Aquarios Sun Sun e outras dúvidas


MiguelCruz

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Depois muitos anos fora da aquariofilia tomei, recentemente, a decisão de regressar. Existem, contudo, alguns problemas cuja resolução poderá passar certamente pela vossa ajuda - a literatura que tenho lido é apoio bom mas também pouco imediato.

Tenho aqui, portanto, um pequeno conjunto de dúvidas que gostaria de vos colocar:

 

1. Que pensam dos aquários Sun Sun, sobretudo dos filtros incorporados?

1.1.Soube recentemente que têm um filtro (onde se podem colocar vários materiais filtrantes) na tampa. Quando perguntei pela capacidade do filtro - segundo tenho lido, tem de triplicar a capacidade do aquário - disseram-me muito secamente 'que deveria dar'. Deve ser o velho problema de não existir bons lojistas em Portugal.

1.3. Suponhamos que o comprava. Acham que 172 € por um aquário de 90/100 litros, com iluminação e filtro (aquele filtro incorporado) uma boa aposta?

1.4. Fico sempre um pouco confuso com a questão das mesas, pois quando entro nas lojas vejo que as mesas utilizadas ou para venda são de um material bastante frágil (aglomerado). Sem que a pergunta parece inocente, mas existe algo que eu deva conhecer e que agora me escapa?

 

2. Conseguem me aconselhar uma boa loja que forneça um bom apoio aos clientes, onde o vendedor não esteja sempre a tentar 'enfiar-nos o barrete'? Uma loja onde não nos assustemos com as 'brutalidades' que vimos nos aquários de exposição.

 

3. Relativamente aos kits de testes e materiais de tratamento, qual é a marca que me poderiam aconselhar? Uma onde o rácio preço/qualidade fosse aceitável.

 

4. Relativamente às plantas - um 'mal' que me acompanha desde os tempos em que o financiamento desta actividade provinha da curta mesada que recebia - que me poderiam dizer?

4.1. Conheço +/- as quantidades recomendadas e algumas necessidades básicas, mas, ao preço que elas estão, parece-me impossível cumprir as recomendações. Para vos dizer a verdade, também acho que nunca vi um aquário que cumprisse com a 'meta' de um dado número de plantas por cm2/litro.

4.2. A questão do CO2. Não existe alternativa àquele esquema de 'alimentação' artificial de CO2 (com botija)? Li, em qq lado, que a Sera tinha esquema mais simples (com uma tablete que se diluía na água) para aquários pequenos. Será que é verdade? Onde haverá à venda?

4.3. Gostaria também que me pudessem dar algumas notas sobre os fertilizantes (melhores, mais baratos, locais de venda)

 

5. Em relação à decoração. Há coisas que se devem evitar (algumas até eu já conhecia como materiais que tivessem estado sujeitos à água salgada) porque acabam por interferir no ph. Por exemplo, li, aqui no fórum, que os troncos podem tornar a água mais ácida e que certas pedras neutralizam esse efeito. Sendo, assim, alguém tão inexperiente como eu deve evitar certos tipos de objectos e adquirir outros. Podem-me só confirmar quais pedras são as mais indicadas (mais neutras)?

 

Agradeço antecipadamente a vossa resposta e peço naturalmente desculpa por me ter alargado.

 

Cordiais cumprimentos

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel

 

Tenho um SunSun de 300 Litros de capacidade. Esse filtro é um chinesice, tirei logo mal comecei a montar o aqua, porque não vale nada e acima de tudo ocupa muito espaço. Mas a escolha é tua. Quanto ao resto do aqua, estou super contente, acabamentos bem razoaveis, no meu caso foi aqua e movel tudo por 300€. Tive de montar o movel em casa com a ajuda do meu pai mas valeu a pena o esforço, o meu aqua é em vidro curvo e está muito bem construido, com silicone transparente, impecavel. Aconselho o aqua a qualquer um.

assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Aquas SUNSUN não me parecem ser grande coisa, silicone mal colada, vidros desnivelados, a cor do vidro é muito detectavel, pouca qualidade, para além disso é raro o "kit" que venha com as indicações recomendaveis,~ficam sempre aquem das espectativas.

 

Mais vale comprar aprenas o Aqua se possivel até sem iluminação, depois aquires tu mais tarde a iluminação e o filtro conforme as tuas necessidades, pq se adquirires com o aqua, vais estar a gastar dinheiro em material que não vais dar uso.

 

Lojas de Aquariofilia tens a Naturline e a Aquaplante, mas na Aquaplante não fales com a Srª Gaja pq essa senhora não percebe um boi de nada.

 

Em relação ao material decorativo só mediante o teu objectivo de pH que te podemos dizer o que deves ou não colocar dentro do aqua, injecção de CO2 por botija faz baixar e é a melhor forma de injectar CO2 no aqua, todas as outras formas é deitar dinheiro à rua (minha opinião).

 

Se fores adquirir iluminação flurescente para o teu aqua tem atenção que no minimo teres um racio de 0.5w por litro tendo em conta que o ideal é 1w por litro, para teres uma ideia, aquários de 60L geralmente trazem lampadas de 15w que não servem absolutamente para nada

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Os Aquas SUNSUN não me parecem ser grande coisa, silicone mal colada, vidros desnivelados, a cor do vidro é muito detectavel, pouca qualidade, para além disso é raro o "kit" que venha com as indicações recomendaveis,~ficam sempre aquem das espectativas.

 

Mais vale comprar aprenas o Aqua se possivel até sem iluminação, depois aquires tu mais tarde a iluminação e o filtro conforme as tuas necessidades, pq se adquirires com o aqua, vais estar a gastar dinheiro em material que não vais dar uso.

 

Lojas de Aquariofilia tens a Naturline e a Aquaplante, mas na Aquaplante não fales com a Srª Gaja pq essa senhora não percebe um boi de nada.

 

 

A afirmação do aqua não parecer grande coisa é falsa. Partindo do principio que nunca tiveste um aqua SUNSUN, não devias comentar apenas pelo que vês, partindo do principio que tiveste, pois bem...tiveste azar (ou eu sorte). O meu aquário é perfeito e, conjuntamente com o movel proprio ficou-me a metade do preço de um aquario da aquatlantis por ex.

(NOTA: Falo em aquario! Não falo no resto do material, que comprei á parte!)

As lojas que referes tem preços elevadissimos, pessoalmente adoro a Naturline mas comprar um aquario por lá...hmmm....SUPER CARO.

 

Comprei o meu na AVIPEIXE em Carcavelos.

Editado por djhifi
assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tenta ver preços em outras lojas.

 

Tens uma boa referência neste fórum sobre lojas, onde poderás facilmente encontrar mais preços.

 

Na minha opinião é um valor demasiado alto para comprar na primeira loja.

 

Considera comprar em separado, pois por vezes a relação qualidade/preço pode-nos surpreender.

 

Atenção à iluminação, porque às vezes esses conjuntos, terás que fazer algumas mudanças se queres ter um plantado.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.