Areia...


Recommended Posts

Olá a Todos! :alberteinstein:

É assim, vou montar novamente o meu nano-reef de 50 lts e gostava de saber se posso utilizar como areão a Areia da Praia de Sesimbra?!

 

Posso ou não?

 

Agradeço Respostas!

 

Abraço ~

 

 

Mário Santos//

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a Todos! :unsure:

É assim, vou montar novamente o meu nano-reef de 50 lts e gostava de saber se posso utilizar como areão a Areia da Praia de Sesimbra?!

 

Posso ou não?

 

Agradeço Respostas!

 

Abraço ~

 

 

Mário Santos//

 

 

Boas ,penso que não seja aconcelhavel porque a nossa areia tem muita silicia e isso provaca algas no aquario(penso ser este o motivo ,espero não estar a dizer nenhuma bacorada).

 

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,penso que não seja aconcelhavel porque a nossa areia tem muita silicia e isso provaca algas no aquario(penso ser este o motivo ,espero não estar a dizer nenhuma bacorada).

 

 

Fica bem

 

Olha eu tenho tido sempre areia da Praia de Mira tanto em salgados (este está a iniciar) com em água doce e não tenho tido problemas com algas....

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu tenho tido sempre areia da Praia de Mira tanto em salgados (este está a iniciar) com em água doce e não tenho tido problemas com algas....

 

 

nao sei qual o efeito dos silicatos na agua doce mas na agua salgada provoica algas .Como o teu aquario esta no inicio pode ainda não se notar mas mais tarde e com mais luz pde aparecer .

Eu posso estar errado mas foi o que me disseram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sei qual o efeito dos silicatos na agua doce mas na agua salgada provoica algas .Como o teu aquario esta no inicio pode ainda não se notar mas mais tarde e com mais luz pde aparecer .

Eu posso estar errado mas foi o que me disseram.

 

É uma questão de controlo e limpeza...

Fala com o Luís Rodrigues que tem experiência.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a Todos! :)

É assim, vou montar novamente o meu nano-reef de 50 lts e gostava de saber se posso utilizar como areão a Areia da Praia de Sesimbra?!

 

Posso ou não?

 

Agradeço Respostas!

 

Abraço ~

 

 

Mário Santos//

 

 

Olá Mário

 

Vou falar-te na minha experiência...como tal vale o que vale.

Tenho o meu àqua montado com àgua salgada há 28 anos...e como à època não havia (pelo menos em Porugal)nada do que hoge temos à disposição...vali-me na altura,da areia da praia da Figueirinha em Setúbal (um misto de areia grossa e pequenas cascas de bivalves e conchas de búsios) que mantenho até hoge (dá para ver em AquaNeves no reefforum...peço desculpa mas ainda não sei como colocar aqui fotos) e sempre que tive algas,foi devido a demasiada carga orgânica,reposição com àgua de rede,manutenção deficiente e descuidada e isenção de escumador.Depois que passei a Reef (anteriormente era Fisch only) com reposição de àgua de osmose,manutenção cuidada e escumação (Tpas foram sempre feitas com àgua natural),nunca mais tive problemas com algas.

Para concluir,dizer...se puderes pôr o substrato que normalmente se usa em Reef,deves fazê-lo...a razão ùnica prende-se com o facto de a areia que uso (e a que pretendes) não permitir a explosão de alga coralina que normalmente se encontra em qualquer àqua com substracto de hamileda ou outra...específica para reef.

Espero ter ajudado.

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a Todos e MUITO OBRIGADO pela ajuda!

 

Bem.. eu estive na AVIPEIXE em Fernão Ferro e o Dono da Loja disse'me q não havia problema em introduzir areia de Praia, mas 1º devia lava-la muito bem e dar-lhe um tratamento tipo "demolhar do Bacalhau" =D

 

Depois disso ela estaria pronta para passar ao aquário!

 

Abraços ~

 

Mário Santos// :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar a minha opinião sobre isto.

 

Há 6 anos atrás, montei o meu salgado. Fui a uma loja perto do trabalho e o sr. vendeu-me areia viva...quer dizer, areia da praia, fui enganado. Tive problemas enormes de algas derivado à silica e a não ter praticamente nenhum material calcario.

Existem zonas que tem areia com pouca silica e mais material calcario, o que é bom, mas acho que hoje em dia mais vale optar por material próprio do que remediar.

 

Para quem não sabe como colocar fotos, vejam este tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Silicatos (da Sílica) potencia o crescimento de Algas chamadas Diatomáceas. Daí não ser nada aconselhado usar.

 

As diatomáceas possuem uma "carapaça" chamada Frústula que é composta por.... adivinhem lá... Sílica. Daí a água da nossa costa, em certas alturas do ano, ser rica neste Composto. Engraçado que se medirmos os Silicatos da Água do mar, pode ás vezes, sair fora da escala, e 3 dias depois..... estar a zeros :character0050: Mas isso significa que as Diatomáceas usaram-no. Como?

 

As Diatomáceas, quando atingem o "pico" do seu ciclo de vida e a sílica começa a escassear têm o poder de na sua reprodução produzir cistos de resistência que se depositam no fundo do mar, e quando há de novo compostos com sílica disponíveis na água, activam o seu funcionamento.

 

Portanto das duas uma... ou apanham água rica em silicatos, ou em diatomáceas. As diatomáceas num aquário é interessante porque é IMPORTANTÍSSIMO no Fitoplâncton. Obviamente a adição da água do mar trás diatomáceas, daí virmos corais muito abertos quando usamos água do mar (OBVIAMENTE há mais coisas na água do mar, mas as Diatomáceas são a BASE do Fitoplâncton, são os organismos mais importantes e abundantes).

 

Mas num recife de coral, como se comportam? Porque não as queremos? Porque são sensíveis à temperatura, e no estado "natural" estão sempre a surgir e a desaparecer. Não gostam de águas muito quentes nem muito frias. Surgem na nossa costa, portanto, nos meses da Primavera e Outono. Quando a temperatura é "assim-assim". Se nos nossos aquários a temperatura é sempre constante, e se tivermos uma grande fonte de silicatos elas estão sempre a reproduzir... sempre... SE houver uma fonte permanente de Sílica, como a Areia das nossas praias... que curiosamente é rica em Sílica devido a grande parte dos grãos de areia das nossas praias ser constituido por rocha (Devido à erosão) e a Diatomáceas MORTAS com muitos anos... cuja "carapaça" (Frústula) é constituida pela Sílica 8como já disse).

 

Portanto, após este texto todo, creio que expliquei o porquê da areia da praia não servir para os nossos aquários (produção contínua de diatomáceas -> baixos níveis de oxigénio -> morte de peixes e corais -> depósito de novas algas na rocha), e que o senhor que te aconselhou areia da nossa praia para um aquário de recife deveria ler algumas coisas e deixar de aconselhar clientes com conhecimentos "do século passado" quando não havia literatura nenhuma.

 

Um abraço,

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais