Níveis de amónia preocupantes


crush

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Há umas 4 semanas comecei a montar um aquário para a minha namorada. É um aquário pequeno (cerca de 18 litros). Para começar, usei água do meu aquário, pois ajudaria a acelerar o ciclo de azoto. Mas como ela ia duas semanas para o Algarve (e eu tinha começado uma semana ainda antes), não havia pressas. Fui deixando pequenas quantidades de comida para ajudar no ciclo diariamente. Estava tudo bem, coloquei duas corydoras, na 5ª feira passada. No Sábado, fomos comprar comida própria para corydoras (Tablets pet dajana professional). Coloquei uma pastilha, mas elas não lhe tocaram e ela foi-se espalhando. No Domingo, a minha namorada colocou mais uma pastilhas (metade de manhã e metade à noite). Na segunda feira de manhã, ela ligou-me aflita que o aquário estava muito sujo e com uma espécie de algodão (na verdade mais parecia teias de aranha). Fui ver o que podia ser e percebi que as corydoras não tocaram na comida. Ou seja, aquilo acumulou no fundo e começou a fazer bolor ou algo do género. Assustado com o que vi, fui buscar a casa os meus testes de amónia da SERA e qual não foi o meu espanto quando vi que estavam no máximo (10 mlg/L). Ainda mais assustado, fiz uma TPA de cerca de 50% e aspirei o fundo, o máximo que pude. Como sabia que ainda havia muita porcaria, disse à minha namorada para não por mais comida e coloquei um pleco que tinha no meu aquário, para ajudar na limpeza do fundo (ok, eu sei que com níveis de amónia altos, nãos e deve meter mais peixes, mas como o pleco é resistente e podia ajudar na limpeza do aquário, achei que era a melhor solução). No dia seguinte, o nível da amónia continuava alto, no entanto já havia demorado mais tempo a chegar àquele nível (isto depois de aplicar as gotas das várias soluções tenho que aguardar 5 minutos), portanto presumo que já tivesse baixado ligeiramente. Hoje os níveis estão algures entre os 5 e os 10 mlg/L. Nova troca de água (cerca de 25/30 %). Na tabela do teste da SERA, a amónia (para o PH de 7 do aquário), não está ainda no nível mais tóxico, no entanto, está já preocupante. E o valor dos Nitritos dá entre 0,03 e 0,06. No entanto, no teste das palhetas da JBL, tanto os nitritos como os nitratos, dão 0. Por isso fiquei algo confuso...

 

Bom, o que eu queria mesmo saber, é como baixar a amónia. E se acham que tal nível fosse só por causa dos restos da comida, ou se pode ser o ciclo que ainda não esteja completo (embora eu pensasse que sim, por causa dos testes da JBL já darem os níveis de nitritos e nitratos a zero). Não me pareceu que fosse por causa de ter metido as duas corydoras, pois não iriam as duas sozinhas fazer disparar assim tanto a amónia pois não? O filtro que uso é da BOYU e tem capacidade máxima para 200L/h e está neste momento no máximo para poder ajudar a diminuir a amónia.

 

Ah, o aquário não tem plantas verdadeiras. Tem duas falsas, porque no caso dela, era difícil arranjar uma lâmpada em condições e como nem ela, nem eu percebemos muito de plantas, achei que fosse o melhor. No entanto já vi que as plantas podem ajudar na minha situação. Mas atendendo que o aquário só tem um candeeiro com uma lâmpada de 11W, acham que dá? E a luz é amarela, pois quando a comprei, esqueci-me de reparar na cor da lâmpada, se era branca ou amarela...Faz alguma diferença?

 

Desde já os meus agradecimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em breve vêm cá os profissionais ajudar-te mas vou deixar a minha opinião e depois eles complementam/corrigem.

Apenas água do teu aquário nada faz,poucas ou nenhumas são as bactérias que andam na coluna de água,mas sim já devem ir com nitratos ou nitritos o que não é bom.

18L para as 2 corys parece-me pouco,seria uma opção mais razoável ser para uns inverts,tipo reds por exemplo.

Teres adicionado o pleco foi das piores coisas que fizeste pois os plecos são autênticas máquinas de fazer porcaria,só eles metiam-te a amónia nesse nivel bastante elevado e mais sendo um ambiente pequeno ainda pior.

Mete umas cambombas ou algo assim,crescem bem e quase sem luz e ajudam bastante a estabilizar o aquário.O pico da amónia deve estar agora a acontecer e em breve irás ter nitritos e consequentemente nitratos.

Para baixares essa amónia eu aconselharia a tirar o teu pleco,não meter comida hoje e fazer TPA hoje de 20% e depois TPA's de 10% diárias até notares a subida de nitritos e depois os nitratos que é sinal que o ciclo terminou.Mas aconselho a arranjares umas plantas naturais e se possivel um aquário maior ou passar esse para inverts.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...(embora eu pensasse que sim, por causa dos testes da JBL já darem os níveis de nitritos e nitratos a zero). Não me pareceu que fosse por causa de ter metido as duas corydoras, pois não iriam as duas sozinhas fazer disparar assim tanto a amónia pois não?...

 

Acho que tem o NO2 e NO3 a 0 penso eu.

2 corys + bastante comida , creio que possa levar a esses valores,não sei ao certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tmb reparei quando tava a ciclar o meu que a comida de corys fica com esse aspecto de algodao... e depois é uma chatice para tirar (passei a por a coomida no camaroeiro e depois é so limpar o camaroeiro.

 

eu tmb tiraria os peixes para o teu aquario e completaria o ciclo sem mais nd... umas bacterias em po ou iquido se quiseres despachar.

 

normalmente, deixa-se os peixes um dia sem comer depois de entrarem num ambiente novo.

 

n lhes faz mal e ajuda-os a pegar na comida que vcs quiserem dar

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção, antes deste problema, a amónia estava a zero e os nitritos estavam nos 25, pelo que eu assumi que o ciclo já estava acabado. Não esquecer também que usei água de um aquário já com o ciclo feito e no filtro meti também matéria que já vinha do outro aquário, pelo que já teria bastantes bactérias e já foi iniciado há 4 semanas, pelo que o ciclo, em teoria, também já teria acabado.

 

Quanto ao pleco, é verdade que faz muita porcaria, mas também é uma máquina a comer, pelo que equilibra e a porcaria que ele faz, é mais fácil de limpar que os restos da comida.

 

Duas corydoras para um aquário de 18 litros é muito? Pela regra do 1cm por litro, podia por umas 5 ou 6...Dois peixes num aquário, com um filtro de 200 litros por hora é muito? Bom, vocês são mais experientes que eu, mas não me parece nada muito, mas ok...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das razões que deixei de ajudar por cá é que 90% das pessoas pede ajuda mas não aceita as opiniões.Mas deixo o que eu acho e volto a frisar,eu acho.

Se tinhas o ciclo feito e pelo que dizes parece estar,é que não tinhas dito que tinhas lá metido matérias filtrantes,vamos assumir que esteja feito o ciclo.As bactérias que tinhas no filtro não conseguem transformar tanta amónia produzida pelas corys e ainda pelo comer,é o que me parece.As bactérias que tinhas no filtro estão em pouca quantidade para a amónia produzida.A colónia de bactérias irá agora adaptar-se a essa nova quantidade de amónia a meu ver.

Um grande erro que tens é pensar que o pleco por comer muito equilibra a porcaria que faz.Se ele come tem que fazer fezes e se medires os valores mesmo só com o pleco notas uma grande quantidade de amónia.

Agora sobre isso do 1cm/L já existem 1001 tópicos sobre isso mas não te esqueças que os peixes precisam de espaço livre para nadaram,imagina lá um pleco com 17cm , dava?Ainda tinhas 1L livre...

Não digo que devas aceitar logo as opiniões dadas mas sim investigar sempre por ti e ver se afinal têm razão de ser ou não.Mas estou contigo deixa vir os profissionais ajudar-te e já vês se parece bem ou mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das razões que deixei de ajudar por cá é que 90% das pessoas pede ajuda mas não aceita as opiniões.Mas deixo o que eu acho e volto a frisar,eu acho.

Se tinhas o ciclo feito e pelo que dizes parece estar,é que não tinhas dito que tinhas lá metido matérias filtrantes,vamos assumir que esteja feito o ciclo.As bactérias que tinhas no filtro não conseguem transformar tanta amónia produzida pelas corys e ainda pelo comer,é o que me parece.As bactérias que tinhas no filtro estão em pouca quantidade para a amónia produzida.A colónia de bactérias irá agora adaptar-se a essa nova quantidade de amónia a meu ver.

Um grande erro que tens é pensar que o pleco por comer muito equilibra a porcaria que faz.Se ele come tem que fazer fezes e se medires os valores mesmo só com o pleco notas uma grande quantidade de amónia.

Agora sobre isso do 1cm/L já existem 1001 tópicos sobre isso mas não te esqueças que os peixes precisam de espaço livre para nadaram,imagina lá um pleco com 17cm , dava?Ainda tinhas 1L livre...

Não digo que devas aceitar logo as opiniões dadas mas sim investigar sempre por ti e ver se afinal têm razão de ser ou não.Mas estou contigo deixa vir os profissionais ajudar-te e já vês se parece bem ou mal.

 

Eu aceito todas as opiniões, especialmente de alguém com muito mais experiência que eu. É por acompanhar diariamente aqui o fórum é que acho que meter duas corydoras no aquário não é muito. Sempre vi que são peixes para ajudar o ciclo e sempre metem mais que duas corydoras. Ok, em aquários maiores, mas por isso é que também só meti duas. E atenção, eu meti o Pleco para me ajudar a comer os restos de comida. Ele não vai ficar lá. Vai voltar para o meu aquário. E o tamanho dele nem é assim tão grande, tem 10 cm. Amanhã, já vai sair de lá, pois já estive a ver o aquário e já está bastante mais limpo e para isso sei que ele foi uma importante ajuda. Aspirei o máximo que pude, mas há coisa que só um pleco pode livrar...Agora o aquário vai ficar com umas TPAs diárias mais pequenas até a amónia baixar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pleco ajuda a limpar os vidros isso sim mas enquanto é pequeno.O meu com os seus 37cm manda-me a mim limpar os vidros e manda é meter-lhe artémia ou cenoura ou afins :D mas para o mesmo "efeito" que o pleco tens ancistrus que ficam com uns 12cm se tanto,ou até ottos que também andam pelos vidros.Também deves ter lido que as corys são peixes de cardume,umas 5 é um numero bom embora ai fique curto :D mas para já e como dizes o melhor é umas TPA's para isso estabilizar e depois pensas na fauna.Mas nunca pensaste nuns inverts ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pleco ajuda a limpar os vidros isso sim mas enquanto é pequeno.O meu com os seus 37cm manda-me a mim limpar os vidros e manda é meter-lhe artémia ou cenoura ou afins :D mas para o mesmo "efeito" que o pleco tens ancistrus que ficam com uns 12cm se tanto,ou até ottos que também andam pelos vidros.Também deves ter lido que as corys são peixes de cardume,umas 5 é um numero bom embora ai fique curto :D mas para já e como dizes o melhor é umas TPA's para isso estabilizar e depois pensas na fauna.Mas nunca pensaste nuns inverts ?

 

O meu pleco come tudo o que aparece à frente...Come umas pastilhas que comprei para ele, come a comida em granulado das corys, está constantemente a limpar tanto os vidros como o fundo (é uma máquina a limpar as pedras). Claro que depois deixa fezes de 20 cm...lol. Mas estes três dias no aquário dela foi somente para limpar o fundo. E pela experiência, garanto que fez um belo trabalho. Limpou aquilo num instante.

 

Não meti ancistrus no aquário (mas vou meter) pelo motivo que com a amónia naquele nível, não seria de todo aconselhado. Meti o pleco porque sei que é bastante resistente. Mas posso desde já adiantar que vão ser os próximos a entrar.

 

Quanto aos inverts, eu no meu aquário tinha três. Mas de forma misteriosa, desapareceram. Presumo que morressem durante a noite e eram comidos pelos outros peixes. Eu até gostei, acho mais fora do vulgar e são bastante engraçados. Mas também são um pouco mais caros (na Ornimundo custam o dobro das Corydoras).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o pleco a comer todos os vestígios de comida, o aquário ficou bastante mais limpo. A água voltou a ficar cristalina. Ele saiu do aquário na sexta feira, tendo já deixado os níveis mais baixos. Agora, com a continuação das TPAs, os níveis de amónia estão a baixar para níveis já aceitáveis (segundo a tabela, já se encontra num ponto inofensivo, mas ainda assim não está nos zeros). As duas corys estão, aparentemente, de melhor saúde, estando mais activas e estão já a começar a comer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.