Nano plantado 9L evolução


thiago petrellio

Recommended Posts

Ola a todos sou mais novo integrante para esse hooyb fantastico que é o aquarismo. Meu nome é thiago 19 anos e plantei ontem uma especie de teste, um aquario de 9l . Sou muito grato desde ja a esse site que me procpocionourmuito conhecimento, para que eu pudesse começar a minha caminhada no hooby.

Bom agora começa minhas duvidas, quando plantei não consegui afundar muito os cauteles das plantas ao fundo (esqueci o nome coisa de iniciante) pois o caule da mesma é muito maleavel, eu tenho que plantar até o caule chegar a encostar na camada fertil? ou as raizes que se formarão "caminhará" até lá?

 

Outra duvida é que eu fiz um co2 caseiro e o mesmo demorou umas 2 horas 3 horas para comecr ar a fazer bolhas de co2, éé normal? e ainda estáá um pouco fraco (4 horas passadas da montagem).

 

Depois Quando me sentir seguro nesses aquario plantado plantarei um novo nano de 20l e assim por diante até chegar no meu sonho de consumo acima de 200l

 

Conto com a ajuda de todos e estou a disposiçãão para qualquer coisa (mesmo meus que meus condecimentos não sejam muito grande)

 

ai vai o setup a algumas fotos, e desde já agradeço a todos.

 

Iluminação: lâmpada florescente compacta de 8W. Pode ser?

filtragem: externa por enquanto só com lã de vidro mas vou colocar cerâmica. O que acaham?

substrato: humu plus prodac + fundo vivo prodac + uma camada de areia para isolar e não deixar o humu subir, e basalto ao todo 6cm ta bom ou muito fundo?

flora: não sei direito, mas axo que é uma Eleocharis "Mínima"(ou coisa assim) atra axo que é cauda ou rabo de raposa(rs).

Co2: caseiro

 

ai vai a foto, desculpem a qualidade das mesmas a camera não está aqui e tirei do celular mesmo:

p90216072009.jpg

 

em breve posto mais fotos é que agora está tarde rs.

 

Grato a todos.

Editado por thiago petrellio

Nano 9lts

avatardwc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom venho agora depois de 3 dias da montagem. Ainda nõ vi diferenças nas plantas, apenas inseri mais alguma plantas, e ate agora não vi as mesmas fazerem fotossintese(não vi bolhas de oxigênio), isso é normal? Bom ai vão mais algumas fotos.

 

p90619072009.jpg

p90719072009.jpg

p90919072009.jpg

p91019072009.jpg

p91119072009.jpg

p91219072009.jpg

p91319072009.jpg

Nano 9lts

avatardwc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, o aquário até que está bom para a 1º vez, mas tens ainda bastantes aspectos para melhorar....

As plantas creio que a detrás é cabomba verde, cabomba caroliniana e mais uma que não me lembro do nome...

E a da frente é a eleochris parvula, se não me engano....

Fica bem e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valew pelos comentários Hugo sera de grande ajuda qualquer crítica ou sugestão.

Vou esperar as plantas se estabilizarem um pouco para fazer uma poda e colocar em prática o layout pretendido por mim.

Agradeco desde ja e logo mais mais fotos espero que chegue logo minha camera.

valeu. :D

Nano 9lts

avatardwc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos sou mais novo integrante para esse hooyb fantastico que é o aquarismo. Meu nome é thiago 19 anos e plantei ontem uma especie de teste, um aquario de 9l . Sou muito grato desde ja a esse site que me procpocionourmuito conhecimento, para que eu pudesse começar a minha caminhada no hooby.

Bom agora começa minhas duvidas, quando plantei não consegui afundar muito os cauteles das plantas ao fundo (esqueci o nome coisa de iniciante) pois o caule da mesma é muito maleavel, eu tenho que plantar até o caule chegar a encostar na camada fertil? ou as raizes que se formarão "caminhará" até lá?

Não te necessitas de preocupar com isso, as plantas desenvolvem as suas raizes em busca de fontes de "alimento"...

Outra duvida é que eu fiz um co2 caseiro e o mesmo demorou umas 2 horas 3 horas para comecr ar a fazer bolhas de co2, éé normal? e ainda estáá um pouco fraco (4 horas passadas da montagem).

Normalmente, quando bem feito demora cerca de 1 h e manda bolhas a um ritmo frequeente, por isso talvez te tenhas enganado em alguma coisa...

Depois Quando me sentir seguro nesses aquario plantado plantarei um novo nano de 20l e assim por diante até chegar no meu sonho de consumo acima de 200l

Esperemos que sim !

Conto com a ajuda de todos e estou a disposiçãão para qualquer coisa (mesmo meus que meus condecimentos não sejam muito grande)

Sempre que puder, podes contar com a minha ajuda...

ai vai o setup a algumas fotos, e desde já agradeço a todos.

 

Iluminação: lâmpada florescente compacta de 8W. Pode ser?

Perfeitamente !

Já agora quantas horas por dia está ligada ?

filtragem: externa por enquanto só com lã de vidro mas vou colocar cerâmica. O que acaham?

Creio que seja um bocado demais para 9 l os filtros externos costumam ser potentes ... Quantos l\h faz ?

substrato: humu plus prodac + fundo vivo prodac + uma camada de areia para isolar e não deixar o humu subir, e basalto ao todo 6cm ta bom ou muito fundo?

Quanto mais melhor para as plantas, apesar de perderes algum espaço e litragem no aquário....

flora: não sei direito, mas axo que é uma Eleocharis "Mínima"(ou coisa assim) atra axo que é cauda ou rabo de raposa(rs).

Já respondi ...

Co2: caseiro

 

ai vai a foto, desculpem a qualidade das mesmas a camera não está aqui e tirei do celular mesmo:

p90216072009.jpg

 

em breve posto mais fotos é que agora está tarde rs.

 

Grato a todos.

Respondi a todas as dúvidas anteriores a vermelho....

E pelo jeito tens tudo o que é preciso para começar no hobby :D

Depois tens de arranjar mais algumas pedrinhas semelhante a essa grande para dar mais promenor ao aqua, depois mais á frente podes rever essa flora para uma mais bonita...

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom venho agora depois de 3 dias da montagem. Ainda nõ vi diferenças nas plantas, apenas inseri mais alguma plantas, e ate agora não vi as mesmas fazerem fotossintese(não vi bolhas de oxigênio), isso é normal? Bom ai vão mais algumas fotos.

 

p90619072009.jpg

p90719072009.jpg

p90919072009.jpg

p91019072009.jpg

p91119072009.jpg

p91219072009.jpg

p91319072009.jpg

 

 

Estás num bom caminho agora é sempre a evoluir ;:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valeu Hugo pela disposição e respostas, obrigado kiko pelo apoio.

Então Hugo é um filtro externo que faz 60 lts/h, devo ajustar para a potencia baixa? Pois o mesmo está no medio.

A questão da iluminação fica ligada umas 16h por dia, eu axo que é muito, mas é porque gosto de ficar olhando pra ele rs. Nessa questão tenho que ter mais disciplina. Qtas horas você aconcelha?

Vou arrumar mais algumas pedras iguais a essa, porem, menores.

A flora inicial é mais um teste, dessa flora pretendo deixar apenas a eleochris parvula para formar um carpete, e adicionar a Echinodorus tenellus ao fundo. E ai sim adicionar uma fauna.

 

Ps.O PH se mantém em 6,2 devo manter ou aumentar? e como fazer isso?

 

Grato pela ajuda de todos

Nano 9lts

avatardwc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valeu Hugo pela disposição e respostas, obrigado kiko pelo apoio.

Então Hugo é um filtro externo que faz 60 lts/h, devo ajustar para a potencia baixa? Pois o mesmo está no medio.

Então está bom ... Eu disse o que disse porque normalmente os filtros externos costumam ser bastante potentes ...

A questão da iluminação fica ligada umas 16h por dia, eu axo que é muito, mas é porque gosto de ficar olhando pra ele rs. Nessa questão tenho que ter mais disciplina. Qtas horas você aconcelha?

Como o aquário está na fase inicial, se continua assim vai ter muitas alguinhas ... Aconcelho umas 8 horas ...

Vou arrumar mais algumas pedras iguais a essa, porem, menores.

A flora inicial é mais um teste, dessa flora pretendo deixar apenas a eleochris parvula para formar um carpete, e adicionar a Echinodorus tenellus ao fundo. E ai sim adicionar uma fauna.

Não podes adicionar muita fauna ! Esse aquário apenas deveria ter uns camarões ....Ps.O PH se mantém em 6,2 devo manter ou aumentar? e como fazer isso?

Depende da fauna que quiseres manter mas o ideal era 6.5- 7.0 Podes meter umas conchas da praia no filtro para aumentar o phGrato pela ajuda de todos

 

Aqui tens ... :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos, vim trazer noticias do meu nano. Valeu hugo mais uma vez pelas respostas.

Hugo minhas plantas estão indo muito bem, cresceram bastante, principalmente as de trás (cabomba verde e outra que não sabemos o nome) só que estão ocupando muito espaço e crecendo rapido, pensei em retira-las do aqua, deixando apenas a Eleocharis "Mínima" (Eleocharis parvula) que também está crescendo bastante, e colocando alguma planta tipo relva porem menor do que as que estão ao fundo do aqua. Outra solução que pensei é de passar a Eleocharis "Mínima" (Eleocharis parvula) para trás e plantar algum carpete menor, alem de adicionar mais umas 2 pedras menores. O que acha? Aceito com a maior atenção opniões para o layout. algumas fotos

 

Elas cresceram bastante de altura e de volume elas não ficariam boas ao fundo? ai embaixo um exemplo de como usala ao fundo:

iwagumi21.jpg

p91421072009.jpg

p91521072009.jpg

p91621072009.jpg

p91721072009.jpg

p91921072009.jpg

 

Valeu Hugo pelo apoio.

Nano 9lts

avatardwc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes alguma fertilização ?

Para a maior parte das plantas de tapete é necessária uma fertilização...

 

No momento não, a fertilização que você fala é aquela liquida??? Qual fertilizante recomenda???

Em relação a parvula ela fica muito alta? e demora para fechar o carpete?

Ou coloco outro carpete deixando a parvula como uma relva ao fundo do aqua??

 

valeu

Editado por thiago petrellio

Nano 9lts

avatardwc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é da liquida...

Depende se quiseres uma não muito cara mas que também não é muito barata podes ir para o da Tropica...

Mas depois com fertilizantes não deves ter invertebrados... E de fauna não devias ter nada se não invertebrados pois o aquário é bem pequeno...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos, decidi deixar como carpete o Eleocharis parvula, espalhei as mudas que tinha e retirei as demais plantas pois as mesma cresciam muito rapido e o aqua como podem perceber é minúsculo. Fiz uma mudanca na pedra enterrando-a um pouco e mudando seu angulo tambem fiz algumas pequenas elevações no basalto. Futuramente(futuro proximo) vou colocar umas e pedras menores para valorizar mais o layout. Espero que a Eleocharis parvula cresca rapido (será que cresce?) quero dar um ar de relva com pedras sumindo entre a vegetação creio que vai ficar legal. aceito sugestões de layout ou qualque outra coisa que possa agregar ao meu projeto (inclusive críticas), o ph varia entre 6,2 e 6,4 (O que acham?), pretendo como fauna peixes pequenos como neons no maxímo três, esse ph seria apropriado?

 

Chega de papo ai vão as fotos.

 

p92724072009.jpg

p92824072009.jpg

p92924072009.jpg

p93024072009.jpg

p93124072009.jpg

 

Grato desde já,

Abs a todos e comentem pois é de grande ajuda.

Nano 9lts

avatardwc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor, muito melhor :)

Agora sugiro, que pode a eleocharis mais juntinho do substracto porque assim depois cresce mais depressa e mais saudável...

E ainda faltam algumas pedrinhas para dar mais promenores....

Estás num bom caminho ! Mas devias arranjar mais uma ou duas plantas diferentes de moita para a parte detrás do aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor, muito melhor :sunbathing:

Agora sugiro, que pode a eleocharis mais juntinho do substracto porque assim depois cresce mais depressa e mais saudável...

E ainda faltam algumas pedrinhas para dar mais promenores....

Estás num bom caminho ! Mas devias arranjar mais uma ou duas plantas diferentes de moita para a parte detrás do aquário

 

Tinha pensado nisso mesmo em plantas para a parte de trás do aquario, vc sugere algum nome?

A outra coisa as vezes quando chego do serviço ou logo quando acordo a agua esta meio branca pareçe um nevoeiro, sabe o que pode ser? se é normal isso?

 

valeu Hugo :twisted:

Editado por thiago petrellio

Nano 9lts

avatardwc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha pensado nisso mesmo em plantas para a parte de trás do aquario, vc sugere algum nome?

A outra coisa as vezes quando chego do serviço ou logo quando acordo a agua esta meio branca pareçe um nevoeiro, sabe o que pode ser? se é normal isso?

 

valeu Hugo :sunbathing:

se passares a fazer fertilizações acho que a glosso se aguenta, e metias a eleocharis na parte detrás da rocha....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se passares a fazer fertilizações acho que a glosso se aguenta, e metias a eleocharis na parte detrás da rocha....

 

é estive pensando nisso, mas é o seguinte, eu vi alguns setups para verificar as fertilizações e há muitos tipos e ai eu fiquei ainda mais confuso. Que tipo devo usar? ha outra pergunta quero colocar mais pedras, umas duas para compor o layout e fazer algumas elevações maiores na camada inerte, a pergunta é a seguinte.

 

A camada fertil deve seguir as elevações? pois as mesma está nivelada, e quero fazer elevações maiores na camada inerte e tenho medo que a parvula não alcance a camada fertil. O q devo fazer?

 

grato

Nano 9lts

avatardwc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que basta fazeres na camada inerte porque depois as raizes chegam lá sozinhas ...

E o fertilizante pode ser um que seja completa com todos os nutriente essenciais...

 

Está decicido, vou colocar mais 3 pedras menores, fazer alguns relevos no substrato e colocar um carpete com glossostigma, passar a parvula para a parte de tras das pedras e tambem talvez a hemianthus aquela que vira uma moita.

So que tenho que esperar entrar alguma verba agora no final do mes.

 

Cumps

Nano 9lts

avatardwc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez mudei o layout espero que agora em definitivo, mas sempre serão benvindas sugestões.

Vou adicionar mais umas pedras menores ao lado da pedra ja existente, colocarei uma carpete de glossostigma na frente, e parvula vai para a parte de trás do aqua, atras da pedra vou colocar uma moita de hemianthus, e talvez uma planta de tons avermelhados.

 

ai vai as fotos, pretendo fazer as mudanças comentadas ainda essa semana e postarei as fotos. Comentem

 

p93828072009.jpg

p93328072009.jpg

p93528072009.jpg

p93628072009.jpg

p93728072009.jpg

 

Grato a todos

Nano 9lts

avatardwc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dei uma repaginada,

Plantei umas glossostigma, coloquei mais umas rochas e atrás das rochas coloquei as parvulas, ai vai as fotos

 

Desculpa o vaso de glosso encima da rocha é que sobrou muito e vou usar no outro aqua depois.

 

p94501082009.jpg

p94001082009.jpg

p94101082009.jpg

p94201082009.jpg

p94301082009.jpg

p94401082009.jpg

Nano 9lts

avatardwc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, é plantar o resto da glosso, dar uns toques nas rochas e deixar crescer....

Se quiseres podes deixar a glosso como está mas eu plantava o resto para teres o tapete mais depressa ...

Já agora podes dizer-me quanto custou essa glosso ?

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, é plantar o resto da glosso, dar uns toques nas rochas e deixar crescer....

Se quiseres podes deixar a glosso como está mas eu plantava o resto para teres o tapete mais depressa ...

Já agora podes dizer-me quanto custou essa glosso ?

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, é plantar o resto da glosso, dar uns toques nas rochas e deixar crescer....

Se quiseres podes deixar a glosso como está mas eu plantava o resto para teres o tapete mais depressa ...

Já agora podes dizer-me quanto custou essa glosso ?

Fica bem

 

Creio que você more em portugal né? Aqui no Brasil custou 8 reais, o real aqui é 1/3 de euro + ou -, então paguei em euro 2,66. Em uma loja bem tradicional de São Paulo.

Nano 9lts

avatardwc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.