Recommended Posts

Publicado

olá bom dia.

tenho um bótia zebra há algum tempo e de há uns dias para cá anda sempre escondido.

faz um buraco entre o areão e um apedra e passa lá dia e noite.

parece que está morto.

quando vou tocar-lhe para ver se está morto foge de lá e passado pouco tempo volta ao mesmo.

estará doente?

também já me lembrei que tenha frio porque desliguei o termostato mas a água está a 26º.

alguém me pode ajudar?

bem haja

Publicado:
olá bom dia.

tenho um bótia zebra há algum tempo e de há uns dias para cá anda sempre escondido.

faz um buraco entre o areão e um apedra e passa lá dia e noite.

parece que está morto.

quando vou tocar-lhe para ver se está morto foge de lá e passado pouco tempo volta ao mesmo.

estará doente?

também já me lembrei que tenha frio porque desliguei o termostato mas a água está a 26º.

alguém me pode ajudar?

bem haja

pelo que eu sei (que é muito pouco mas acho que todas as ajudas sao bem vindas)~esses peixes sao muito manhosos. e conseguem ficar parados no mm sitio mt tempo sem que isso signifique necessariamente que estejam mal

ela esta com peixes agressivos? pode ter apanhado algum susto ou assim.

esses peixes tmb gostam de esconderijos. quando tu lhe tocas ele foge arrebitado ou nada penosamente?

porque se ele fugir normalmente, creio que nao tenhas que te preokupar. ele pode apenas ter descoberto uma maneira de tar confortavel.

de qualquer maneira, monitoriza pa ver como vai andando.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Vejam aqui o meu aqua!

Publicado:

ele simplesmente foge como se não fose nada com ele.

depois volta, normalmente ao mesmo sitio.

e ali permanece muitissimo tempo.

e está com a cor um pouco descorada, mas isso parece-me que é por estar muito tempo escondido e apanhar pouca luz.

Publicado:
ele simplesmente foge como se não fose nada com ele.

depois volta, normalmente ao mesmo sitio.

e ali permanece muitissimo tempo.

e está com a cor um pouco descorada, mas isso parece-me que é por estar muito tempo escondido e apanhar pouca luz.

que tal colocar uma pedrita no sitio onde ele se esconde?

so para ver a reacçao? ;)

baralhar-lhe o sistema...

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Vejam aqui o meu aqua!

Publicado:

fiz aqui uma pesquisa no forum

poderá ser isto? se bem que teria que afectar mais peixes... embora cada um tenha a sua resistencia

Prostação Nervosa:

Sintomas: Os peixes ficam tímidos, afastam-se dos companheiros, deixam de comer e ficam no fundo.

Causa: Por problemas de água.

Tratamento: Manter a temperatura elevada pois se trata de peixes tropicais, é aconselhável substituir 1/3 da água, completar sempre o nivel da água, mais só com água fresca e de boa qualidade ou substituí-la total ou parcialmente, nas épocas adequadas, para evitar que se alterem sua qualidade e composição química, para não prejudicar os peixes.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Vejam aqui o meu aqua!

Publicado:
para já nao voltou para o buraco mas arranjou outro sitio apertado para se meter

se calhar devia fazer os testes todos à agua para ter a certeza que nao é Prostação Nervosa:

Sintomas: Os peixes ficam tímidos, afastam-se dos companheiros, deixam de comer e ficam no fundo.

Causa: Por problemas de água.

Tratamento: Manter a temperatura elevada pois se trata de peixes tropicais, é aconselhável substituir 1/3 da água, completar sempre o nivel da água, mais só com água fresca e de boa qualidade ou substituí-la total ou parcialmente, nas épocas adequadas, para evitar que se alterem sua qualidade e composição química, para não prejudicar os peixes.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Vejam aqui o meu aqua!

Publicado:

Desculpem, mas vou meter a minha colherada:

Os Botia são, por natureza, peixes noctivagos, o comportamento que descreves é perfeitamente normal ( dormem de dia, deitados no fundo, e, de perferência dentro de uma toca). Não deves estranhar e não tapes o buraco por ele feito, pois é a sua natureza procurar locais escondidos onde possa fazer o seu canto. Se ele estiver sozinho trata de lhe arranjar companhia, ele agradece, e tu terás oportunidade de te deliciares com as brincadeiras que eles praticam quando em conjunto!

Abraço!

Francisco Guedes

Publicado:

hummmm

eu tinha lido isso sobre os bótia mas estranhei porque ele não era assim.

só começou a ser assim quando comprei uma calha com mais iluminaçao.

ou seja, provavelmente ele estranhou tanta luz e faz isso de dia.

vou espreitar quando as luzes se apagarem para ver se muda de atitude.

ele tem um limpa vidros e um plecostumos (acho que está mal escrito) de companhia.

estão para vir mais mas só daqui a uns dias.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!