Amazonico 54L


DeepSpace

Recommended Posts

Boas sou o Luís .. sou do Funchal Madeira.

Gosto de Aquários de Água doce... o meu sonho é ter um de 200L na minha sala.. assim que convencer a mulher e esta crise acalmar :P .

 

Bem a intenção sempre foi a de um Amazónico com alguns Escalares e Neons...

 

Mas a inexperiência nem sempre nos deixa ir tão longe...

 

Comprei em 2001 Aquário

 

- Um Aquapor de 54L +/-

- Filtro Fluval 104

- Um aquecedor de 75w

A lâmpada neste momento é uma Floraglow de 40 ou 45cm (sempre usei esta ou a AquaGlow)

 

Tive como 1ºs peixes (todos comprados pelo meu irmão mais novo) 3 Gouramis (1Azul,1Perola,1Albino), uns 6 Barbos e um limpafundos. Introduzidos com um intervalo razoável.

 

Um dos Gouramis esteve comigo 7 anos (Azul) e o Pérola (6 +/-)

 

Posteriormente veio um Pleco 2cm+/- e que neste momento deve ter uns 10cm... :) Actualmente ainda o tenho deve e deve ter uns 5 anos.

 

Os Barbos foram à vida e introduzi 10 neons em 2004... dos quais ainda tenho 2

 

A única flora que sempre tive foi Anúbias anãs e "normais"...ah... e o bandido do musgo de Java. Tive umas valisnérias mas não duraram muito tempo

 

Em 2004 o Aquário tinha este aspecto...

 

DSC00774.JPG

 

DSC00755.JPG

 

O meu saudoso Gourami Azul em 2008

 

DSC_4156T.jpg

 

Estamos em 2009... Tive sempre problemas com algas mas conseguia controla-las mais ou menos...

Ao casar e mudar de casa levei o meu aquário comigo e descuidei-me ... Falta de TPA's e limpezas de Filtro :(

 

O problema de algas agravou-se muito nos últimos 6 meses, a 1ª tentativa de remoção das algas... não correu muito bem... elas voltaram com mais força, fiz um TPA de 50% e podei e removi as Anúbias afectadas, um tronco e duas pedras de decoração. Infelizmente tive que tomar medidas mais drásticas ao ponto de pela 1ª vez ter que desmontar tudo e lavar tudo de tão grave que estava a situação...Fiquei muito triste...(Culpa Mea)

 

Bem ...voltei a ler e mãos à obra... mudei os 3 peixes restantes, e resistentes a ph's baixissimos (um dos problemas de falta de Tpa's no meu aquário), para um pequeníssimo aquário que tenho, com filtro e aquecedor, juntei parte da água do de 54L e água fresquinha...o Pleco tem algo no dorso..tipo um pequeno fungo tenho que comprar algo para tratar isso. :(

 

Comprei novos compostos para o filtro misturei com os velhos, comprei um novo aquecedor. Esfreguei e limpei o aquário, o substrato com 9 anos, praticamente intocável, foi remexido com água limpa a correr e tirada a sujidade da mesma várias vezes, sem no entanto tocar muito nas partes mais fundas por forma a manter uma camada de sedimentos com substancias para as Anúbias.

Limpei e podei novamente as anúbias e voltei a plantá-las... só de olhar para a foto acima de 2004 fico triste.. pois tenho um décimo do que já tive e tantas podas que deitei fora. :/

 

Assim que puder coloco fotos do estado actual do mesmo. ;)

 

Bem aqui fica a minha apresentação... não muito feliz neste momento... mas com esperanças de evoluir junto desta comunidade.

 

;)

Editado por DeepSpace

Nikon D80 Photographer

deep1.jpg

http://www.DeepDesigns.net Up :)

:D Eye for the Art...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Muito Bem Vindo ao Fórum!!!

 

O problema das algas pode muito bem ser excesso de nitratos e fosfatos provocado quer por pouca tpa quer por uma limpeza inadequada do substrato. O melhor é comprares um teste de nitratos (NO3) para controlares isso. A matéria orgânica no substrato é bem boa para as plantas sim, mas onde não tens plantas é melhor limpares o substrato com um aspirador próprio. Podes faze-lo todas as semanas ou de 15 em 15 dias conforme for preciso. As anúbias não deves ter enterradas porque corres o risco de apodrecer o rizoma.

 

Em 2004 estava com um aspecto muito agradável à excepção da bola de musgo. Bem que podias colocar umas pedras e amarrar um pouco de musgo às mesmas. Com o tempo o musgo ia-se agarrar a elas e ficava bem mais engraçado que apenas uma enorme bola e no espaço dessa grande bola podias colocar plantas de fácil manutenção tipo elodea limnophila sessiflora hygrophila polysperma feto de java... essas coisas. A valisnéria também não é muito difícil só que convem fertilizar com líquido. Sugiro que compres um fertilizante...o da tropica (sem nitatos e fosfatos) e o que te recomendo.

 

Outra coisa é...coloca um fundo de cartolina no aqua...normalmente fica melhor :)

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sou o Luís .. sou do Funchal Madeira.

Gosto de Aquários de Água doce... o meu sonho é ter um de 200L na minha sala.. assim que convencer a mulher e esta crise acalmar :P .

 

Bem a intenção sempre foi a de um Amazónico com alguns Escalares e Neons...

 

Mas a inexperiência nem sempre nos deixa ir tão longe...

 

Comprei em 2001 Aquário

 

- Um Aquapor de 54L +/-

- Filtro Fluval 104

- Um aquecedor de 75w

A lâmpada neste momento é uma Floraglow de 40 ou 45cm (sempre usei esta ou a AquaGlow)

 

Tive como 1ºs peixes (todos comprados pelo meu irmão mais novo) 3 Gouramis (1Azul,1Perola,1Albino), uns 6 Barbos e um limpafundos. Introduzidos com um intervalo razoável.

 

Um dos Gouramis esteve comigo 7 anos (Azul) e o Pérola (6 +/-)

 

Posteriormente veio um Pleco 2cm+/- e que neste momento deve ter uns 10cm... :) Actualmente ainda o tenho deve e deve ter uns 5 anos.

 

Os Barbos foram à vida e introduzi 10 neons em 2004... dos quais ainda tenho 2

 

A única flora que sempre tive foi Anúbias anãs e "normais"...ah... e o bandido do musgo de Java. Tive umas valisnérias mas não duraram muito tempo

 

Em 2004 o Aquário tinha este aspecto...

 

DSC00774.JPG

 

DSC00755.JPG

 

O meu saudoso Gourami Azul em 2008

 

DSC_4156T.jpg

 

Estamos em 2009... Tive sempre problemas com algas mas conseguia controla-las mais ou menos...

Ao casar e mudar de casa levei o meu aquário comigo e descuidei-me ... Falta de TPA's e limpezas de Filtro :(

 

O problema de algas agravou-se muito nos últimos 6 meses, a 1ª tentativa de remoção das algas... não correu muito bem... elas voltaram com mais força, fiz um TPA de 50% e podei e removi as Anúbias afectadas, um tronco e duas pedras de decoração. Infelizmente tive que tomar medidas mais drásticas ao ponto de pela 1ª vez ter que desmontar tudo e lavar tudo de tão grave que estava a situação...Fiquei muito triste...(Culpa Mea)

 

Bem ...voltei a ler e mãos à obra... mudei os 3 peixes restantes, e resistentes a ph's baixissimos (um dos problemas de falta de Tpa's no meu aquário), para um pequeníssimo aquário que tenho, com filtro e aquecedor, juntei parte da água do de 54L e água fresquinha...o Pleco tem algo no dorso..tipo um pequeno fungo tenho que comprar algo para tratar isso. :(

 

Comprei novos compostos para o filtro misturei com os velhos, comprei um novo aquecedor. Esfreguei e limpei o aquário, o substrato com 9 anos, praticamente intocável, foi remexido com água limpa a correr e tirada a sujidade da mesma várias vezes, sem no entanto tocar muito nas partes mais fundas por forma a manter uma camada de sedimentos com substancias para as Anúbias.

Limpei e podei novamente as anúbias e voltei a plantá-las... só de olhar para a foto acima de 2004 fico triste.. pois tenho um décimo do que já tive e tantas podas que deitei fora. :/

 

Assim que puder coloco fotos do estado actual do mesmo. ;)

 

Bem aqui fica a minha apresentação... não muito feliz neste momento... mas com esperanças de evoluir junto desta comunidade.

 

;)

 

Boas Luís,

 

boa sorte para o teu regresso à actividade. Eu ainda sou novato nisto e também tenho um aqua de 54l acabado de montar no passado Domingo. Vamos ver como corre a minha aventura. Abraço.

BlackPuma

O meu aqua: BlueRiver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Muito Bem Vindo ao Fórum!!!

 

O problema das algas pode muito bem ser excesso de nitratos e fosfatos provocado quer por pouca tpa quer por uma limpeza inadequada do substrato. O melhor é comprares um teste de nitratos (NO3) para controlares isso. A matéria orgânica no substrato é bem boa para as plantas sim, mas onde não tens plantas é melhor limpares o substrato com um aspirador próprio. Podes faze-lo todas as semanas ou de 15 em 15 dias conforme for preciso. As anúbias não deves ter enterradas porque corres o risco de apodrecer o rizoma.

