Primeiro Projecto


.miguel.

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Em primeiro lugar os meus parabéns a todos vós, tenho acompanhado o fórum a algum tempo e é sem dúvida uma grande mais valia para o mundo da aquariofilia, tem servido a mim (e a muitos outros por certo) mas essencialmente à boa saúde e vida dos nossos amigos, os peixes.

 

Após longas leituras pelo fórum, aliando a vontade antiga de montar o meu primeiro aquário, abri os cordões à bolsa e comecei as primeiras compras. É verdade que estamos em tempo de crise, os € não abundam, e contensão é um ponto de ordem. Ainda assim, não pretendo que o meu primeiro projecto seja um aquário falhado, para isso conto com a vossa preciosa colaboração e ajuda.

 

Prevejo o inicio da montagem dentro de um mês (prazo para a conclusão de algumas obras de remodelação em casa) e ainda me faltam algumas coisitas que conto adquirir entretanto. O objectivo é ter um aquário com algumas plantas (mas não um imponente plantado), dois ou três pares de Escalares e um cardume de outra espécie (Nariz de Bêbado ou Rasbora)

 

Equipamento já adquirido:

 

- Aquário 120 Lts Aquarama 80X30X50

- Filtro externo TetraTec EX600 &00L/H (inclui todas as matérias filtrantes)

- Iluminação 1 Flora-Glo 20w (nitidamente insuficiente mas a tampa do aqua apenas tem suporte para 1)

- Termostato Rena Cal 100w

- Termostato Aquapor 40w

- Substrato Akadama 20 kgs

- Algumas pedras de xisto (cá da Ilha)

 

-----> Não tenho intenção, pelo menos para já, de uso de co2

 

 

Produtos oferecidos na compra do aquário:

 

- Condicionador Água 30ml

- Activador filtro API-Stress Zyme 30ml (julgo serem bactérias para o filtro, podem confirmar?)

 

 

Primeiro e único teste adquirido e feito à água da torneira foi o PH e devido à minha leiguisse não consigo precisar se nos 7 ou 7.5, mas aposto mais nos 7 ;)

 

 

Agora as quetões :alberteinstein:

 

 

1- Tendo em conta a fraca iluminação quais as plantas recomendadas, qual a quantidade de horas que deve estar ligado? aconselham por exemplo a Eleocharis- parvula para uma espécie de tapete? Não sei se relevante, mas o aquário ficará na sala onde tem uma quantidade generosa de luz natural e claro sem exposição directa.

2- Devo neste caso usar um substrato fértil por baixo do akadama? que tipo de fertilização adicional devo usar e em que quantidades?

3- No decurso do processo de ciclagem quais os testes que devo realmente efectuar? (a serem comprados entretanto).

4- As bactérias que referi (a serem confirmadas) devem ser usadas como e com que frequência terei de adquirir mais?

 

Para já são as minhas muitas dúvidas muitas mais surgiram no processo de montagem, agradeço desde já a vossa disponibilidade e ajuda e prometo actualizar este post à medida que for avançando, e com fotos claro, que tal como eu a malta gosta :mrgreen:

 

OFF-TOPIC: Já agora aproveito a saber se existe alguém, ou muita gente no fórum da Ilha da Madeira, disposto a ajudar ou a vender flora/fauna pois não encontro no fórum forma de pesquisar membros pela localidade.

 

Abraço

Miguel

Editado por .miguel.

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Desde ja bem vindo ao foram

 

bem respondendo as tua perguntas

 

1º o tempo normal de luz sao 12 horas . com essa iluminaçao podes por anubias fetos de java e outra plantas de pouca exiguencia .

todos os tapetes sao de dificil manutenao sem luz nao iriam crescer ou ate iriam apodrecer .ja agora luz directa nao e la muito bom por causa das nossas inimigas algas.

 

2º para umas plantas saudaveis convem ter um substracto tens os da elos e da ada mas esses sao muito caros mas como nao estas a pensar fazer um plantado exagerado um da jbl ou mesmo da sera ja te fazem o serviço . Quanto a fertilizaçao nao sou o melhor para te aconselhar.

 

3º em termos de testes o ph a amonia os nitratos e a dureza da agua sao os principais para ver se o ciclo ja terminou.

 

4º As bacterias sao uma parte importantissima da filtragem por sao elas que vao tirar os nitratos que sao "maus" para os peixes

eu pessoalmente ponho as bacterias sempre que limpo o filtro

 

 

 

 

 

Espero ter ajudado mas mesmo assim espere por outras opinioes

 

 

 

boa sorte

 

 

 

Ps.so ponhas os peixes depois do ciclo acabar porque e um erro comum e avisar nao magoa

 

eqldcs

cump's

 

eqldcs

 

o meu bicho !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa sorte

 

 

 

Ps.so ponhas os peixes depois do ciclo acabar porque e um erro comum e avisar nao magoa

 

eqldcs

 

Desde já o meu obrigado pela resposta, e claro que espero fazer tudo mais ou menos bem e como tal o ciclo está previsto kkkkkk, outra coisa que acho que percebeste mal, em relação à exposição à luz solar o que referia é que o aquário não está exposto directamente ao sol, mas a sala tem alguma luz natural.

 

Abraço

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho que se vais pôr plantas de fácil manutenção a akadama chega, não precisas de pôr mais nada como substrato. Como plantas fáceis podes pôr também valisnérias, cabombas, elodeas e mais umas poucas...Para isso não vais precisar de 12h, 8h chegam senão ainda te aparece um boom de algas.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas mais uma vez.

 

Estou a pensar, e também uma questão de carteira, adquirir os testes ditos 5 em 1, recomendam? ainda assim existe algum teste além dos 5 que deva adquirir?

 

Mais uma vez o meu obrigado

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Encontrei um tal kit teste que custa cerca de 20€ e dá para 25 testes da tetra, conhecem? é realmente eficaz?, fica um resumo:

 

 

Tetra Test 6 in 1

Test strips to determine the water quality in a matter of seconds.

 

* test 6 important water values in just one step; general and carbonate hardness (GH+KH), nitrite (NO2), nitrate (NO3), pH value and new with chlorine (CL2)

* for freshwater aquariums

 

Packaging Units:

25 St.

 

 

Deixo também outra questão, até que ponto é adequado usar o tetra SafeStart, a julgar pela publicidade faz milagres e a inserção de peixes no aquário é quase imediata após montagem do mesmo. Será publicidade enganosa ou resulta mesmo?????

 

:lol:

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me vou esticar muito.

 

Os testes são mais ou menos , se esperares o tempo necessario o aqua fica com o ciclo feito em 3 semanas com adição das bacterias (safestart).

 

Agora 3 pares de escalares em 120 litros e ainda por cima com 30 cm de largura esta fora de questão, esse aquario não tem largura para colocar escalares, so peixes pequenos.

 

Cumps

 

 

Obrigado pela resposta, sendo assim acho que desde logo fiz asneira. Adoro os escalares, aliás são eles os culpados pelo gosto que me incutiram por este mundo, não irei abdicar dos escalares mas pelo que vejo não será conveniente per mais que dois :lol: Que alternativas válidas tenho? partindo do princípio que terei 2 escalares e um cardume de pequenos peixes (bêbados ou rasboras) que espécie posso adicionar?

 

Desde sempre tenho lido e pensado no aquário tendo em conta os escalares, não gosto dos guppys, espadas, mollys etc., e sinceramente acabo por voltar à estaca zero ... isso não me agrada muito kkkkk

Editado por .miguel.

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi o teu MP, podes contar com a minha ajuda, não sou um entendido em escalares mas devido as dimensões dos mesmos penso que o aqua tem pouca largura.

 

Aguarda outras opiniões.

 

Cumps

 

Quando adultos o tamanho máximo ronda os 15 cm, tendo a largura de 30 cm, ou seja, o dobro acaba por não ser grande atrapalho (isto a meu ver claro), terei o cuidado de na decoração deixar muito espaço livre, principalmente na parte superior do aquário, tendo como espaço para decoração à base de pedras apenas até os 25 cms .... talvez resulte. Aguardo pelos mais conhecedores!!!!

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel.

 

Bem-vindo à aquariofilia. Espero que tenhas sucesso.

 

Olha, sobre os testes, eu ontem comprei uns da JBL (aqueles de tiras coloridas), que medem os NO2, NO3, KH,GH e PH. Um pack de 50 testes custou-me 20 euros. Vê se consegues encontrar, porque acho que fica mais em conta...

 

Gostos são gostos, mas acho que podias reconsiderar essas espécies que puseste de parte logo à partida. Atendendo que é o teu primeiro aquário, acho que seriam os mais indicados. Até ganhares alguma experiência, depois podias passar para peixes mais avançados e podias dar ou vender esses. E até porque nem as acho assim tão feias quanto isso. Há exemplares belíssimos!

 

Fica a sugestão pelo menos.

 

ps: não há hipótese de trocares o aquário por um com mais de 30 cm? Se ainda não passaram 15 dias da compra, podes trocar na loja e arranjares outro que já possibilite ter os tais três pares de escalares (confesso, são dos peixes mais bonitos e dos mais espectaculares de se ver crescer).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ps: não há hipótese de trocares o aquário por um com mais de 30 cm? Se ainda não passaram 15 dias da compra, podes trocar na loja e arranjares outro que já possibilite ter os tais três pares de escalares (confesso, são dos peixes mais bonitos e dos mais espectaculares de se ver crescer).

 

Vivas Crush,

 

Antes de mais obrigado, quanto à troca, completamente fora de questão, ora repara, estou na Ilha da Madeira e o aquário foi adquirido em Lisboa e trouxe para cá, sem contar que tem mais de 15 dias e só os custos de transporte e o risco de ser partido nunca o justificaria. Tens razão em relação a serem os peixes mais bonitos e a não ser que seja muito mau para eles tentarei manter pelo menos dois exemplares destes magníficos companheiros.

 

Em relação aos testes optei pelos tetra, um pouco mais carotes é verdade, mas a meu ver menos confuso em termos de cores e resultados.

 

Abraço,

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Aparentemente o ciclo será facilitado, aproveitando os tpa de um vizinho e membro do fórum, em cerca de 30% da agua que necessito terei certamente menos tempo de espera. Existirá algum inconveniente? A meu ver com a agua já estabelecida, com adição de bactérias ficara apto, ou quase, para a recepção dos novos habitantes certo?

 

Abraço.

Vai uma mordidela?

 

Bite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.