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Boas,

Que bom que o peixe melhorou, depois que estiver tudo OK, e da pequena quarentena.. passa ele pro aqua principal.

E depois de 15 dias adiciona flagyl moido em pó misturado com ração banhado em Garlic Guard por 2 dias seguidos...

Eles comem o flagyl e nem reclamam.... eu coloco meio comprimido de 250mg moido para 1 refeição para 1 peixe. E nunca tive problema com Oscar mas recomendo 1/4 pro escalar.

Eu não fazia o reforço e os peixes voltavam a se reinfectar devido aos cistos que não morrem... depois do reforço fica tudo ok...

Quanto ao sal... é só colocar dose pequena que o peixe não reclama... Se não souber o ideal coloca menos... é muito bom para as coceiras...

Cumprs..

sign.jpg
  • 4 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Só para este post não ficar "em águas de bacalhau" e porque uma conclusão deste tema pode vir a ajudar alguém de futuro, é só para informar que o peixe em questão ficou óptimo. Não o deixei em quarentena após o tratamento. Ou seja, coloquei-o no aquário principal após o tratamento de cinco dias de flagyl num aqua hospital. Ainda passou cerca de uma semana sem grande interesse pela comida mas após esse periodo passou a comer de tudo e com bastante apetite. De seguida aconteceu-me o mesmo com outro escalar (ficava parado num canto e não comia) e fiz-lhe o mesmo processo, tendo também resultado plenamente.

Um abraço

Cumprimentos,

André Basílio