Vitor Pereira Publicado Junho 25, 2009 Publicado Junho 25, 2009 Boas! Estou a monter um aquario plantado de 150x50x50. Tenho uma calha com 2 HQI 150w + 4 PLL de 24w (sendo os sistemas das HQI independentes das PLL). Como a electricidade está cara eu queria saber que tempo de iluminação é que me aconselham, por ex. quanto tempo manter as HQI ligadas e quanto tempo manter as PLL ligadas? de que horas a que horas?, etc... Um abraço Vítor Pereira Citar
Luis carrilho Publicado: Junho 25, 2009 Publicado: Junho 25, 2009 Boas! Estou a monter um aquario plantado de 150x50x50. Tenho uma calha com 2 HQI 150w + 4 PLL de 24w (sendo os sistemas das HQI independentes das PLL). Como a electricidade está cara eu queria saber que tempo de iluminação é que me aconselham, por ex. quanto tempo manter as HQI ligadas e quanto tempo manter as PLL ligadas? de que horas a que horas?, etc... Um abraço Vítor Pereira Olá Vítor, É complicado estar a dar dicas só com essa informação. Pra o pessoal poder dár uma opinião mais fundamentada,faltam saber algumas coisas,como por ex. : -O aquario já está montado e a funcionar? -Que tipo de plantas lá tens? -Injectas Co2? Isto do fotoperiodo é um bocado como a fertilização,cada caso é um caso e por vezes só lá vamos por tentativa e erro ,é preciso alguma sensibilidade pra termos a noção se a duração e intensidade do fotoperiodo estará de acordo com a quantidade injectada de Co2 e para a carga Biologica da Flora instalada. De qq modo eu tanbem estou com um projecto em fase de montagem e de inicio não faço contas de ter mais de 8h de fotoperiodo,sendo que dessas 8h só durante umas 3h estará a HQI ligada,sendo o tempo restante assegurado pelas T5 que sozinhas asseguram um racio de 0.5w/lt (no teu caso as PLL sozinhas ficam a fazer um racio um pouco baixo),póde parecer demasiado conservador,mas "cautélas e caldos de galinha nunca fizeram mál a ninguem" ,depois aos poucos começarei a aumentar a duração total e depois a duração da HQI. Não vai haver ninguem aqui,que seriamente te possa dizer "é assim e não falha!",vais ter que ser tu no dia-a-dia a ir acertando as coisas. Um abraço. Citar
Recommended Posts