Grave problema algas: Será destas lampadas?? Philips TLD...


Pedro Viana Miranda

Recommended Posts

Boas

 

Setup: 220 litros, areão+laterite, CO2 caseiro, adubo liquido, 144 W, pastilhas de adubo para raizes.

TPA semanal:25%

Peixes: 5 discus, 5 corys, 6 otos (+ muitos caracois).

Plantas: várias anubias e fetos de java, 3 echinodorus, muitos pés de hygrophyla polysperma, 4 pés de Cabomba, bacopas...

Nitritos=0, Nitratos = muito baixo, amonia=0, Ph=6.8, DGh=3.

 

As plantas não crescem e as algas crescem por todo o lado....primeiro eram castanhas...agora são verdes filamentosas....

 

A única hipotese que penso causar tantas algas é a iluminação, não a quantidade mas a qualidade... pois o resto do setup parece-me ok para as plantas...concordam??

 

são 4 lampadas fluorescentes de 36 w.

 

Vou escrever as caracteristicas de cada lampada para o pessoal mais experiente dar opinião se será mesmo da qualidade da luz....

 

- JBL 36W solar tropic (full spectrum 4000K)

- Philips TLD 36W/33 (cool white, 4100K, 2850 Lm, CRI=63)

- Philips TLD 36W/840 (cool white, 4000K, 3250 Lm, CRI=82)

- Philips TLD 36W/827 (incandescent white, 2700K, 3300Lm, CRI=85)

 

As lampadas são estas e pelo que já li e pesquisei acho que são adequadas para as plantas..... no entanto....há aqui qualquer coisa errada....

 

Peço ajuda aos mais experientes em lampadas, ou a quem tenha destas lampadas que me digam o que se passa de errado....pois não consigo manter as algas controladas.....

 

Desculpem o testamento mas acho que só com toda esta informação é que me podem ajudar.....

 

Obrigado

 

Pedro Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aparecimento de algas no teu aquário acho que tem pouco a ver com o tipo de iluminação que tens.

É verdade que o tipo de lâmpadas que tens em termos de espectro são boas para plantas, o que é a mesma coisa que dizer que são boas para as algas, mas em si mesmo não são as culpadas. De qualquer maneira são muito amarelas para o meu gosto. Devias misturá-las com lâmpadas da cor 86 ou 96, ambas daylight.

Com 144w e a adicionares adubo liquído é normal que as algas crescam muito mais que as plantas. Com essa quantidade de luz precisas de fornecer energia às plantas. E isso só com a adição de Co2.

Entretanto deves parar com a adição de adubo liquído e fazer mudanças de água mais regulares até atingires um equilíbrio.

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado pela resposta!!

 

Mas.....

 

Como eu referi no post, eu tenho CO2 caseiro a bombar....

e troco 25% de água uma vez por semana.... acho que uma vez por semana chega ou não?

 

vou parar com o adubo liquido para ver os resultados...

 

Obrigado

Pedro Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais