Neocaridina Heteropoda var. Yellow


Octávio Alves

Recommended Posts

Nome Popular: var. Yellow

Nome Científico: Neocaridina heteropoda var. "yellow"

Origem: Japão

Sociabilidade: Grupo

Comportamento: Pacífico

pH:6.5 a 7.5

Temperatura: 20ºC a 28ºC

Tamanho em Adulto:2.5 cm a 3 cm

Ordem: Superior

 

pict3141.jpg

 

 

 

Os Yellows, conhecidos assim pela sua linda coloração amarela, são umas das variantes apuradas da Neocaridina Heteropoda, como tal não existem na natureza.

São muito proliferos, as fêmeas carregam em média cerca de 25 ovos (mais novas menos ovos, mais velhas mais ovos), com uma gestação de 25 a 40 dias, dependendo dos parâmetros da água, sendo a temperatura a maior responsável por essa oscilação, pois acelera o seu metabolismo assim como encurta o seu tempo de vida.

O dimorfismo sexual é idêntico aos restantes Neocaridinas Heteropodas, ou seja, torna-se fácil de identificar o sexo dos yellows pois as fêmeas são mais largas e tendem a ter uma coloração mais intensa do que o macho, quando as fêmeas se encontram férteis, podem-se identificar também através da sela que possuem nas costas, normalmente identificadas por "mancha nas costas".

 

Essa "mancha nas costas" são os ovos à espera de serem fecundados pelo macho, sendo depois transportados para a barriga da fêmea, de onde nascem pequenas réplicas dos pais.

 

A fêmea apenas solta os ovos quando: Não se encontram fecundados ou a fêmea não tem condições adequadas à sua habitabilidade, o que provocam stress.

 

Tal como outros camarões, não sendo excepção, os yellows são muito sensíveis, são os primeiros a sofrer quando a água não se encontra em bom estado (parâmetros errados).

 

pict3630z.jpg

Macho Neocaridina Heteropoda var. Yellow.

 

pict3645.jpg

Fêmea ovada Neocadirina Heteropoda var. Yellow.

 

pict3163.jpg

Cria de Neocaridina Heteropoda var. Yellow

 

Texto: Octávio Alves / Hugo R. Silva

Fotografia: Octávio Alves

Edited by Hugo R. Silva
  • Upvote 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.