Inicio DO meu aqua marinho de 35 litros


moreno15

Recommended Posts

Ola o mue aquaa marinho e da marca JAD tem 35 litros ele e igualzinho ao aquario da boyu LT 450 so que mais pequenos..Eu gostava de ajuda nas seguintes questões

 

1 mais ou menos quantos KG de substrato vou precias e qual o melhor subtrato eu gostava de ter um substrato fininho e cmasi virdo para o claro

 

2- e se no meu aqua dapara ter corais moles e duros e ter 2 peixes palhaço e um anemona

 

3- Será melhro encher o aquario com agua marinha ou ocm agua osmose~

 

4-A bomba que veio no meu aquario e de 400 L/H será que chega?? e que o meu aqua veio com um tipo sump atras com o escumador e bomba e cramica e biobolas

 

5- o tipo de rochass que meto no aqua quando enchelo são as rochas mortas ou posso misturar rochas mortas com vivas?? ou se compro ja aquelas rochas que se vendem nas lojas com alguns corais moles???

 

6-o meu aqua será que precisa de bomba de circulação??

 

GOSTAVA MUITO QUE ME AJUDASSEM E QUE ME DESSE OPINIÕES NA SUA MONTAGEM E DECORAÇÃO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola o mue aquaa marinho e da marca JAD tem 35 litros ele e igualzinho ao aquario da boyu LT 450 so que mais pequenos..Eu gostava de ajuda nas seguintes questões

 

1 mais ou menos quantos KG de substrato vou precias e qual o melhor subtrato eu gostava de ter um substrato fininho e cmasi virdo para o claro

 

2- e se no meu aqua dapara ter corais moles e duros e ter 2 peixes palhaço e um anemona

 

3- Será melhro encher o aquario com agua marinha ou ocm agua osmose~

 

4-A bomba que veio no meu aquario e de 400 L/H será que chega?? e que o meu aqua veio com um tipo sump atras com o escumador e bomba e cramica e biobolas

 

5- o tipo de rochass que meto no aqua quando enchelo são as rochas mortas ou posso misturar rochas mortas com vivas?? ou se compro ja aquelas rochas que se vendem nas lojas com alguns corais moles???

 

6-o meu aqua será que precisa de bomba de circulação??

 

GOSTAVA MUITO QUE ME AJUDASSEM E QUE ME DESSE OPINIÕES NA SUA MONTAGEM E DECORAÇÃO

ola

1 mais ou menos quantos KG de substrato vou precias e qual o melhor subtrato eu gostava de ter um substrato fininho e cmasi virdo para o claro

podes usar areia sugar size e metes mais ou menos 2 a 3cm de altura

 

2- e se no meu aqua dapara ter corais moles e duros e ter 2 peixes palhaço e um anemona

para os corais depende da iluminação que puseres

para esses litros nem 1 palhaço

 

3- Será melhro encher o aquario com agua marinha ou ocm agua osmose~

o aquario é cheio com água salgada, podes recolher ou então fazes em casa. a água de osmose serve para as reposições que vais ter que fazer para a agua que vai evaporando.

 

4-A bomba que veio no meu aquario e de 400 L/H será que chega?? e que o meu aqua veio com um tipo sump atras com o escumador e bomba e cramica e biobolas

 

5- o tipo de rochass que meto no aqua quando enchelo são as rochas mortas ou posso misturar rochas mortas com vivas?? ou se compro ja aquelas rochas que se vendem nas lojas com alguns corais moles???

podes usar metade rocha viva metade rocha morta, mas para o teu caso visto o aquario ser pequeno aconselho-te a comprar rocha viva de boa qualidade, não te esqueças que a rocha vai ser o teu filtro biologico.

 

6-o meu aqua será que precisa de bomba de circulação??

deves usar uma bomba de circulação de 900 l/h ou um pouco mais para criar circulação no aquario de modo a não teres zonas mortas onde se podem acumular detritos

 

isto é o que te posso ajudar, espera por opiniões do pessoal mais experiente que te podem ajudar melhor do que eu

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente começa a ser uma prática comum, o pessoal comprar os aquários sem pesquisar primeiros as condições mínimas de manutenção dos peixes.

 

Para um aquário dessa litragem, pensa mais em corais e invertebrados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente começa a ser uma prática comum, o pessoal comprar os aquários sem pesquisar primeiros as condições mínimas de manutenção dos peixes.

 

Para um aquário dessa litragem, pensa mais em corais e invertebrados.

 

Eu diria mais, para um aquario dessa litragem pensa mas é em ter camarões mas red cherry de agua doce e mesmo assim acho que é pequeno!

 

Com um aqua dessa litragem meter-se num salgado é uma loucura, só se for mesmo para ter um coral!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria mais, para um aquario dessa litragem pensa mas é em ter camarões mas red cherry de agua doce e mesmo assim acho que é pequeno!

 

Com um aqua dessa litragem meter-se num salgado é uma loucura, só se for mesmo para ter um coral!

ola

amigo vitor em vez de fazer comentários destrutivos veja primeiro os muitos exemplos de aquarios com esta litragem que tem bastante sucesso a longo prazo.

se o aquario for bem pensado não é loucura nenhuma podes ver varios exemplos neste site http://www.nano-reef.com/ ou então ve a minha assinatura e vais ver que estão varios corais e não apenas 1

como em tudo é uma questão de planeamento e bom senso.

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não ser adepto de aquarios assim tao pequenos para agua salgada, é perfeitamente viável manter um tal, como o amigo Paulo Rocha referiu, e nos deu exemplos bem bonitos destes exemplares. Contudo penso que para se ter um aquario destas dimensões há que fazer tudo com um bom planeamento, não falhar nas TPA´s e cuidado tambem com o que se lá coloca. Bom senso nos vivos escolhidos poderão ser uma mais valia para um nano saudavel.

 

É a minha humilde opiniao.

 

 

Cumprimentos

Paulo Conceição

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos seus comentarios Paulo Rocha e Conçeilão fico muito agradecido.. eu ja algum tmepo atras tinha criado otro topico pq eu vou ter dois aquarios de agua salgada um de 200 litros que vai ficar na sala e este de 35 litros no meu quarto...neste aquario de 35 litros eu so quero ter corais vivos e molese um camãrão... e este aqua é só para poder dar otro ar ao meu quarto.... eu só perguntei pelo peixe palhaço só para saber saber se era aconçelhavel ou não..mas é muito arriscado ter um peixe palhaço???... Jah arranjei uma bomba de ciculão de 1000 litros e uma de 800 e tal....Será que não da para ter nemhum peixe???...atão pelo que percebi a agua osmose e so para as TPA´s é que na loija avi peixe de campo de orique (lisboa)tinham.me dito que se podia encher o aquario com água de osmose :S....Eutenho facil acesso as praias de cascais (Carcavelos...Sto.Amaro...Torre..Estoril..etc) eu só não apanho a água da praia pq tenho medo de ir buscar agua contaminada é que dizem que as prais de casacais tem muita poluição...Será que laguém me diz se há alguma praia De cascais onde seija aconçelhavel ir recolectar água???

 

Obrigado

Raul Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos seus comentarios Paulo Rocha e Conçeilão fico muito agradecido.. eu ja algum tmepo atras tinha criado otro topico pq eu vou ter dois aquarios de agua salgada um de 200 litros que vai ficar na sala e este de 35 litros no meu quarto...neste aquario de 35 litros eu so quero ter corais vivos e molese um camãrão... e este aqua é só para poder dar otro ar ao meu quarto.... eu só perguntei pelo peixe palhaço só para saber saber se era aconçelhavel ou não..mas é muito arriscado ter um peixe palhaço???... Jah arranjei uma bomba de ciculão de 1000 litros e uma de 800 e tal....Será que não da para ter nemhum peixe???...atão pelo que percebi a agua osmose e so para as TPA´s é que na loija avi peixe de campo de orique (lisboa)tinham.me dito que se podia encher o aquario com água de osmose :S....Eutenho facil acesso as praias de cascais (Carcavelos...Sto.Amaro...Torre..Estoril..etc) eu só não apanho a água da praia pq tenho medo de ir buscar agua contaminada é que dizem que as prais de casacais tem muita poluição...Será que laguém me diz se há alguma praia De cascais onde seija aconçelhavel ir recolectar água???

 

Obrigado

Raul Fernandes

tens em cascais o cabo raso ao pé dos viveiros um bom sitio para colectares água, agora as outras praias que indicaste não te aconselho por tem sempre poluição por estarem perto de grandes aglomerados populacionais.

em relação á água de osmose eu não expliquei bem, se fizeres agua sintetica para encheres o aquario deves usar água de osmose juntamente com o sal proprio para aquarios marinhos.

para a reposição de agua que se vai evaporando deves usar agua de osmose porque a da torneira tem quimicos que devemos evitar nos nossos aquarios.

as reposições são feitas apenas com agua doce porque o que se evapora é a agua doce o que vai fazer com que tenhas uma maior concentracao de sal no teu aquario.

as TPAs são feitas ou com agua natural caso a vás colectar ou então com a agua sintetica que fazes em casa.

espero que agora eu tenha sido mais explicito e tu entendas as diferenças entre Tpas, e água de reposição.

quanto aos peixes acho que não deves por, aposta nuns camarões no de 35 litros e os peixes no de 200 litros assim todos ficam com melhores condições de vida.

e só mais uma coisa lê muito, faz muitas pesquisas e tenta tirar todas as tuas duvidas antes de te iniciares, isso vai-te poupar muitos dissabores no futuro.

abraços

Paulo Rocha

Editado por pjorgerocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

amigo vitor em vez de fazer comentários destrutivos veja primeiro os muitos exemplos de aquarios com esta litragem que tem bastante sucesso a longo prazo.

se o aquario for bem pensado não é loucura nenhuma podes ver varios exemplos neste site http://www.nano-reef.com/ ou então ve a minha assinatura e vais ver que estão varios corais e não apenas 1

como em tudo é uma questão de planeamento e bom senso.

abraços

Paulo Rocha

 

Paulo Rocha vi o seu aqua de 20 litros fiquei encantado ta 5*****..aquilo são mesmo 20 litros??? gostava muito que me ajudasse no meu aqua nas duvidas que eu tiver... olhe o meu setup é:(isto é o que eu tenho inda faltam lgumas coisas):

 

- 34 litros

 

-4 Kg de Rocha viva ( BREVEMENTE)

 

-UV Ligh power-8 w

 

-Type of Lamp- Fluorescent lamp PL-18 x2

 

-Bomba submersa-8.5 W (acho qué o escumador

 

-Heater Power 100 W

 

O aqua veio com 2 lampadas Azui e brancas de 1000o K e 2 leeds Azuis

 

Será que com esta luz posso ter de corais:

 

Xenia;Discosoma;Goniopara; Zoanthus;???

 

Será que podia.me dizer alguns corais e rochas vivas que deem com a Luz que tenho no aqua??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola o mue aquaa marinho e da marca JAD tem 35 litros ele e igualzinho ao aquario da boyu LT 450 so que mais pequenos..Eu gostava de ajuda nas seguintes questões

 

1 mais ou menos quantos KG de substrato vou precias e qual o melhor subtrato eu gostava de ter um substrato fininho e cmasi virdo para o claro

 

2- e se no meu aqua dapara ter corais moles e duros e ter 2 peixes palhaço e um anemona

 

3- Será melhro encher o aquario com agua marinha ou ocm agua osmose~

 

4-A bomba que veio no meu aquario e de 400 L/H será que chega?? e que o meu aqua veio com um tipo sump atras com o escumador e bomba e cramica e biobolas

 

5- o tipo de rochass que meto no aqua quando enchelo são as rochas mortas ou posso misturar rochas mortas com vivas?? ou se compro ja aquelas rochas que se vendem nas lojas com alguns corais moles???

 

6-o meu aqua será que precisa de bomba de circulação??

 

GOSTAVA MUITO QUE ME AJUDASSEM E QUE ME DESSE OPINIÕES NA SUA MONTAGEM E DECORAÇÃO

 

Boas moreno!

Só quero que saibas que de salgado eu sou um zero à esquerda! Percebo é um pouco de agua doce e mal! Desejo-te boa sorte com o teu projecto para esse aquario. Certeza só tenho que esse aquario é muito pequeno para ter qualquer tipo de peixe!

 

Cumps

 

 

ola

amigo vitor em vez de fazer comentários destrutivos veja primeiro os muitos exemplos de aquarios com esta litragem que tem bastante sucesso a longo prazo.

se o aquario for bem pensado não é loucura nenhuma podes ver varios exemplos neste site http://www.nano-reef.com/ ou então ve a minha assinatura e vais ver que estão varios corais e não apenas 1

como em tudo é uma questão de planeamento e bom senso.

abraços

Paulo Rocha

 

Boas Paulo Rocha!

Não quis fazer nenhum comentário destrutivo. Agora ter dois peixes palhaços num aquario de 35 litros por amor de deus!!!! Quando eu disse um coral foi num sentido figurativo, como dizer mete uma planta num plantado! Eu não estou contra em ter corais num aquario até se for bem planeado concerteza que ficará bonito. Agora ter dois peixes em que o habitat deles é o mar em 35 litros de água?!?!?!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo Rocha vi o seu aqua de 20 litros fiquei encantado ta 5*****..aquilo são mesmo 20 litros??? gostava muito que me ajudasse no meu aqua nas duvidas que eu tiver... olhe o meu setup é:(isto é o que eu tenho inda faltam lgumas coisas):

 

obrigado pelos teus comentários em relação ao meu aquario, e sim são apenas 20 litros e muito planeamento antes de começar, por isso já sabes lê muito, tira todas as duvidas que puderes e depois sim podes começar

isso vai-te evitar muitos dissabores no futuro, tanto para o aquario como para a tua carteira.

- 34 litros

 

-4 Kg de Rocha viva ( BREVEMENTE)

para os 34 litros precisas de 6 kilos de rocha viva, mas podes por os 4 kilos e quando adicionares os corais como normalmente vêm com rocha vais ter mais espaço para os colocares

 

-UV Ligh power-8 w

acho que não é preciso, mas espera por alguem com mais experiencia para te aconselhar

 

-Type of Lamp- Fluorescent lamp PL-18 x2

para não teres problemas com tipo de corais que venhas a por 1w/l ou um pouco mais é o ideal

 

-Bomba submersa-8.5 W (acho qué o escumador

bomba submersa é uma coisa o escumador é outra

 

-Heater Power 100 W

basta apenas um termoestato de 50w ou 75w e ficas bem servido

 

O aqua veio com 2 lampadas Azui e brancas de 1000o K e 2 leeds Azuis

 

Será que com esta luz posso ter de corais:

 

Xenia;Discosoma;Goniopara; Zoanthus;???

sim podes, mas aconselho-te a não comprares a Goniopora porque são corais muito exigentes, eu tenho no meu mas veio cá parar graças á minha esposa

 

Será que podia.me dizer alguns corais e rochas vivas que deem com a Luz que tenho no aqua??

vê este site aqui http://www.liveaquaria.com/ e este http://www.nano-reef.com/. No primeiro tens a descrição de especies de corais, peixes, invertebrados, etc e no segundo tens muitos nanos para tirares umas ideias em relação ao setup

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo Rocha!

Não quis fazer nenhum comentário destrutivo. Agora ter dois peixes palhaços num aquario de 35 litros por amor de deus!!!! Quando eu disse um coral foi num sentido figurativo, como dizer mete uma planta num plantado! Eu não estou contra em ter corais num aquario até se for bem planeado concerteza que ficará bonito. Agora ter dois peixes em que o habitat deles é o mar em 35 litros de água?!?!?!

 

Cumps

boas vitor

em relação aos palhaços tens toda a razão é obviamente um crime sujeitá-los a uma litragem tão pequena, isto serve para qualquer peixe pois por mais litros que o aquario tenha nunca se vai comparar á emensidão do oceano.

por isso em aquariofila marinha um aquario com 90 ou 100 litros é considerado um nano no caso do meu ou este são chamados de picoreefs.

Agora uma coisa temos que ter em atenção um aquario com esta litragem vai exigir de nós muito mais trabalho e dedicação que aquarios com muitos mais litros de água por isso é que não devemos tomar a decisão de criar um aquario destes sem ponderar bem se é isto que se quer ou não.

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Paulo eu oje fui a uma loja de aquariofilia chamada avipeixe la jah me queria enfiar ideias para meter uns peiches no meu aqua de 37 litros mas não o comprei so que para meu espanto quando chega a casa e veijo na net um peixe palhaço num aquario de 10 Gallon que pelo que sei 10 gallon são 37 litros :S:S e ja vi no youtube muitos aquas marinhos de 6 gallon e de 9 gallon com peixes la dentro...E obrigado pelas ajudas vou seguir o seu conçei.lho e vou buscar agua no cabo raso.. eu antes de por os corais devo 1º por agua que recolectei e com o substracto e aguardar um semana e só depois é que meto os corais vivos e os moles?? O brigado pela sua preciosa ajuda

 

 

Cumpzzz :smile2: eu ja li muito sobre os quariso de agua salgada so que cada vez que entro no forum leio coisas que me fazem pençaar se eu é que tou certo ou que tou errado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Paulo eu oje fui a uma loja de aquariofilia chamada avipeixe la jah me queria enfiar ideias para meter uns peiches no meu aqua de 37 litros mas não o comprei so que para meu espanto quando chega a casa e veijo na net um peixe palhaço num aquario de 10 Gallon que pelo que sei 10 gallon são 37 litros :S:S e ja vi no youtube muitos aquas marinhos de 6 gallon e de 9 gallon com peixes la dentro...E obrigado pelas ajudas vou seguir o seu conçei.lho e vou buscar agua no cabo raso.. eu antes de por os corais devo 1º por agua que recolectei e com o substracto e aguardar um semana e só depois é que meto os corais vivos e os moles?? O brigado pela sua preciosa ajuda

 

 

Cumpzzz :drool3: eu ja li muito sobre os quariso de agua salgada so que cada vez que entro no forum leio coisas que me fazem pençaar se eu é que tou certo ou que tou errado

olá

como és da zona de lisboa aconselho-te a ires a lojas mais especializadas, tens várias aqui no forum nos patriocinadores.

Eu pessoalmente tenho comprado tudo na Naturline e tens lá pessoas com bastantes conhecimentos em agua salgada e muito prestaveis a dar conselhos.

os 10 gallon que viste se forem americanos é multiplicares 1litro por 3.785, se forem ingleses multiplicas 1 litro por 4.5409 como ves vai dar litragens um pouco diferentes.

Agora a minha opinião é que não metas nenhum palhaço no teu aquario. Ve no site que te dei mais acima e tens lá peixes para nanos e as litragens minimas recomendadas para eles.

eu no meu fiz assim coloquei 1º o substracto e depois a rocha viva e enchi com agua natural. Tenta logo compor a rocha de maneira a ficar afastada dos vidros e o layout o mais perto do que pretendes para mais tarde não teres que andar a mexer nas rochas.

depois é só ligar o termoestato, bomba de circulação, escumador se tiveres.

Quanto á iluminação á quem aconselhe a não ligar enquanto o aquario está a ciclar ou então ligar apenas poucas horas por dia, eu no meu caso tive a iluminação ligada desde o 1º dia.

aqui é a parte que vais ter que ter muita paciência tens que ter o aquario no minimo um mês a ciclar sem colocares corais lá dentro e peixes nem pensar.

vai fazendo testes á agua para saberes os valores da amonia, nitrato, nitritos, fosfatos e quando estes estiverem nos valores ideais podes ir adicionando corais gradualmente.

os peixes se puseres espera pelo menos 3 a 4 meses antes de pores lá algum.

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

como és da zona de lisboa aconselho-te a ires a lojas mais especializadas, tens várias aqui no forum nos patriocinadores.

Eu pessoalmente tenho comprado tudo na Naturline e tens lá pessoas com bastantes conhecimentos em agua salgada e muito prestaveis a dar conselhos.

os 10 gallon que viste se forem americanos é multiplicares 1litro por 3.785, se forem ingleses multiplicas 1 litro por 4.5409 como ves vai dar litragens um pouco diferentes.

Agora a minha opinião é que não metas nenhum palhaço no teu aquario. Ve no site que te dei mais acima e tens lá peixes para nanos e as litragens minimas recomendadas para eles.

eu no meu fiz assim coloquei 1º o substracto e depois a rocha viva e enchi com agua natural. Tenta logo compor a rocha de maneira a ficar afastada dos vidros e o layout o mais perto do que pretendes para mais tarde não teres que andar a mexer nas rochas.

depois é só ligar o termoestato, bomba de circulação, escumador se tiveres.

Quanto á iluminação á quem aconselhe a não ligar enquanto o aquario está a ciclar ou então ligar apenas poucas horas por dia, eu no meu caso tive a iluminação ligada desde o 1º dia.

aqui é a parte que vais ter que ter muita paciência tens que ter o aquario no minimo um mês a ciclar sem colocares corais lá dentro e peixes nem pensar.

vai fazendo testes á agua para saberes os valores da amonia, nitrato, nitritos, fosfatos e quando estes estiverem nos valores ideais podes ir adicionando corais gradualmente.

os peixes se puseres espera pelo menos 3 a 4 meses antes de pores lá algum.

abraços

Paulo Rocha

Obrigado paulo o senhor é um espetaculo xD as suas dicas forma muito preciosas eu tenho ja tudo escumador e bomba de circulação e termostato..comprei foi uma arei que ja veio com bacterias.. no saco diz que vem do mar e ve.sse que ainda tem alguns restos de agua e que a areia ta humida ...Em lisboa não sabe quanco custa as rochas vivas?? é que fui a avipeixe em carcavelos e la disseram.me que era 15 euros o KG e agora em lisbao disseram.me que era 20 a 25 euros o kg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

como és da zona de lisboa aconselho-te a ires a lojas mais especializadas, tens várias aqui no forum nos patriocinadores.

Eu pessoalmente tenho comprado tudo na Naturline e tens lá pessoas com bastantes conhecimentos em agua salgada e muito prestaveis a dar conselhos.

os 10 gallon que viste se forem americanos é multiplicares 1litro por 3.785, se forem ingleses multiplicas 1 litro por 4.5409 como ves vai dar litragens um pouco diferentes.

Agora a minha opinião é que não metas nenhum palhaço no teu aquario. Ve no site que te dei mais acima e tens lá peixes para nanos e as litragens minimas recomendadas para eles.

eu no meu fiz assim coloquei 1º o substracto e depois a rocha viva e enchi com agua natural. Tenta logo compor a rocha de maneira a ficar afastada dos vidros e o layout o mais perto do que pretendes para mais tarde não teres que andar a mexer nas rochas.

depois é só ligar o termoestato, bomba de circulação, escumador se tiveres.

Quanto á iluminação á quem aconselhe a não ligar enquanto o aquario está a ciclar ou então ligar apenas poucas horas por dia, eu no meu caso tive a iluminação ligada desde o 1º dia.

aqui é a parte que vais ter que ter muita paciência tens que ter o aquario no minimo um mês a ciclar sem colocares corais lá dentro e peixes nem pensar.

vai fazendo testes á agua para saberes os valores da amonia, nitrato, nitritos, fosfatos e quando estes estiverem nos valores ideais podes ir adicionando corais gradualmente.

os peixes se puseres espera pelo menos 3 a 4 meses antes de pores lá algum.

abraços

Paulo Rocha

 

 

eu sou tou preocupado com uma coisa é que acho que o meu skimmer fas pocas bolhas.. quer dizer fas muita bolhas so que pequeninas...eu qunado ocmprei o aquario ele veio com um bomba de ar ligada ao skimmer so que qunado ligo a bomba de ar ao skimmer num dos lados fas bolhas so que depois o lado onde tme o copo deicha de fazer as bolhas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

paulo podias.me me dizer qunato sao 20 gallons em litros??

Obrigado paulo o senhor é um espetaculo xD as suas dicas forma muito preciosas eu tenho ja tudo escumador e bomba de circulação e termostato..comprei foi uma arei que ja veio com bacterias.. no saco diz que vem do mar e ve.sse que ainda tem alguns restos de agua e que a areia ta humida ...Em lisboa não sabe quanco custa as rochas vivas?? é que fui a avipeixe em carcavelos e la disseram.me que era 15 euros o KG e agora em lisbao disseram.me que era 20 a 25 euros o kg

podes me tratar por tu que isso do senhor faz-me muito velho :)

essa areia é chamada de areia viva e foi a que usei no meu nano :thumbup3:

eu comprei na naturline a 19 euros o kilo, mas como a quantidade é tão pouca mais vale investir em rocha de boa qualidade, pois não te esqueças que vai ser o teu filtro biologico.

eu conheço a avipeixe de carcavelos e acho que deves procurar uma loja com em que o pessoal que lá trabalha tenha mais conhecimentos, que acho que não é o caso.

em relação ao escumador não te sei explicar, tens que pedir ajuda a alguem mais experiente

20 galões ingleses = 90.818 litros

20 galões USA = 75.70 litros

Editado por pjorgerocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais