peixes se esfregando nas pedras


Recommended Posts

Ola amigos!!!

Tenho notado que algumas carpas as vezes se esfregam nas pedras como se estivessem fazendo alguma brincadeira, 1 ou 2 vezes seguida e depois param. Ambas estão aparentemente saudáveis, se alimentam super bem, será q preciso me preocupar ou eh normal elas terem uma coceirinha de vez em qdo?"

Li mto sobre aplicação de sal grosso na agua, alguem utiliza no lago?

obrigada desde já quem possa contribuir com alguma experiência.

 

abraço

 

Josy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigos!!!

Tenho notado que algumas carpas as vezes se esfregam nas pedras como se estivessem fazendo alguma brincadeira, 1 ou 2 vezes seguida e depois param. Ambas estão aparentemente saudáveis, se alimentam super bem, será q preciso me preocupar ou eh normal elas terem uma coceirinha de vez em qdo?"

Li mto sobre aplicação de sal grosso na agua, alguem utiliza no lago?

obrigada desde já quem possa contribuir com alguma experiência.

 

abraço

 

Josy

Olá amiga,

Confesso não saber muito, mas quando peixes nos aquários começam a se coçar ou ficar entre as bolhas de ar, é pq estão realmente se coçando devido a fungos no corpo que, pelo que sei, são provocados pela temperatura baixa da água.

Quanto ao sal na água, já ouvi falar, mas nunca usei em meu aquário.

Quando tive esse tipo de problema (ictio) coloquei meu peixinho em aquario menor com um produto azul específico para esse fungo por 2 meses. Curado, o peixinho voltou para o aquário.

 

Um beijo,

Ana Lúcia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho notado que algumas carpas as vezes se esfregam nas pedras como se estivessem fazendo alguma brincadeira, 1 ou 2 vezes seguida e depois param. Ambas estão aparentemente saudáveis, se alimentam super bem, será q preciso me preocupar ou eh normal elas terem uma coceirinha de vez em qdo?"
As carpas geralmente brincam dessa maneira. Elas entendem que devem dar um "chega prá lá" em objetos que estão dentro do lago mas, deves observar e se preocupar para ver se elas não contraem íctio (doença dos tufos de algodão) que é bastante comum nessa época fria e principalmente porque seu lago é bastante raso e não tem espaço para dissipação da temperatura.

 

Li mto sobre aplicação de sal grosso na agua, alguem utiliza no lago?
O sal tem alguma propriedade bactericida mas não deverá ser usado com "preventivo" e principalmente em lagos. Entenda que esses peixes são de água doce e não de água "salobra" que seria a condição a que iria converter o lago com a adição do sal.

 

Obs.: Parece-me que tens um "esterelizador UV" no seu lago, caso tenha e ele esteja funcionando a contendo muito provavelmente não terás problema com íctio.

 

Tendo o UV no lago, qual o tempo que ele fica funcionando diariamente e qual o volume/hora de água que está passando por ele?

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As carpas geralmente brincam dessa maneira. Elas entendem que devem dar um "chega prá lá" em objetos que estão dentro do lago mas, deves observar e se preocupar para ver se elas não contraem íctio (doença dos tufos de algodão) que é bastante comum nessa época fria e principalmente porque seu lago é bastante raso e não tem espaço para dissipação da temperatura.

 

O sal tem alguma propriedade bactericida mas não deverá ser usado com "preventivo" e principalmente em lagos. Entenda que esses peixes são de água doce e não de água "salobra" que seria a condição a que iria converter o lago com a adição do sal.

 

Obs.: Parece-me que tens um "esterelizador UV" no seu lago, caso tenha e ele esteja funcionando a contendo muito provavelmente não terás problema com íctio.

 

Tendo o UV no lago, qual o tempo que ele fica funcionando diariamente e qual o volume/hora de água que está passando por ele?

 

mete sal para tirar a dureza da agua mas sal grosso nao do fino tem tratamentos e mais quimica tanbem

JORGE REBELO

TELF:918666517

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As carpas geralmente brincam dessa maneira. Elas entendem que devem dar um "chega prá lá" em objetos que estão dentro do lago mas, deves observar e se preocupar para ver se elas não contraem íctio (doença dos tufos de algodão) que é bastante comum nessa época fria e principalmente porque seu lago é bastante raso e não tem espaço para dissipação da temperatura.

 

O sal tem alguma propriedade bactericida mas não deverá ser usado com "preventivo" e principalmente em lagos. Entenda que esses peixes são de água doce e não de água "salobra" que seria a condição a que iria converter o lago com a adição do sal.

 

Obs.: Parece-me que tens um "esterelizador UV" no seu lago, caso tenha e ele esteja funcionando a contendo muito provavelmente não terás problema com íctio.

 

Tendo o UV no lago, qual o tempo que ele fica funcionando diariamente e qual o volume/hora de água que está passando por ele?

 

oi Tio, não possuo UV no lago não, tendo em vista q ainda nao tive problema com algas verdes.. porém, se esta nao eh a sua unica função, posso pensar em adquirir um...

Qto a temperatura, apesar de estar frio aqui na Serra Catarinense a temperatura do lago minima resgistrada foi de 11 graus e os peixes estão se virando bem...

Qto ao ictio, estou bem atenta e a principio nao tenho nenhum peixe infectado...

 

Ate mais amigo!

Mto obrigada pela resposta, me ajudou bastante!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi Tio, não possuo UV no lago não, tendo em vista q ainda nao tive problema com algas verdes.. porém, se esta nao eh a sua unica função, posso pensar em adquirir um...
Na verdade o UV ou seja "Esterelizador UV" tem muitas qualidades mas também negativos pois é bastante polêmico pois a meu ver assim como elimina organismos maléfico também o faz com os benéficos. Havendo uma boa filtragem mecânica no seu lago e introduzindo um UV com circulação e irradiação compatível com certeza terá um lago cristalino e livre de doença no tocante a qualidade da água.

 

Qto a temperatura, apesar de estar frio aqui na Serra Catarinense a temperatura do lago minima resgistrada foi de 11 graus e os peixes estão se virando bem...

Qto ao ictio, estou bem atenta e a principio nao tenho nenhum peixe infectado...

Uma interpretação errada que muitos fazem com relação aos peixes de água fria é de que eles aceitam qualquer temperatura baixa. Eles podem sim resistir até à temperaturas negativas de 0ºC mas, se estiverem absorvendo essa variação "gradativamente". Variações bruscas acima de 5ºC em 24 horas já começam a estressa-los e isso abre portas para as doenças oportunistas e que são muitas.

 

*************************************************************************

 

mete sal para tirar a dureza da agua mas sal grosso nao do fino tem tratamentos e mais quimica tanbem

Amigo, desconheço a "dica" de que o sal tira a dureza da água portanto peço-lhe se tens algum link de "artigo fundamentado" à respeito que o passe para termos maiores detalhes à respeito e...

Aqui no Brasil posso lhe assegurar "verbalmente" de que tanto o sal grosso quanto o sal fino recebem tratamentos idênticos e que ambos teem iôdo que é o mais negativo para os peixes, no meu ponto de vista mas, estamos em um fórum e portanto local para debatermos, recebermos dicas e orientações, certo?

 

NB.: Reintero de que ficarei aguardando ansiosamente um link à respeito da propriedade do sal em baixar a dureza da água de um lago, ok?

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais