Pontos brancos


Recommended Posts

Viva ppl!

 

Tenho um platty que apresenta um ponto branco na barbatana trazeira e outro numa barbatana lateral. Tem tb a barbatana trazeira ligeiramente roida. Muito embora esteja activo estou com receio que tenha a celebre doença dos pontos brancos.

A minha dúvida é a seguinte: Será mesmo essa doença? É que não introduzo qq peixe à mais de 6 meses no aquário.

 

Cumps

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ictio pode atacar de qq maneira , é só as defesas naturais do peixe fraquejarem ... recomendava se tiver um aquario de quarentena , a colocar-lo la dentro e come çar o tratamento.

Embora ha mais de 6 meses não haja introdução de peixes qq um poderia ter ictio latente , ou mesmo através da água da torneira etc... Se não for ictio só chateia o peixe se for pode estar a salvar uma boa quantidade deles ao por o peixe de quarentena... Essa barbatana roida pode ser sinal que o aquario precisa de limpeza ou tpa...

Cumpr Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Devias de fazer o tratamento contra o ictio no aquário todo, porque, apesar de ainda não mostrarem sinais da doença, os outros peixes também podem estar infectados.

Deves aumentar a temperatura e juntar sal à água do aquário. Para o poderes fazer tens de retirar as corydoras do aquário. Elas não gostam de sal.

 

Penso que a barbatana roída se deva a uma infecção bacteriológica ou fúngica. Intensifica os tpa’s e se não melhorar após o tratamento ao ictio faz um tratamento com um produto de largo espectro (esha 2000 por exemplo).

 

Cumps

 

Marta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado caro amigo!

 

Estou a fazer tpa's de 20% todas as semanas, e não me parece que haja falta de limpeza do aqua porque praticamente não tenho algas ...

 

Coloquei-o de quarentena num aqua de 8 litros. Infelizmente não tenho aquecedor, mas espero que com este tempo não crie grandes problemas ao "doente". Pode ser que baixe a "febre" :)

 

Mais uma vez obrigado!

 

Cumps

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Marta, tb pela tua opinião!

 

Mas, esse tratamento não poderá causar outros nas plantas?

Mais, e nos camarões? Tenho para lá alguns ...

 

Cumps

 

Boa tarde

 

Devias de fazer o tratamento contra o ictio no aquário todo, porque, apesar de ainda não mostrarem sinais da doença, os outros peixes também podem estar infectados.

Deves aumentar a temperatura e juntar sal à água do aquário. Para o poderes fazer tens de retirar as corydoras do aquário. Elas não gostam de sal.

 

Penso que a barbatana roída se deva a uma infecção bacteriológica ou fúngica. Intensifica os tpa’s e se não melhorar após o tratamento ao ictio faz um tratamento com um produto de largo espectro (esha 2000 por exemplo).

 

Cumps

 

Marta

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado caro amigo!

 

Estou a fazer tpa's de 20% todas as semanas, e não me parece que haja falta de limpeza do aqua porque praticamente não tenho algas ...

 

Coloquei-o de quarentena num aqua de 8 litros. Infelizmente não tenho aquecedor, mas espero que com este tempo não crie grandes problemas ao "doente". Pode ser que baixe a "febre" :D

 

Mais uma vez obrigado!

 

Cumps

Não queria dizer por falta de limpeza ..( as algas são sinonimo mais de fosfatos e não directamente de nitritos e nitratos ) muitas vezes os restos de comida no fundo do aquario ou mesmo no meio do substracto são remexidos e alteram as condições da agua por isso as tpa , não convêm o por num aquario sem termostato pois o melhor tratamento como lhe disseram é aumentar a temp e sal .. este tempo ainda está maluco e não garante muita estabilidade , especialmente num aquario pequeno... num dia estão 30 no outro estão 20 , o que pode acontecer é observar que o peixe começa a fazer pequenos movimentos muito rapidos , comum resfriado.. pois as flutuações de temp são muito grandes , agora isto aliado ao ictio pode ser fatal . Pode sempre ir trocando agua por uma mais quente e constantemente repor as quantidaes de tratamento mas não lhe parece que sai mais economico adquirir um pequeno termostato?E mais simples?

Estes medicamentos afectam ligeiramente as plantas , mas julgo que o tempo de tratamento não será suficiente para danos permanentes nelas ... Mas depende do quão sensiveis elas sejam , a algumas talvez como uma aponogeton de madagascar :) ... embora pouca gente a consiga manter normalmente...

Boa sorte Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais