Tânia Filipa Publicado Agosto 7, 2009 Publicado Agosto 7, 2009 Olá. Tenho uma amiga que mora em Gaia e vem cá muitas vezes. Já apanhou o vício dos peixinhos e quer começar um aquário. Já está a ciclar, etc. O que acontece é que ela quer vir cá passar o outro f-d-s e perguntou-me se eu não lhe posso arranjar uns guppys, platis e mollys. Eu arranjo com todo o gosto...mas como é que ela os leva para Gaia? Pela A1 demoram cerca de 3 horas a chegar, mas não sei se vão pela Nacional para pouparem uns trocos e aí é quase o dobro do tempo.De qualquer maneira eles vão embora a partir das 19 horas para que os peixes não cheguem lá cozidos. Afinal os peixes custumam fazer grandes viagens né? Só queria fazer isto com a certeza que chegam bem. O que acham? e como os acondicion? pensei em metê-los em sacos de plástico e depois dentro de uma caixa de cartão,para não andarem a rebolar, vi numa loja de peixes que os acondicionam assim, o que me dizem? Desde já muitissimo obrigada. Citar
lgass Publicado: Agosto 7, 2009 Publicado: Agosto 7, 2009 Olá. Tenho uma amiga que mora em Gaia e vem cá muitas vezes. Já apanhou o vício dos peixinhos e quer começar um aquário. Já está a ciclar, etc. O que acontece é que ela quer vir cá passar o outro f-d-s e perguntou-me se eu não lhe posso arranjar uns guppys, platis e mollys. Eu arranjo com todo o gosto...mas como é que ela os leva para Gaia? Pela A1 demoram cerca de 3 horas a chegar, mas não sei se vão pela Nacional para pouparem uns trocos e aí é quase o dobro do tempo.De qualquer maneira eles vão embora a partir das 19 horas para que os peixes não cheguem lá cozidos. Afinal os peixes custumam fazer grandes viagens né? Só queria fazer isto com a certeza que chegam bem. O que acham? e como os acondicion? pensei em metê-los em sacos de plástico e depois dentro de uma caixa de cartão,para não andarem a rebolar, vi numa loja de peixes que os acondicionam assim, o que me dizem? Desde já muitissimo obrigada. eu nao sou expert, mas nao sei se um garrafao nao seria uma boa soluçao... por 3 horas, acredito que dava pa meter uns 4 em cada garrafao... Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
Sergio Nunes Publicado: Agosto 7, 2009 Publicado: Agosto 7, 2009 nao sei o tamanho do teu aquario. mas se for grande o ideal seria fazeres uma tpa nesse dia. colocavas a água que retiras do aqua numa caixa de plastico (grande) e fechava-la bem. depois, se pudesses, colocavas numa caixa de cartão (para irem ás escuras). fazem a viagem na boa, nao podem é parar ao sol para irem almoçar e afins e deixar os peixitos lá dentro. acho que é uma ideia. mas podes perguntar numa casa de peixes como os transportam fica bem. Citar
Octávio Alves Publicado: Agosto 7, 2009 Publicado: Agosto 7, 2009 (editado) Boas Tânia Filipa, Como a viagem é grande, é necessário que o saco contenha mais ar que água, se conseguires arranjar daqueles sacos grandes era o ideal. Fazes uma TPA no dia anterior, e colocas os peixes no saco, com a água do aquário onde estão, apenas quando a tua amiga for para ir embora. Cumprimentos Octávio Alves Editado Agosto 7, 2009 por Octávio Alves Citar
oportunidade Publicado: Agosto 7, 2009 Publicado: Agosto 7, 2009 isso já me aconteceu... já tentei sacos...sacões...etc. a melhor maneira, para mim, era arranjar uma caixa em esferovite...cerca de 2 aerius no aki, maxmat, até numa peixaria....pões agua suficiente para os peixes e voilá. a água fica acondicionada na temperatura, visto k o esferovite é isolante. apenas diz á tua amiga que levante a tampa 1min de hora em hora para entrar um pouco de oxigénio "novo". vais ver que não te vais arrepender... Citar
mjm Publicado: Agosto 7, 2009 Publicado: Agosto 7, 2009 Olá. Tenho uma amiga que mora em Gaia e vem cá muitas vezes. Já apanhou o vício dos peixinhos e quer começar um aquário. Já está a ciclar, etc. O que acontece é que ela quer vir cá passar o outro f-d-s e perguntou-me se eu não lhe posso arranjar uns guppys, platis e mollys. Eu arranjo com todo o gosto...mas como é que ela os leva para Gaia? Pela A1 demoram cerca de 3 horas a chegar, mas não sei se vão pela Nacional para pouparem uns trocos e aí é quase o dobro do tempo.De qualquer maneira eles vão embora a partir das 19 horas para que os peixes não cheguem lá cozidos. Afinal os peixes custumam fazer grandes viagens né? Só queria fazer isto com a certeza que chegam bem. O que acham? e como os acondicion? pensei em metê-los em sacos de plástico e depois dentro de uma caixa de cartão,para não andarem a rebolar, vi numa loja de peixes que os acondicionam assim, o que me dizem? Desde já muitissimo obrigada. Olá Tânia, Assim dá perfeitamente. Não metas muitos peixes em cada saco, não metas no mesmo saco peixes que possam ser agressivos uns para os outros, não metas comida nenhuma - só água limpa do aquário e ar. A caixa pode ser de cartão ou esferovite, são ambos isolantes -- esferovite barata e muitos tamanhos na perpendicular à Est de Benfica junto ao Pastelinho de Benfica (mp se quizeres saber mais), se tiver espaço a mais podes encher com jornais ou sacos com ar para os outros irem mais seguros. Bjs, João Citar
alfapa Publicado: Agosto 7, 2009 Publicado: Agosto 7, 2009 Tania, Sacos de plástico grandes dentro de uma caixa de cartão. Ou garrafão de água. A vantagem do garrafão de água é poderes abrir a tampa. Por 3 a 4 horas desde que os sacos sejam grandes (3 a 4 litros) não há grande problema. Em todo o caso deixa uma boa quantidade de ar dentro de cada saco (30 a 40%). A movimentação que o transporte cria no saco/garrafão normalmente é suficiente para oxigenar a água. Não coloques mais que 4 a 6 peixes dentro de cada saco. PauloA Citar
alfapa Publicado: Agosto 7, 2009 Publicado: Agosto 7, 2009 Se a tua amiga tiver Tuppwerwares grandes aproveita para meter os sacos dentro dos Tupper... Se perderem agua não tem uma inundação no carro e os peixes não morrem. PauloA PS: já fiz viagens de 24H com escalares... quando se podia viajar com liquidos nos aviões... e com menos água. Citar
Tânia Filipa Publicado: Agosto 7, 2009 Autor Publicado: Agosto 7, 2009 Olá, em primeiro lugar quero agradecer a todos a ajuda que me estão a dar. Agora eu por mim opto pelo garrafão de 5 litros para cada 4 a 6 guppys. Eles não vão andar á cabeçada contra o garrafão? Optando eu pelo garrafão, encho até fazer 3 liros, 3,5 litros, ou 4 litros? Tenho alevines guppys com menos de 1 cm. Se for assim quantos poderei meter num garrafão?Posso dar-lhe alevins, quantos por garrafão? Aguentam a viagem? Citar
mjm Publicado: Agosto 7, 2009 Publicado: Agosto 7, 2009 Já recebi alevins do UK: 7-10 por saco de litro, 2 dias no correio, chegaram todos bem, os que vinham em água limpa. Citar
Sergio Nunes Publicado: Agosto 7, 2009 Publicado: Agosto 7, 2009 a ideia do garrafão é boa. tens é que ter muito cuidado quando meterás lá os peixes porque a entrada é pequena. dai eu optar pela caixa de plástico ou esferovite. Citar
lgass Publicado: Agosto 7, 2009 Publicado: Agosto 7, 2009 a ideia do garrafão é boa.tens é que ter muito cuidado quando meterás lá os peixes porque a entrada é pequena. dai eu optar pela caixa de plástico ou esferovite. eu diria que para os meter la é encher com agua ate meio, mete-los num saquinho, entrar com o saquingo e depois largar. mas volto a dizer que nao tenho experiencia eu diria que pa uma viagem de 3 horas, se encheres com uns 4L e eles abrirem o garrafao uma vez a meio da viagem deve dar pa uns 6 ou 7 (a vontade)... quantos aos alevins... ja nao sei... nao posso ajudar.... 1 cm quer dizer que teem o que? 1 mês? Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
Tânia Filipa Publicado: Agosto 7, 2009 Autor Publicado: Agosto 7, 2009 Sim, uns têm um mês, mais coisa menos coisa. Muito obrigada mais uma vez a todos pelas vossas respostas. Citar
lgass Publicado: Agosto 7, 2009 Publicado: Agosto 7, 2009 Sim, uns têm um mês, mais coisa menos coisa. Muito obrigada mais uma vez a todos pelas vossas respostas. um dia destes tmb cravo ai uns guppies... brincadeira... depois diz cm fizeste e cm correu Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
alfapa Publicado: Agosto 7, 2009 Publicado: Agosto 7, 2009 Num garrafão de 5 litros enche 3 a 4 litros (+-). Escolhe um garrafão de boca larga, tipo agua do Luso. Mete uma duzia ou mais de alevins. Se abrirem o garrafão a meio da viagem não há qualquer problema. Têm é de ter cuidado quando colocarem o garrafão no carro coloquem num sitio mais ou menos estável para evitar andar aos trabolhões. Outro cuidado a ter é que o chão do carro aquece. Principalmente nas viagens longas. Normalmente mais de um lado que do outro. Mas o dono do carro deve ter uma ideia. Para mim o melhor lugar é no chão atrás dos bancos da frente (assumindo que o carro tem espaço atrás dos bancos ou bancos atrás - que não é um Ferrari ou um comercial.... ) É mais estável e normalmente 2 garrafões não balançam muito nesse local. PauloA Citar
Jorge Oliveira Publicado: Agosto 7, 2009 Publicado: Agosto 7, 2009 Seja qual for o método que escolhas eu optaria por forrar sempre com esferovite,é super barato e isolante.Mal irá variar a temperatura e isso ajuda bastante. Citar O meu feedback
Recommended Posts