Recommended Posts

Publicado:
boas pessoal estou a pensar e aproveitar para comprar um projector de hqi de 70 watts a um membro do fórum estes projectores são indicados para aquários ate quantos litros

Boas,

Se fôr pra um plantado com plantas exigentes a nivel de iluminação vai pela regra de 1w por litro,ou seja 70w para aqua de 70lt.

Se fôr pra ter plantas de pouca exigencia ou mesmo pra um comunitario de peixes póde perfeitamente dar pra um aqua na casa de uns 120lt ou mesmo mais,mas atenção as lâmpadas de HQI têm uma abertura do feixe de luz algo reduzida por isso se o aqua fôr demasiado comprido é provavel que fiquem zonas menos bem iluminadas nas pontas,outra coisa a ter em atenção é o calor que estas lâmpadas produzem,por isso é obrigatorio deixar alguma distancia do projector ao nivel da agua,geralmente um minimo de 30cm.

Um abraço.

Publicado:
mas pelo que sei a hqi são melhores que as t5 ou t8 porque a luz consegue perfurar a uma maior profundidade

Exacto,conseguem ter um indice de penetração de luz em profundidade na agua bastante superior ás T5 e T8,alem de terem um maior indice de restituição cromatica,ou seja,apresentam a cor de forma mais proxima do que ela é na realidade.

Mas o que disse não tem nada a ver com isso,eu falei foi da abertura do foco de luz,ao contrario das fluorescentes que emitem luz a toda a sua volta,as HQI emitem um feixe de luz em forna de V invertido o que obriga a ter em atenção a correcta distancia da lâmpada á agua pra garantir que esse feixe ilumina todo o aqua.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!