Sugestões arrefecimento calha


Recommended Posts

Tenho um aqua de 120 tendo adquirido uma calha com pll 4x36w de 1m pois como oo aqua é encastrado no movél da cozinha a de 1.2m não dava. Assim embora a calha tenha suportes não a pude por com estes, pois não tinha hipotese.

Tenho mais 2 calhas de aqua por de 1m no mesmo aqua com 1 t8 cada. Acontece que as PLL aquecem que é uma coisa demais e a madeira quase que arde... qualquer dia tenho um incendio :thumbup3: . Assim tirei as pll para outro aqua de 1m sem ser encastrado, mas o de 120 ficom só com as 2 t8 que é manifestamente insufuciente. O que me aconselham a fazer???? à algumas lampadas que aqueçam menos??? Obrigada

Editado por ecavaco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

vais ter sempre o problema do aquecimento, uma solução é colocar uma ventoinha ou duas de pc para retirar o calor de dentro do movel.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é a ventoinha podia resultar mas aquilo com as portas fechadas é quase estanque e o ar não circula por isso ficava quente na mesma... Estava a pensar em LEDs mas para 240l deve ser uma fortuna.... As T8 tambem aquecem muito???? agora tenho CO2 e não tenho luz. Um membro do forum ofereceu-me imenso glosso e agora estou com o problema da luz... No aqua que tenho C02 de botija não posso ter luz ( 1w por litro) e o que tenho 1w por litro não posso ter o Co 2 pois a botija á enorme e não tenho espaço estou tramada.... Alguem ter sugestão???? se for alguem aqui de perto que me viesse dar uma ajuda ( só para ver) a resolver o problema, conversavamos sobre esta questão e até podia dar para odferecer alguma coisa que aqui tivesse e dar 2 dedos de conversa... Sugestões são todas muuuuuuuuuuuuito bem vindas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que seja assim tão difícil manter a PLL.

Se tens espaço para colocar a calha, também deverás ter espaço para abrir pequenos furos no fundo do dito móvel, não é necessário nada de especial, meia dúzia de furos e uma ou duas ventoinhas de PC (como já te tinha sido aconselhado), não te esqueças é que as ventoinhas devem sugar o ar do móvel e não injectar. O ideal mesmo era teres duas, onde uma delas injecta ar e a outra retira, mantendo deste modo uma ventilação constante que fará com que a temperatura desça drasticamente.

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então posso experimentar fazer uns furos no movel na parte que fica por cim a da calho, mais 2 buracos maiores onde encaixo as ventoinhas e uma tira e outra mete ar certo???? e onde arranjo essas ventoinhas???? nas casas que arranjam PC???? obrigada pelas ajudas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora a minha calha só tenha uma PLL, ainda não tive grandes problemas de sobreaquecimento.

O que fiz foi colocar uma ventoinha de processador com o dissipador de calor colado na parte exterior da calha junto ao balastro (electrónico).

Creio que o segredo é usar pasta termo condutora. Não é muito cara e serve para aderir o dissipador de calor à calha (atenção porque é cancerígena e deve ser usada com cuidado). Provavelmente não resolve o problema, mas deve retirar uns graus à temperatura máxima atingida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas o que aquece mesmo muito é o movel a aqua acho que nem tanto.... e a caixa de ar que tenho em cima da calha é muito pequena. Será que se tirar a parte inferior do móvel e puser as ventoinhas resolvo???? estou mesmo perdida com isto porque não sou nada jeitosa para Diy.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Eunice

ora agora aí anda ela com a nova dor de cabeça...o aquecimento bang

 

Espero que tenhas gostado das plantinhas.

 

Agora é aquilo que falámos, temos que arranjar ai uma mareira de dar volta a esse aquecimento.

Eu no meu caso a principal fonte de aquecimento das PLL até era mesmo mais as lampadas e nem tanto o balastro pois ficava

num compartimento á parte.

Como te disse ontem, acho que a solução mais viavel é mesmo a de adquirires umas ventoinhas de pc´s, fazeres a ligação para um transformador

e entao arranjares uma ou mais saidas para dissipar esse aquecimento, ou atraves de uns buracos no movel para o lado do frigorifico, ou então para

a parte de cima onde convem depois que tenhas as tais mangas de aluminio para conduzir o calor para fora do armario.

 

Estuda bem o caso e lembra-te que a maior parte das vezes o mais simples é quase sempre o melhor.

 

Cumprimentos

Editado por paulo_chinak

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas e o resto não podia ser mais bonito e estou muuuuuuuuuuuuuuuito grata. Agora a dor de cabeça só termina quando estiver a questão resolvida e o tempo é pouco pois não posso deixar as plantas recentirem-se da falta de luz agora que posso ter finalmente um tapete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.