 

Em 2004 estava com um aspecto muito agradável à excepção da bola de musgo. Bem que podias colocar umas pedras e amarrar um pouco de musgo às mesmas. Com o tempo o musgo ia-se agarrar a elas e ficava bem mais engraçado que apenas uma enorme bola e no espaço dessa grande bola podias colocar plantas de fácil manutenção tipo elodea limnophila sessiflora hygrophila polysperma feto de java... essas coisas. A valisnéria também não é muito difícil só que convem fertilizar com líquido. Sugiro que compres um fertilizante...o da tropica (sem nitatos e fosfatos) e o que te recomendo.

 

Outra coisa é...coloca um fundo de cartolina no aqua...normalmente fica melhor :P

 

cumps

 

A bola de musgo era podada quase de mês a mês... aquilo crescia muito rápidamente, durante os 2 últimos anos tentei erradicá-la pois estava agarrada a um tronco, neste momento penso que não tenho musgo no aquário. E sinceramente não o quero novamente. Sim... nunca tive um teste de nitratos... mas apesar disso mantive o aquário em muito boas condições durante +/- 6 Anos ...a única fertilização que usei ocasionalmente era o TETRA Plantamin e nem sei a composição do mesmo. :/ Já tive um aspirador de fundo mas partiu-se com o Uso... é mais uma coisa que vai para a lista de compras a efectuar juntamente com o teste de Nitritos.

 

Tenho umas ideias para o futuro.. mas vou precisar de ajuda. Não sei se este será o local tópico mais indicado para a ilustração e registo fotográfico do projecto que tenho em mente... mas logo se vê. Ainda hoje vou tentar registar e colocar aqui umas fotos actuais para terem uma ideia do que me espera :)

Nikon D80 Photographer

deep1.jpg

http://www.DeepDesigns.net Up :)

:D Eye for the Art...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O musgo podias sempre vender pelo forum. Existem musgos mais bonitos, embora difíceis de encontrar. Tenho boa ideia desse fertilizante. Aí na Madeira as lojas são bue robalhonas... e normalmente nem sabem o que vendem. Penso que a melhor loja para aquariofilia (que conheço) é no Garajau...tem coisas a preço normal..e outras estupidamente caras Falei-te em plantas de baixa manutenção por várias razões: não usas co2, tens luz fraca, e a valisnéria não se aguentou.

 

Acho que aqui é o sítio ideal para ires actualizando a progressão do aqua. Qq coisa diz. Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O musgo podias sempre vender pelo forum. Existem musgos mais bonitos, embora difíceis de encontrar. Tenho boa ideia desse fertilizante. Aí na Madeira as lojas são bue robalhonas... e normalmente nem sabem o que vendem. Penso que a melhor loja para aquariofilia (que conheço) é no Garajau...tem coisas a preço normal..e outras estupidamente caras Falei-te em plantas de baixa manutenção por várias razões: não usas co2, tens luz fraca, e a valisnéria não se aguentou.

 

Acho que aqui é o sítio ideal para ires actualizando a progressão do aqua. Qq coisa diz. Cumps

 

Poís bem que o podia vender se tivesse musgo... mas já há muito que não o tenho.

 

Hoje fui a essa loja do Garajau fiquei surpreendido com a quantidade de material relacionado com aquariofilia.. sinceramente achei das mais complectas de todas as que fui até agora.

 

De lá trouxe um teste da Hagen de Nitratos (carote esta cena) um aspirador barato que limpa o areão quando se faz as TPA's... 6 Neons e um FunguiStop da Tetra para tratar o Pleco e 2 Neons da "antiga montagem"...

 

Bem actualmente o meu Aquário encontra-se assim... em fase de recuperação :/

 

DSC_8930Tweb.jpg

 

Como se pode ver... é quase pior que começar do zero. Com a vantagem de já ter o ciclo feito parcialmente no aquário e no filtro.

Medi hoje os nitratos pela 1ª vez em alguns anos que tenho este aquário (nunca o tinha feito) e estão abaixo dos 5mg/L ...

 

Introduzi os 6 neons depois da devida ambientação à temperatura. Quanto ao PH tá um bocadito alto em relação à água que vinha com os mesmos.

Não quero reduzir mais o ph por agora deve estar 7 ou mais... pois não conseguiria eliminar/controlar o restante da peste de algas que me devastou o aquário. Por agora fica assim até às próximas TPA's... (espero que se aguentem os neons ao novo ph)

 

Amanhã posto algumas fotos do pequeno aquário de "tratamento" com o Pleco e 2 Neons.

 

Esqueci de dizer no 1º post que na 1ª tentativa de me livrar das algas e comprei um Camarão e adquiri um Alga Control Prodac...

AH! E hoje mudei a tempo do pequeno aquário para o grande um camarão (meio transparente) antes de deitar o remedio da Tetra... li a tempo as instruções e lá diz, e em grande, para os tirar... Escapou-se de boa este menino que comprei no desespero de me livrar das algas....(possivelmente nem lhes toca)

 

:(

Nikon D80 Photographer

deep1.jpg

http://www.DeepDesigns.net Up :)

:D Eye for the Art...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo Luís, vais no bom caminhos!

 

Apesar de eu já ter alguns anitos nisto e alguns em que parei, mesmo assim por vezes tenho duvidas, e das grandes!!!

Por vezes só com erros nós conseguimos superar algo perdido...

 

De qualquer maneira fica aqui o meu voto... Vais no bom caminho :bs_quesexclaim:

 

Cumprimentos Rodrigo P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Com o ph não te preocupes muito..os neons adaptam-se bem desde que a não haja amónia nem nitritos. Os nitratos também se querem baixos. Se fossem cardinais é que podia ser mais complicado. Quanto aos fungos...esqueci-me de te falar na folha de amendoeira da Índia. É muito boa para tirar a fungagada e não só. Tem a desvantagem estética (ou não) de deixar a água amarela. Os peixes gostam mais dela assim..sentem-se mais seguros. Tem mais umas vanagens muito interessantes principalmente para procriação. Mas esse da tetra tb é bom que já experimentei uma vez. (a água fica castanha na mesma looooooool)

 

Uma chamada de atenção...cuidado com os peixes recém adquiridos..podem trazer íctio...por isso recomendo-te a pores já a temperatura um pouco acima dos 28 durante uma semana para evitar que este apareça caso tenha vindo na água ou peixes.

 

As algas é mesmo melhor encontrares a fonte do problema..acho mesmo que será devido a excesso de nitratos e/ou fosfatos.

 

Investir mais em plantas

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Investir mais em plantas

 

cumps

 

Pois um dos meus problemas é a escolha das plantas.. visto que o que existe pelas lojas cá são poucas e limitadas as especies...

 

Além da escolha de novas plantas precisaria de pelo menos mais um tubo flourescente... era o ideal.

Gostava também de aplicar um areão escuro e mais fino por forma a modificar parcialmente o design...

 

São algumas das intenções para este projecto... a ver vamos..

Nikon D80 Photographer

deep1.jpg

http://www.DeepDesigns.net Up :)

:D Eye for the Art...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

As plantas podes comprar pelo forum. A vantagem é a que pode ter variedade que não encontras nas lojas e pelo mesmo preço recebes mais quantidade. Também podes comprar em lojas online como a naturpets pet4you e crystalred.eu. Arranjar uma calha nova é realmente muito bom para as plantas mas também depende das plantas...se não quiseres plantas muito exigentes não vale a pena estar a comprar comprar uma calha nova. 3 coisas relativamente à calha:

As calhas decentes rondam os 120€ e de uma calha de 96W (60cm) para uma 156W(90cm) tens uma diferença de 20€. O que estou a dizer é que se queres investir numa calha vale a pena aproveitar para comprar um aqua maior e comprar a calha maior. Podes pedir num vidreiro que te façam o aqua que fica bem mais em conta mesmo...claro que atras dessas compras vem tambem a aquisiçao de termo e filtro respectivo..lolol...compra puxa compra..é a mesma filosofia do moding ou tuning lol .

Outra coisa... se vais meter mais luz estas a favorecer o aparecimento de algas..e se já aparecem com tao pouca luz...imagina com uma luz apropriada...ou seja..descobrir a causa das algas antes de comprar calha ou plantas é boa ideia se não corres o risco de as plantas "sufocarem" com ataque de algas.

Outra coisa... não sei se sabes mas a regra geral para a potencia da calha é 1W/l...54l dá 54W. Mas quanto maior for o aqua...menor é o valor da relação W/l..ou seja não é preciso tanta potência.

 

Os camarões transparentes são caridinas japónicas ou camarões amanos..são japoneses e supostamente bons comedores de algas.. mas eu acho que os comedores de algas apenas servem para comer alguma alguita que apareça já num aquário estável e não para combater um boom de algas..nem se nota o efeito.. a nao ser que sejam mesmo muitas!!

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
.... Penso que a melhor loja para aquariofilia (que conheço) é no Garajau...

 

Realmente tem muita variedade de produtos e algumas de muito boa qualidade.

 

Só tem um grande defeito:

 

Ainda não consegui comprar lá 1 peixe sem íctio.

 

Penso que isso se deve a uma facilidade que dão aos clientes:

 

Podemos levar peixes para troca, ou seja, levo um tubarão...e trago guppys por exemplo.....e penso que estas trocas e baldrocas....fazem com que vá gerando um caldo de bactérias......

Para os mais distraídos...a quarentena é obrigatória!!!!

 

Luís, força nesse projecto de recuperação.

Como te conheço pessoalmente, sei que esse aquário, voltará a ter o brilho que já teve....quem sabe até...mais....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.