Areão calcário


g2music

Recommended Posts

Boa Tarde,

 

Montei há pouco tempo o meu aqua e utilizei como substracto um areão que pensava não ser calcário (fiz o teste de juntar vinagre e não vi efervescência nenhuma).

 

Entretanto fiz o teste do pH à água da torneira e sai a 7, enquanto que o do aqua vi hoje e estava a 7,8 - 8.

 

Pergunto agora, que poderei fazer para baixar o pH, dado que o queria na casa dos 6,5?

 

Visto ter substracto fértil debaixo do areão, não me estava a apetecer retirar o areão, pois iria de certeza sujar a água toda.

 

Caso não seja possível alterar o pH, que peixes me aconselham? Podem ver o setup aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes exerimentar com turfa no filtro. Embora seja solução passageira resulta.

Podes ainda optar por químicos que não é aconselhavel como o sera ph minus.

E ainda fazer TPA's

Que peixes vais manter no aqua?

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando testaste a água da torneira foi imediatamente após esta ter saído? E a dureza da água já agora? Tens de deixar repousar antes de fazeres as medições. Ou seja, a água pode já vir com esse pH, até porque esse substrato não me parece calcário.

 

Se assim for podes pôr uns trocos mas se tiveres uma dureza muito alta não deve fazer grande efeito. Podes também começar a usar CO2 que baixa o pH e ajuda no crescimento das plantas. Podes ainda usar turfa no filtro que "amacia" a água e também baixa o pH.

 

Se o substrato for mesmo calcário, vai ser muito difícil fazer descer esse pH. Podes optar por Ciclídeos Africanos. Mas nesse caso esquece as plantas. Podes também optar por vivíparos: guppy, platy e mollys.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas...mas resolvi cortar o mal pela raiz e renovei o fundo todo (infelizmente o fértil também teve de ir à vida...estava farto de tentar apanhar pedrinha a pedrinha).

 

Troquei o JBL AQUABASI PLUS por ELOS BOTTOM MINERAL e o areão por akadama.

 

Até gosto mais do efeito da akadama.

 

 

Como costumam dizer..."Há males que vêm por bem!".

 

Cumprimentos

 

Pedro Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive o mesmo problema. Testei o areao com vinagre e não vi efervescência mas quando testei novamente, encontrei o ouvido ao copo e aí sim ouvi efervescência! Não era visível.

 

Para não estar a desfazer o aquario, meti um bocado de turfa agarrada a uma pedra com uma rede e fetos de java num sitio escondido do aquario e meti também no filtro. A turfa que comprei é própria para filtros da fluval o que nunca me escureceu a agua.

 

Passei a fazer tpas com agua da fonte ou do lidl.

 

E meti CO2 caseiro. Neste momento não tenho testes não consigo dizer se resultou..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.