Gostaria de receber dicas sobre o meu aquario


Recommended Posts

Olá a todos sou novato na Aquariofilia, e estou com um aquario montado a pouco tempo não é aquele aquario mas e com o que pude começar, ele tem apenas o vl de 52,5 L, mas e so para começar tenho as seguintes especies 2 balas shark, 2 frenatus um preto com cauda vermelha e um albino, tres mexiricas, 2 colisa, 6 paulistinhas, e um beta, PH 7,2, um filtro externo, termostato master, bomba interna, algumas plantas artificiais, pedras de rio, duas lampadas de 20 wtz, e uma toca de pedra mineira

Gostaria de dicas para saber se esta serto o modo que começei e no que posso melhorar

Grato aos que puderem me ajudar :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva!

 

Sê benvindo!

 

Gostaria de dicas para saber se esta serto o modo que começei e no que posso melhorar

 

Para começar, vamos lá rever o português:

 

estou com um aquario montado a pouco tempo

na realidade queres dizer:

tenho um aquário montado há pouco tempo.

 

Esta expressão precisa ali de um verbo 'activo', que é o "haver". Em português do Brasil ouve-se mais: "Faz um mês que tenho um aquário.", o que é igualmente correcto.

 

A frase "o aquário está à esquerda do sofá" está certa, mas quando falamos de tempo, a expressão que se usa não é igual:

"o aquário está ali há um mês"

"o aquário está ali faz muito tempo"

"há muito tempo que o aquário está ali"

 

De seguida, há que assinalar que a tua frase ocupa cerca de 4 linhas antes de ser terminada com um ponto final.

 

Em termos de estilo, isto é deselegante. Por um lado, causaria cansaço ler esta frase em voz alta. Por outro, seria difícil dar-lhe uma entoação correcta, que permita ao ouvinte perceber se estás a explicar, a exclamar, a interrogar, etc.

 

Aponto ainda a abreviação "vl". Acredito que queiras dizer "volume". O teu apelo para que te esclareçam não merece o tempo investido em escrever palavras inteiras? Olha se os outros frequentadores do fórum pensassem o mesmo? Será que alguém te respondia?

 

Mais para o final temos "para saber se setá serto" - aqui foi o dedo que acertou na tecla errada. Acontece.

 

"começei" ui! isto é ... gravíssimo! mais uma vez espero que tenha sido distracção. Uma distracção que há alguns anos podia causar reprovação na escola primária!

 

Passando ao assunto dos peixes, creio que o teu aquário está demasiado povoado. É verdade que uma pessoa facilmente se entusiasma na altura de se iniciar no passatempo, mas há cuidados a ter com a sobre-lotação.

 

Na loja deveriam ter-te oferecido um manual básico sobre como manter um aquário saudável. À falta, ou como complemento dele, recomendo estas leituras de interesse geral: http://faq.thekrib.com/pt/

 

Um cuidado importante, específico para o teu caso, é escolher peixes que em tamanho adulto não fiquem demasiado grandes. Os tubarões que aí tens, a nadar em cardume, como é de sua natureza, precisam de um aquário quase 10 vezes maior do que o teu.

 

Para além deste aspecto, é preocupação do aquariofilista dedicado manter o seu aquário de forma a que os resíduos orgânicos não excedam a capacidade que o aquário tem de os sustentar. Explico melhor: sem plantas, e com tantos e tão (potencialmente) grandes peixes, é previsível que a água fique sem qualidade - contaminada pelos dejectos dos peixes. Por muito bom que seja o filtro, precisas de melhorar o teu 'ecossistema'. O que acontece é que os peixes precisam do oxigénio que entra na água, e isso acontece à superfície. É por isso que se diz que o número de peixes que 'cabe' num aquário é proporcional à área do aquário e não do seu volume.

 

Cumprimentos

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto os tubarões talvez não sejam uma boa opção, embora o seu tamanho dependa do tamanho do habitat o teu aquário terá alguns problemas de sobrelotação, eu também comecei assim, e durou 5 anos com bons resultados.

 

Também postei as minhas fotos ou link de fotos no fórum errado por isso percebo-te.

 

Posso dizer-te que os bala cresceram no habitat pequeno até aos 10 cm e quando os passei para o tanque de 300litros juntamente com uns dolar prata atingiram 20 cm (podem ser vistos ainda alguns no aquário do café do cinema de Leiria).

 

Valoriza a filtragem, com essa quantidade de peixes devias ter um filtro com 20 litros por forma a compensares o espaço de dissolução e reabilitação aeróbica e anaeróbica dos detritos, ou por outro lado limpar o filtro todas as semanas, não deixes acumular detrito orgânicos no fundo do aquário. Quando lavares o filtro, lava apenas as esponjas e não submetas as massas filtrantes que possas ter, cerâmicas, bio-bolas ou bio-elementos à lavagem pois o cloro eliminará a colónia de bactérias afinal de contas é um desinfectante. Para melhorares as performances do teu filtro externo coloca no chupador uma tomada de ar, por exemplo colocando no seu interior um tubo fino de ar ligado ao exterior, tens que o estrangular porque senão entra muito ar e o filtro "desferra" (deixa de se respeitar a lei dos vasos comunicantes), precisas apenas de uma pequena admissão de ar para oxigenar a colónia de bactérias que se forma no filtro e o torna não só mecânico mas também biológico, no fundo simulas um seco-húmido. E a saída de água do filtro deverá entrar na água por forma a oxigená-la e dar-lhe bastante movimento também.

 

ATENÇÃO a admissão de de ar no chupador não deverá deixar o teu filtro externo a trabalhar em seco a fazer aquele barulho estranho pois puderás queimá-lo.

 

Boa sorte [/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.