Montagem de aquário de 240 L


Recommended Posts

Tanto para um como para outro 3x54W devem de ser sufecientes. A temperatura também não está má, tens abaixo, no meio e acima, deve de te reproduzir com boa fidelidade as cores e as plantas agradecem. Se deve de ser mais ou menos também nao te sei dizer.

 

como já te disseram a agitação na superficie da agua é suficiente para que as trocas gasosas ocorram. De dia as plantas consomem CO2 e emitem O2, logo, passa CO2 da divisão da casa para o aqua e O2 do aqua pra divisão. à noite é o contrario. Se tiveres boa agitação as trocas devem de se equilibrar sozinhas, não deves de necessitar de O2 a não ser que tenhas muitas plantas de crescimento rápido e que retirem o O2 mais rápido do que se consegue estabelecer com as trocas.

 

Em principio não deves de ter problemas.

 

Pergunta se a calha já vem com as lampadas. Algumas calhas tens que comprar as lampadas à parte, assim podes ser tu a escolhe-las.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, quando pedir o orçamento pergunto..

 

Há pouco obtive outra resposta de um outro membro do fórum, o Jorge Fernandes, acerca da iluminação..mais concretamente da cor das lâmpadas.. tendo em conta as plantas que indiquei e as cores que queria colocar ele respondeu-me:

 

"É um aqua de iluminação media com uma correcta escolha de plantas mas trocava as lampadas por 10.000K á frente outra de 10.000k no meio e só atras uma de 6500k para dar um espectro para as plantas!!!!"

 

E assim voltei a ficar com dúvidas.. é que isto é completamente diferente do que eu tinha escolhido..

 

O que é que acham desta opinião? É que como vos disse (apesar de já ter aprendido bastante aqui!) sou muito inexperiente no que toca a iluminação.. e não sei como é que os peixes e as plantas das espécies que indiquei reagem.. gostava de saber qual aconselham como melhor opção.. se esta que o colega aconselhou se a anterior que já estava mais ou menos definida..

 

Faço muitas perguntas sobre tudo porque prometi a mim mesma planear bem este aquário para que no final corra tudo da melhor forma possível.. quero que fique uma coisa bem feita..por isso quero escolher bem todos os acessórios, claro que se tivesse muito dinheiro a coisa era mais fácil.. era só comprar.. :blush: assim há que pensar bem no que se compra..

 

é verdade em relação à filtragem..no meio de tanta pesquisa tropecei sobre um filtro externo da Tetra: Tetratec EX 1200 que tem um desempenho de 1200L/h.. o que para mim até era bom, já que circula por hora 4 X o volume de água do aquário.. (considerando a hipótese dos 300 L).. era melhor do que o da EHEIM 2217, que tem um desempenho de 1000L/h.. o ideia era que circulasse 5 X não? mas estes já são bastante bons não? considerando que nos primeiros tempos quero manter os meus guppies e a ancistrus.. depois quando optar por acrescentar mais fauna logo fazia um update à filtragem, podendo colocar um segundo filtro.. mas neste momento acham que um é suficiente? e qual é que me aconselhavam dos dois que referi? ou outro se acharem que é melhor.. Nem sei quanto custa o da Tetra.. alguém sabe? o do EHEIM na aquaristic já vi que ronda os 90€.. E em relação ao barulho? é que já estou farta do meu filtro em cascata (já aprendi mais este "palavrão" aqui no fórum.. ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' /> ) que vinha instalado no meu aquário actual (25L).. faz bastante barulho.. aliás, com o tempo tem vindo a fazer mais.. aquilo até deve chatear os peixes.. e queria ter a certeza de que agora optava por um silencioso.. Se alguém já tiver experiência com algum destes filtros e quiser partilhar informações já sabem.. :)

 

Obrigada e resto de bom dia a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Na iluminação eu compunha o espectro com 8000K e 6500K, mas isto é apenas mais uma opinião.

 

Em relação aos filtros se for possível mudar as matérias filtrantes além do caudal deve-se considerar a capacidade em litragem dos filtros. No caso dos dois apresentados e numa análise a grosso modo seria preferivel o Tetra com 12 litros de matérias filtrantes que o Eheim com apenas 6 litros.

 

A Nível de filtros, não estou a querer despoletar novamente a guerra entre eheim vs outros, mas todos os filtros exteriores, independentemente da marca devem ser analisados pelo seu caudal e respectivamente pela capacidade de matérias filtrantes.

 

Cumps,

 

JT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cleopatra.

Eu tenho 2 filtros porque calhou ter porque antes tinha apenas o 2026 que acho excelente,prefiro-o ao 2217.Não gosto de filtrro com apenas esponjas que é o caso do 2217,embora agora tenha lá resinas para remover os nitratos.Se fosse eu aproveitava as inúmeras encomendas que fazem á aquaristic e mandava vir de lá o filtro e o termostato,fica bastante em conta e como tencionas fazer por partes seria uma opção mandar vir isso de lá e noutra altura tratar do aquário e do móvel e assim sucessivamente.Embora o melhor fosse começar pelo móvel e depois o aquário e de seguida filtro e termostato e depois iluminação ou deixar para o fim o filtro.Tendo móvel e aquário já podes tratar do hardscape.Podendo também dar inicio ao ciclo do azoto embora as bactérias se fixem no substrato e não no filtro caso ainda não o tenhas.

Se fosse eu a comprar e supondo que faças o de 300L eu sugeria o JBL CristalProfi e1500 que é um filtro simplesmente brutal,vem completo com esponjas e matérias filtrantes.Parece caro mas se fores a ver faz 1500L/h e tem 12L para matérias filtrantes e garantia de 4 anos creio eu.Tem também o botão para ferrar automático,que é sempre bom embora com as torneiras duplas também se solucione isso mas para a primeira vez é do melhor.Custa 119,95 € ao invés do 2217 que custa 89,95 € devido a promoção.Mas que só tem 6L de balda e como disse e bem o João isso é tão ou mais importante que os L/h.Eu creio que seria uma excelente opção,pois não esquecer que o 2217 vem sem matérias filtrantes e só o preço delas deve chegar ao preço do JBL ou passar.Desculpa o testamento sobre os filtros mas é só para teres um ponto de vista mais alargado.Mas quero referir que é apenas uma opinião e não como se diz que a minha opinião é a verdade absoluta.É uma opinião entre outras.

A iluminação pouco percebo sou sincero mas desde que tenho as 3 cores que as plantas até se têm aguentado melhor,se fores tu a fazer a tampa poupas dinheiro e as lâmpadas são bem baratas tipo 5 a 7,5€ cada e podes ir testando as cores mas optaria pelas T5 a não ser que vás para os 40cm e ai as T8 devem servir perfeitamente.

O filtro UV é algo sempre bom,elimina algas em suspensão e mata bactérias.Mas eu uso porque tinha um problema de algas e era só para ajudar e mandei vir do Ebay através de um colega do fórum a um bom preço e assim creio ajudar melhor os peixes.Mas tive 2 anos sem UV e sem problemas.

Espero ter ajudado e desculpa o testamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de pedir desculpa.. eu também quando me entusiasmo escrevo bastante.. :idea:

 

Já estive a pesquisar sobre esse filtro e realmente dizem bastante bem dele.. não queria era gastar tanto.. mas se tiver de ser.. :blink:

 

Li também umas opiniões sobre o cristal profi 500 da serie antiga.. dizem que é mais barato e que a única diferença é esteticamente.. mas se for isso não vejo qualquer problema em adquirir este.. o filtro fica guardado no móvel, nao se vê.. dizem que não justifica a aquisição do filtro novo.. mas não sei se é mesmo assim ou não..

 

Em relação às tuas lâmpadas qual foi o critério de escolha das cores? foi a olho? :idea:

 

Pois sai de certeza mais barato se fizer a tampa.. mas não é complicada de fazer? alguém sabe como se faz e se compensa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem antes de pedir os orçamentos precisava que me ajudassem com a questão da tampa e das calhas.. Tenho visto muitos casos em que o aquário não tem tampa, é só coberto pela calha.. o que é que aconselham? peço uma tampa normal com a calha de iluminação incorporada? ou sairá mais barato pedir só o orçamento do aquário e depois comprar a tampa com a calha incorporada? não sei se é uma peça que costuma estar disponível..

 

Mesmo se pedir orçamento com a tampa e calha incluída depois eu é que compro e coloco as lâmpadas não é assim? :P

 

O que me aconselham a fazer?

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos! Já pedi orçamento à aquavitro.. pelo aquário de 120x50x50 levam 135€ e com a calha de 120 cm com 3 lâmpadas T5 são 265€.

 

Em relação ao de 120x40x50 compensa mais o maior, a diferença são 10€..por isso se optar por mandar fazer escolho o maior. Eles não vendem é a calha sem lâmpadas..mas eu gostava de escolher as cores.. perguntei-lhes que cores utilizavam.. pensei em escolher uma de cor 4000 e tal, outra de 6000 e tal e a terceira de 8000 e tal.. acham bem? ou acham que deveria escolher uma mais próxima dos 10 000 (substituir a de 8000 e tal por uma das 10 000 por exemplo)?

 

Para a semana vou a um vidraceiro aqui em Lisboa para ver em quanto me ficam os vidros e depois comparar.. para ver o que compensa mais.. até não achei caro o aquário.. a calha achei m pouco, mas é mais complicado de fazer.. não sei como estão os preços mas se calhar também não é cara..

 

Fiquei agradavelmente surpreendida, responderam-me passado alguns minutos de ter pedido o orçamento! Achava que estas coisas demoravam mais tempo..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha é 3x39W ou 3x54w? Quanto à temperatura nao te sei ajudar mais. O que tenho visto aqui pelo pessoal do forum é que metem 10000K, mas também deve de haver quem meta as 8000K. Daqui a um ano também convem mudares as lampadas, nessa altura já escolhes a temperatura que quiseres.

 

Por esse preço e se tens o espaço, opta pelo maior :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a diferença de preço não compensa escolher o mais pequeno.. em termos de manutenção é que deve sair um bocado mais caro não?

 

Em relação às lâmpadas são 3 T5 de 54W.. ainda perguntei o preço com 4 lâmpadas mas era um bocado mais caro e mais tarde se quiser aventurar-me com flora mais complexa posso sempre mandar fazer uma calha com 4 lâmpadas.. por agora, como vou iniciar-me com as plantas naturais acho que já é bom!

 

Também pedi orçamento à Scalare, mas ainda não me responderam.. mas gostei do preço da aquavitro.. e aqui no fórum disseram-me que eles trabalham bem..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto na manutenção não irás notar a diferença, fica no entanto a ressalva que contrariamente ao que se poderá pensar, quanto maior for o aquário mais fácil se torna a manutenção cabecadura

 

Só se torna mais caro em caso de medicação devido ao volume de água, mas nesses casos pode-se utilizar um aqua hospital.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aquavitro respondeu-me à questão das lâmpadas.. perguntei-lhe que temperaturas tinham as lâmpadas.. e eles disseram que são todas de espectro normal, já vem de origem..

 

Então mas assim não é mau? Não devem ter todas um espectro diferente para atender às necessidades dos peixes e das plantas? E o que é que é espectro normal?? Bem.. estou um bocado confusa.. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectro normal costuma ser 6500K. Mal não faz, mas deves de ter melhores resultados com espectros diferentes.

 

A manutenção é quase a mesma, tens que tirar mais uns litros de agua em cada TPA, mas já estás "com a mão na massa" e já, por isso não deve de te custar muito mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu gostava de escolher o espectro das lâmpadas.. o que me aconselham a fazer? Se optar por mandar fazer na aquavitro posso sempre pedir só o aquário e comprar a calha e as lâmpadas à parte.. ou então podia mandar fazer noutro sítio.. alguém sabe se há algum sítio onde possa mandar fazer e que não seja caro? o preço da calha de 120 cm com as 3 lâmpadas de 54W na aquavitro ronda os 130€.. ou então onde é que poderia comprar uma já feita que fosse só colocar as lâmpadas?

 

Ainda não me responderam da Scalare.. já passou uma semana.. não sei se eles também põem logo as lâmpadas ou se posso escolhê-las antes..

 

Senão a calha com 4 lâmpadas não fosse 60 € mais cara até optava pelas 4.. é que para um aquário de 300 L tenho receio que seja muito pouco.. para as plantinhas resistentes tipo feto de java, musgo, anubias, cryptocorynes, etc acham que é mesmo suficiente? não me dava jeito gastar mais.. starwars

 

Um bom resto de dia pra todos! :laugh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem..ponto da situação..tenho andado com uns problemas pendentes e ainda não consegui ir ao vidraceiro pedir orçamento dos vidros.. em relação à calha também ainda não encontrei mesmo o que queria.. já contactei com o sérgio caneca mas se possível gostaria de ter outras sugestões para poder comparar.. conhecem algum sítio onde se comprem calhas? é só porque quer eu faça o aquário quer o mande fazer preciso de arranjar uma calha porque nem não gostei das opções da aquavitro nem da scalare..até gostei dos preços mas o facto de não poder escolher os espectros das lâmpadas não me agradou.. Não há por aí ninguém na minha situação? Que também tenha precisado de comprar a calha à parte? É que quero ter a possibilidade de escolher as lâmpadas.. aliás achava que mesmo quando se mandava fazer eles davam-nos a possibilidade de escolher..

 

Há uns dias que ando a pensar nos novos habitantes para o meu novo aquário.. é certo que ainda não existe mas eu gosto de pensar em tudo antes.. para não sair asneira.. :shocked028:

 

Neste momento tenho uma ancistrus e 12 guppies (4adultos e 8 já nascidos no aquário).. e gostava que me dessem sujestões de peixes que pudesse juntar a estes habitantes.. :juggle: relembro que o aquário terá as dimensões 120x50x50 (300 litros).. E como flora pensei em anúbias, valisnérias, echinodorus, musgo de java, feto de java, egeria..

 

Obrigada a todos pelas sugestões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à calha podes guardar as lampadas que não vais usar, e compras as que queres com o espectro diferente. Elas vão acabar por fundir, ai trocas pelas que guardaste. Sempre é uma solução.

 

Sim é uma hipótese.. Senão encontrar outra solução é mesmo isso que faço.. E quanto à fauna? Alguém tem sugestões? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fauna é ao gosto de cada um. Eu como não gosto de peixes de um só biotipo pretendo fazer um "mix" de zonas (comunitario).

 

Tens que ver que peixes gostas, no teu novo aquario vais poder ter de quase tudo em boas condições. Agora é uma questão de andares a ler umas fichas de peixes e ver quais podes misturar e manter a sua qualidade de vida.

 

Procura aqui: http://www.aquahobby.com/b_peixes_ornament...em_aquarios.php

 

Tem montes de fichas e informações de pessoas que já os têm ou tiveram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas! Agora tenho andado um pouco parada.. tenho tido muito que fazer.. estou a acabar a tese de mestrado.. e não tenho tido muito tempo para me dedicar a isto.. e como em Agosto vou de férias só monto o aquário depois de voltar.. Mas vou vindo sempre aqui ler umas coisas.. já aprendi muito aqui.. praticamente tudo o que sei..

 

Bem em termos de fauna gosto muito de escalares, umas colisas cobalto que encontrei nas fichas de peixes que existem aqui no fórum, tetras, ramirezes gosto muito também.. são lindos.. o meu problema é que não sei se estes peixes são compatíveis com os meus guppies e a ancistrus.. tenho visto pessoas a dizer que os ramirezes são agressivos.. dos outros que referi não sei muita coisa.. tirando os tetra, que sei que são pacíficos..

 

O que é que dizem destes peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

voltando ao tópico

 

eu não tenho experiência de aquários, mas já montei umas brincadeiras em vidro.

 

para termos ideia 120x40x50 são 240L de água, sendo que um L geralmente equivale a um Kg. Mas depois temos o areão, os filtros, o termostato, a luz, as plantas... é muito peso.

 

a pressão sobre os vidros é muita. eu optaria por uma estrutura de metal que service de 'apoio' ao silicone. mas isto sou eu. também tens a hipotese de ir ao aquavitro e olhares para o que eles fazem.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.