O meu primeiro aquario...


Gomes88

Recommended Posts

Ontem ofereceram-me um aquario coisa que já andava para comprar a um tempos, agora preciso da vossa ajuda para que tudo corra bem... lol... A minha experiencia com aquariofilia nunca passou mais do que ter um aquario globo com três simples peixes, um Cometa vermelho pequeno, um Cometa amarelo médio e um outro peixe... Mas agora quero algo diferente dai a minha namorada me ter ofericido ontem um aquario.

 

As caracteristicas do meu aquario são:

 

. Capacidade de 54L

. Medidas de 60x30x30

. Vidro de 4mm

. Iluminação de 1 lampada de 15W

. Filtro EHEIM 2008 com uma potencia de 150-300 l/h

. 1 resistencia de aquecimento Jäger de 50W

 

As minhas dúvidas são:

 

Que tipo de substrato? (o mais natural possivel)

Que tipo de plantas?

Que tipo de peixes?

Quando é que devo colocar o substrado, plantas e por fim os peixes?

 

Tenho o Aquario com agua desde ontem das 19h com a resistencia ligada no maximo e o filtro a trabalhar...

Hoje Já irei comprar as tiras para fazer os testes de PH para conseguir comprar os peixes adequados e do NO3 para conseguir ver quando deverei fazer as TPA's.

 

Eu sei que são muitas dúvidas mas eu õu mesmo um novato nisto e quero k tudo corra na perfeição...

Obrigado a todos aguardo respostas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de mais, benvindo!

 

E parabéns pelo aquário. Essa namorada promete como futura esposa!!! (lê alguns posts por cá sobre "elas" e já vais perceber... eh eh)

 

 

Em relação à montagem, primeiro conselho: calma.

Segundo conselho: muita calma.

 

:mrgreen:

 

Agora a sério, começa por ler sobre o ciclo do azoto - existe neste fórum um post com muita informação para iniciados. Lê e "devora" tudo.

O ciclo demora algum tempo, tens de colocar lá um pouco de comida para que as bactérias nitrificantes se comecem a desenvolver.

 

Conselho: não compres NENHUM peixe sem primeiro leres tudo muito bem e informares-te sobre as necessidades dele.

 

 

Abraço e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado...

Sim eu já li algo sobre o ciclo de azoto, mas disseram-me que deveria de colocar o substrato entretanto e algumas plantas para ajudar o dito ciclo é verdade?

O que eu estou a fazer está certo? desde ter a agua aaquecer ao maximo e o filtro a trabalhar? tá correcto?

Mais uma vez muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado...

Sim eu já li algo sobre o ciclo de azoto, mas disseram-me que deveria de colocar o substrato entretanto e algumas plantas para ajudar o dito ciclo é verdade?

O que eu estou a fazer está certo? desde ter a agua aaquecer ao maximo e o filtro a trabalhar? tá correcto?

Mais uma vez muito obrigado

Como alguém já escreveu aqui vai com calma, e mentaliza-te para só teres fauna nesse aqua daqui a 4 semanas, se tudo correr bem. Um conselho que te dou e se tiveres essa possibilidade é o de contactares com alguém que já tenha um aquário á mais tempo para te poder dar uma ajuda, nada como ver as coisas ao vivo e a cores; na falta dessa solução; podes contar com o pessoal aqui do fórum. Eu comecei á cerca de 14 meses com este vício, e com um aqua oferecido pela minha esposa e pelo meu filho no dia do pai, tinha exactamente as medidas do teu; agora tenho 4 aquas cá em casa, um de 240l, dois de 54l e um de 40l; para não falar nun aqua hospital de 15l que dá sempre jeito.

Agora eu no teu caso começava com plantas de fácil manutenção, já que tens pouca luz e experiencia; anúbias, fetos de java e musgo de java são plantas boas para iniciantes já que não necessitam de grandes cuidados e nem precisam que faças fertilizações; também tem outra vantagem, vão buscar os nutrientes que necessitam á coluna de água e não são plantas que tenham raízes subterraneas, bastanto atá-las a algo como pedras ou troncos. Em relação á fauna começava com guppys, platys ou outro peixe de fácil reprodução, pois vais ficar encantado quando vires alevins a nadar no teu aqua, podes por camarões(red cherry que se reproduzem facilmente) e uns caracóis. Vê aqui no forum porque há sempre pessoal a vender plantas e peixes muito mais baratos que nas lojas e com qualidade igual ou superior.

Boa sorte nesta tua aventura, qualquer coisa que precises; já sabes o pessoal daqui ajuda no que puder...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas , gomes , coloca o substracto e as plantas e so depois a aqua , senao torna.se mais dificil , pois ao pores a areia vais levantar muita poeira , e é mais facil plantar com o aqua vazio , depois ligas o termoestato a 26graus , é uma temperatura boa para maioria dos peixes , no maximo nunca senao ainda os cozes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Malta...

 

Esta tarde comprei 7 pés de fetos e uma anúbis e comprei areia mt fina branca para a base depos coloquei um areão um pouco mais grosso, já coloquei o substrato e também já plantei as plantas, agora a agua está bastante turva... lol...

O que acham do meu substrato e das minhas plantas?

 

Obrigado a todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.