Controle de Co2 caseiro


Recommended Posts

Boas

 

Comecei há algum tempo a introdução de Co2 caseiro no meu aquário. O problema é, como todos sabem, controlar a quantidade a introduzir.

A melhor solução é sem dúvida Co2 de botija, mas para já acho essa solução muito cara. Estou a tentar arranjar de borla. No entretanto andei a tentar imaginar uma forma de controlar com o Co2 caseiro. O maior problema é que ao regular a quantidade de Co2 a introduzir estou a impedir a saída do gás e pode rebentar a garrafa.

Ainda preciso de esclarecer dois pontos mas penso que pode funcionar da seguinte forma:

 

- No tubo que sai da garrafa meto uma válvula antir-retorno e depois um "T"

- Numa das saídas mete-se o conta-bolhas e daí tubo para o aquário

- Na outra saída mete-se uma válvula limitadora de pressão e depois da válvula um tubo para o exterior ou para dentro de uma garrafa de água para reduzir o cheiro

- Com a restrição imposta pelo conta-bolhas a pressão dentro da garrafa vai aumentar e quando atingir o valor para o qual está regulado a limitadora, esta abre, deixa escapar o gás, a pressão baixa e a válvula fecha

 

Os problemas que tenho agora são: - A que pressão rebenta uma garrafa de coca-cola?

Existem limitadoras para essa gama de pressão a preços aceitáveis?

 

Se me conseguirem responder à primeira eu acho que consigo resposta para a segunda.

 

Já agora, acham que isto pode funcionar?

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que pelo preço da valvula limitadora compras uma garrafa pequena de CO2... ou por pouco mais...

 

Em todo o caso, a pressão para uma garrafa de coca-cola rebentar é grande... mas primeiro saltaria o tubo do CO2 ou a tampa da garrafa.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.