Após oodinium


Oranda_Erica

Recommended Posts

Depois de terem morrido todos os meus peixes (carassius auratus) com oodinium e de ter tentado vários tipos de tratamentos (sal; temperatura a 28º; Topazin; e mais um qualquer da Sera que não me lembro) e nenhum resultou, esvaziei os aquários, escaldei o areão, os outros objectos decorativos e as esponjas dos filtros e depois mergulhei-os em lixívia durante 2 dias. As paredes dos aquários foram limpas com detergente da louça e lixívia.

Os aquários continuam vazios, menos um pequeno de 30 L onde tenho as plantas.

 

Sinto muito a falta dos meus peixes, e gostava de tentar de novo pois a companhia deles era insubstituivel. No entanto, segundo percebi o oodinium tem uma origem fúngica e os fungos propagam-se através de esporos que podem ser resistentes a temperatura, agentes invasivos e ao tempo (veja-se o caso do criptococos que adoeceu os descobridores do tumulo de tutankamon após o esporo se alojar na mucosa pulmonar! E isto ao fim do esporo estar inactivo e alojado no túmulo durante mais de 2000 anos!).

 

O meu receio é que após a introdução de novos peixes a doença volte a manifestar-se. Será que posso utilizar as mesmas plantas?

 

Cumprimentos, Erica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sulfato de cobre ou Oodinopur da SERA, este ultimo consegui combater eficazmente em 3 dias.

 

Depois, tpa's...muitos, o máximo que puderes mas a entrada da água convém ser o mais lento possivel para não haver mais de temperatura.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais