800L já cheio! :)


Pelagus

Recommended Posts

Pois é, como já tinha falado com alguns membros do forum aqui fica a minha próxima montagem para transferir o plantado de discus que tinha de 1,20m para um de 2m, conforme vá fazendo, vou actualizando mas aqui fica:

 

Aquário 200©x60(l)x70(alt) - 15mm de espessura - travessas francesas

 

Luz:

Calha sunsun de 1,80m com 4x80w T5 (3x6500k + 1x4200k) + leds moonlights (SergioCaneca/LuzAquatica :P)

 

Filtragem:

Eheim Professionel 2080

Fluval 305

UV - 8w velhinha

 

Aquecimento:

Jager 300w mais o que houver aqui por casa

 

CO2 - Botija de imperial

 

Substracto:

ADA Aquasoil Amazonia II (Naturpets)

ADA Power Sand Special M + Tetra kk coisa, um resto que há por aqui

Areão ou Areia branca para dar um contraste

 

Flora:

Blixas, Glosso, Cuba , Eleocharis acicularis, HZ entre outras

 

Fertilizantes:

Seachem Ferro/Poatassio/Micros/Fosfato(se necessario)

ADA K

 

Fauna:

8 Discus (que já tinha) e mais uns 2 ou 3 que quero comprar de outras estirpes

7 ottos

6 corys

5 camarões madeira

para comprar ainda cardume de cardinal ou outro do género (aceitam-se sugestões :D)

 

e agora fotos:

 

estrutura by Antonio Violante (obrigado :-D, excelente Homem)

IMG_2138.jpg

 

filtro Eheim 2080 (enorme)

IMG_2139.jpg

 

uns troncos, Red moor wood:

IMG_2134.jpg

 

e a banheira que ainda não tá pronta com outro tronco de videira e umas pedras apanhadas por mim :evilbat::

IMG_2183.jpg

 

a intenção será criar um aquario "á Amano" ou pelo menos tentar, o aquario ou o movel ainda tá tb por acabar, vai ser forrado a madeira!

 

Obrigado a todos e tenho que dizer que este hobbie é fantastico! :wink:

 

deixem opiniões, cumprimentos!

Editado por Pelagus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já é imponente!

 

2 perguntas:

Não tem travessas no meio? Só nas pontas?

As T5 para a altura de água (cerca de 55 a 60cm certo?) chegam?

 

Ficamos à espera da evolução e de mais fotos!

 

PauloA :D

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já é imponente!

 

2 perguntas:

Não tem travessas no meio? Só nas pontas?

As T5 para a altura de água (cerca de 55 a 60cm certo?) chegam?

 

Ficamos à espera da evolução e de mais fotos!

 

PauloA :D

 

Obrigado desde já! agora tá só com as travessas da ponta pk faltam as outras ao comprido, ou seja, travessas francesas, os gajos do vidro enganaram-se na medidas das travessas maiores lol, em relação ás T5 já pensei nisso tb, será suficiente? vamos ver no que dá, aliás a calha ainda vai ficar mais 30cm acima do aquario (pendurada) se vir que não chega logo tento arranjar uma solução :S se bem que a calha parece-me boa e com os reflectores dá boa luz mas pronto tenho que testar na altura e ver a resposta das plantas, a minha intenção era por projectores ou calha com projectores HQI só que o "papel" não é mt e essas calhas com HQI não são baratas! fui por esta calha porque vi um aquario do ramirezi (aquaeden) que tinha mais ou menos assim e até era mais fraca, falei com ele e ele disse-me que em principio chegava, mas como disse vamos ver a resposta das plantas :evilbat:

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica o primeiro teste :D claro que sem agua mas parece que irá dar boa luz:

 

IMG_2189.jpg

 

a maquina tb pode influenciar a luz que por ela é captada

Editado por Pelagus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica o primeiro teste :P claro que sem agua mas parece que irá dar boa luz:

 

 

a maquina tb pode influenciar a luz que por ela é captada

 

ola

vou acompanhar a tua mudança de perto

 

esses suportes da calha estao um espetaculo estou a reinar

 

mais um bocado e o filtro ficava fora da estrutura

 

em relaçao a calha 5*

 

agora falta forrares o resto e começares a montar a tua nova piscina

 

fica bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Antonio :crazyeyes: pois os suportes da calha ainda não tão furados e então teve que ser a suporte de braços! :P

 

Abraço depois vou postando mais fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
a intenção será criar um aquario "á Amano" ou pelo menos tentar, o aquario ou o movel ainda tá tb por acabar, vai ser forrado a madeira!

Para tal vais ter de "investir" um pouco mais em inertes, quer em pedras como em troncos... e obviamente na flora!!!

Faz as coisas com muita calma e se tiveres de adiar o projecto para arranjares o material que falta, adia! Não faças as coisas em cima do joelho!!!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou seguir atentamente esta montagem.

Montar um plantado com 800 litros.... é qualquer coisa de.... gigantesco.

Tens de estudar muito bem a flora que vais utilizar.

Força com este projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado a todos pelos comentarios! :drool3: o aquario tá em andamento, já teve cheio para testar o vidro e agora ainda tá nos acabamentos da madeira isto pk o carpinteiro (o meu tio :P) não tá disponivel a tempo inteiro e então tem que ser aos poucos.

 

Para tal vais ter de "investir" um pouco mais em inertes, quer em pedras como em troncos... e obviamente na flora!!!

Faz as coisas com muita calma e se tiveres de adiar o projecto para arranjares o material que falta, adia! Não faças as coisas em cima do joelho!!!

 

Filipe Oliveira, começo por dizer já que sou grande admirador da tua arte :ohmy: aquascaping, aquariofilia etc, pois bem assim já dá pa tirar umas duvidas ctg, em relação ás pedras tenho mais umas quantas só que não tavam no aquario, os troncos tenho só mm aqueles dois red moor wood e um de videira que é o que tá dentro do aquario, até nem tava a pensar utilizar os red moor wood pk são um bocado pequenos em relação ao aquario mas depois logo se ve, para teres uma ideia do que quero fazer é um "rio" de areão fino claro do meio do aquario que vem de trás até á frente e a espandir-se prós lados, o "tradicional", depois ficam como duas ilhas separadas de aquasoil, objectivo seria numa delas por troncos e plantas grandes, plantas agarradas aos troncos como os fetos de java e/ou anubias, aconselhas musgo? não se tornará mt numa praga?, as plantas grandes pensei em plantas que não dessem mt trabalho como Echinodorus e Cryptocoryne e talvez no chão Marsilea Hirsuta isto pk? pk é possivel que não de tanto trabalho tendo em conta o tamanho do aquario e mexer em plantas do fundo torna-se complicado, daí a razão de não ir para cuba ou glosso, outra que me surgiu como ideia seria a eleocharis tenellus mas isto falando só numa das ilhas, na outra seria um layout "oposto" livre de troncos só com pedras, um conjunto jeitoso a fazer "a tal" triangulação para o layout ficar bom com por exemplo eleocharis acicularis e umas plantas mais altas ou medias atrás, tipo blixas com uma mistura de umas mais altas que a blixa.. claro que isto tudo são ainda só ideias, não quero apressar embora o meu pai ande deserto de encher o aquario #food depois faço um esbosso do aquario com isso tudo e ponho aqui melhor explicado, vai passando por aqui e dizendo o que achas. Obrigado

 

Obrigado a todos e cumps

Paulo Oliveira

Editado por Pelagus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem já há novidades :) não sei se aprecei mt as coisas mas por agora o aquario já tá cheio, falta só chegar a bright sand que é pa por por cima da areia do meio (branca)

 

aqui ficam umas fotos da montagem:

 

IMG_2385.jpg

 

IMG_2391.jpg

 

IMG_2399.jpg

 

IMG_2406.jpg

 

IMG_2409.jpg

 

IMG_2410.jpg

 

IMG_2418.jpg

 

IMG_2420.jpg

 

IMG_2427.jpg

 

IMG_2428.jpg

 

IMG_2432.jpg

 

IMG_2433.jpg

 

IMG_2434.jpg

 

IMG_2436.jpg

 

isto foi tudo feito ontem das 17h á meia noite ;) é claro que depois vai tudo levar ajustes aqui e ali, por exemplo tão aí umas pedras grandes e outras brancas só pa segurar o tronco ao fundo pois depois são pa tirar.

 

Obrigado a todos e cumps! deixem a sua opinião biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bonito, mas , eu retirava esses pés de foxtail...

 

Obrigado desde já! :) sim os pés de fox tail se é aquilo que anda para ali a voar são pa tirar, agora estão lá só para consumir e equilibrar os nutrientes ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Muitos Parabéns por esta tua nova aventura.

De facto, montar um aquário com 800 litros, não deve ter sido tarefa fácil... imagino as horas que já passas-te de volta deste projecto.

Para já... quero fazer um pequeno reparo... a disposição do Rio.

Ao colocares a areia branca, sem qualquer "barreira" a servir de separação, corres o risco, de aos poucos a areia se ir espalhando pelo aquasoil... e até o próprio aquasoil começar a "descair" para cima da areia.

Provavelmente, e com o passar dos meses... o efeito do rio vai começar a desapareçer e vais começar a ter grandes dificuldades na sua manutenção.

Deverias... na minha opinião... criar ou simular... uma "barreira", seja com pedras,troncos ou plantas para aguentar ao máximo a separação dos substratos.

De resto... com os tais ajustes que dizes que vais dar, aos poucos vais compondo o layout ao teu gosto.

E depois... é esperar pela evolução da flora.

Mais uma vez... Boa Sorte com esta enorme aventura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia! Obrigado canito pela opinião, eu já pensei nisso e até na altura da montagem fiz isso, meti pedras para não misturar só que depois pareceu-me mt falso :S como é que faço isso sem que parece mt falso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a Fauna é mm o que tenho agora no aquario de 1,20m, são discus :) ottos, corys, camaroes madeira (e talvez ponha uma mao cheia de reds cherry) e por comprar ainda um cardume de Hemigrammus rhodostomus ou nome comum nariz de bebado, talvez uns 30 para começar

 

Obrigado pelo comentario

 

cumps

 

edit: testes

 

PH - 7

NO3 - 50mg/l ( no maximo 20mg/l)

PO4 - 1,0mg/l (ideal 0,5mg/l)

KH - 3 dkh (ideal de 5 a 10)

GH - 6 dgh (ideal de 6 a 16)

NO2 - 0,0mg/l

 

só me falta o NH3/NH4 e o ferro mas pronto ferro já sei que não tem apesar de tar a adicionar agora 20ml por dia, sim 20ml pode parecer um bocado mas são 800 litros de agua :P

 

um dos problemas que encontro sempre nos meus aquarios é o excesso de NO3, já no aquario de 1,20m com os discus tinha bastante, utilizava siporax (tipo ceramica da sera), utilizava plantas de crescimento rapido, lemna minor, mudava a agua duas a 3 vezes por semana o que é certo é que o NO3 lá se mantia alto mas os discus tb não se queixavam, vou tentar dar agora mais potassio para ver se consigo por as plantas a consumir mais ainda. aqui fica uma foto engraçada :)

 

IMG_2471.jpg

 

cumps

Editado por Pelagus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a Fauna é mm o que tenho agora no aquario de 1,20m, são discus ;) ottos, corys, camaroes madeira (e talvez ponha uma mao cheia de reds cherry) e por comprar ainda um cardume de Hemigrammus rhodostomus ou nome comum nariz de bebado, talvez uns 30 para começar

 

Obrigado pelo comentario

 

cumps

 

edit: testes

 

PH - 7

NO3 - 50mg/l ( no maximo 20mg/l)

PO4 - 1,0mg/l (ideal 0,5mg/l)

KH - 3 dkh (ideal de 5 a 10)

GH - 6 dgh (ideal de 6 a 16)

NO2 - 0,0mg/l

 

só me falta o NH3/NH4 e o ferro mas pronto ferro já sei que não tem apesar de tar a adicionar agora 20ml por dia, sim 20ml pode parecer um bocado mas são 800 litros de agua :)

 

um dos problemas que encontro sempre nos meus aquarios é o excesso de NO3, já no aquario de 1,20m com os discus tinha bastante, utilizava siporax (tipo ceramica da sera), utilizava plantas de crescimento rapido, lemna minor, mudava a agua duas a 3 vezes por semana o que é certo é que o NO3 lá se mantia alto mas os discus tb não se queixavam, vou tentar dar agora mais potassio para ver se consigo por as plantas a consumir mais ainda. aqui fica uma foto engraçada :)

 

IMG_2471.jpg

 

cumps

 

hehehe, gostei ai da foto dos testes :)

 

O teu aquario, está a ir no bom caminho, ainda um pouco despido, mas parece me bem.

 

Pessoalmente só não gosto da disposição das pedras do lado direito (visto de frente)

 

Agora é encher com mais plantas e esperar o seu desenvolvimento :)

 

Boa sorte

 

Cumps, Joel Bonifácio.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe, gostei ai da foto dos testes :P

 

O teu aquario, está a ir no bom caminho, ainda um pouco despido, mas parece me bem.

 

Pessoalmente só não gosto da disposição das pedras do lado direito (visto de frente)

 

Agora é encher com mais plantas e esperar o seu desenvolvimento :character0050:

 

Boa sorte

 

Cumps, Joel Bonifácio.

 

Boa Noite! obrigado Joel eu tb achei engraçado a foto dos testes :) em relação á pedra que falas se for aquela grande do lado direito, como já foi referido em cima, é pa tirar, tá lá só pa fazer peso no tronco para não vir ao cimo ;)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois é , eu sei bem a tentaçao que é em ver um aquario vasio e a vontade de o ver cheio de agua com os peixes a nadar, mas um projecto desta envergadura deverias de ter tido mais calma e estudares bem todos os precauços que podessem acontecer.

 

Neste caso vais ter graves problemas na mestura dos solos e acabar por estragar os dois, o que nao deve de ter sido nada barato.

 

A divisao dos substratos era importante.

 

Em primeiro lugar deverias de ter arranjado mais inertes como já te tinham dito anteriormente e estudar varias possiblidades de ardscape até que estivesse ao teu gosto, e só depois entao adicionarias os substratos.

 

Agora vais ter algum dobro do trabalho, e como dizes para que nao se pareça demasiado artificial vais ter que andar a revoltar isso com o posicionamento das pedras.

 

Se o aquario fosse meu eu fazia o seguinte tirava uns 70 a 80% da agua e com muita paciencia aspirava o maximo possivel dessa areia com um tubo para um recipiente.

 

Com alguns inertes brincava entao um layout agradavel ao mesmo tempo criando uma barreira de divisao e tentando simular a margem de um rio com uma forma nao tao simetrica, e depois de estar ao gosto da pessoa adicionava a areia retirada ;)

 

Para desfarçares o efeito barreia umas anubia, musgos , eleochares parvula, riccia seriam tambem boas opçoes para dar o ar mais natural á coisa.

 

Mesmo que te dê trabalho vale apena pensares nisso , pois custa-nos investir em algo e depois vermos as coisas a se desmoronarem com o tempo.

 

Sim eu sei sao 800L de agua , mas quem anda á chuva molha-se e quem brinca com o fogo queima-se :D

Uma vez que isso ainda nao tem peixes e quem corre por gosto nao se cança, aplica-te de novo na remontagem do aquario :tongue:

 

Boa sorte para o projecto. ;)

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.