Consigo baixar o Ph de 8 para 7 só com CO2 caseiro


Recommended Posts

Boas!

 

Tenho a água da rede com Ph de 8 e às vezes chega a 8.2 :(

O que tenho feito com sucesso até agora é baixar o Ph até 6.8 / 7 utilizando turfa.

Como não aprecio nada a água côr de chá estou tentada a experimentar o CO2 caseiro como método alternativo para baixar o Ph.

Pelo que li aqui pelo forúm o CO2 baixa de facto o Ph mas essa baixa e a estabilidade do Ph estão directamente dependentes do Kh da àgua do aquário.

Ora o meu aqua tem um Kh de 4 o que é um pouco baixo, será que posso esperar uma descida do Ph de 8 para 7 só com o CO2 e não ficará a oscilar?

É que não queria arriscar sem ter um minimo de certezas e como em primeiro lugar está a qualidade de vida dos peixes pedia a vossa ajuda.

 

Acrescento que se trata de um aqua de 100 litros comunitário e densamente plantado.

 

Muito obrigado desde já pela vossa ajuda :(

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que com a introdução de c02 o kh aumenta e o ph baixa , podes sempre utilizar bicarbonato de sódio para aumentar o kh , mas o ph tb se eleva um pouco.

Experimenta usar agua engarrafada , vai misturando até conseguir o que pretende , e nem é assim tão caro , na bula dos garrrafões diz o ph e o gh da agua , é só fazer as contas .

Pelo que tenho lido o pessoal compra geralmente no lidl a 30c 5 litros.

Mas ha aqui experts que conseguem explicar melhor estas reações com o c02 , eu ja ando afastado das lides quimicas há muito tempo.

Cumprimentos Filipe

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Filipe Cruz creio que o com a introdução do CO2 o quer o Ph quer o Kh têm tendêndia a baixar.... :sunbathing:

A minha dúvida é visto já ter um Kh de 4 não irá baixar demais? e o Ph baixará o suficiente? e este não ficará instável?

Em relação à opção água de garrafão não me agrada nada a ideia de andar a carregar garrafões para casa o resto da vida daí ter optado pela turfa.

 

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora esse ph tão alto da água deve-se ao quê, e a agua da torneira que e muito alcalina ou porque tens alguma coisa dentro do aquário que o faz ficar assim, por exemplo pedras calcárias?já experimentaste fazer testes á agua da torneira se ?

BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINS
O meu feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora esse ph tão alto da água deve-se ao quê, e a agua da torneira que e muito alcalina ou porque tens alguma coisa dentro do aquário que o faz ficar assim, por exemplo pedras calcárias?já experimentaste fazer testes á agua da torneira se ?

 

 

Boas, acho que a agua dele já sai a 8 ph da torneira, segundo ele disse no post inicial.. ou pelo menos foi o que eu percebi..

 

Eu ontem coloquei por 1ª vez o Co 2 caseiro, e o ph baixou... :sunbathing: o meu ph tambem andava sempre perto dos 8.. e hoje de manha já estava a 7 ..

agora tenho que seguir com atenção.. a ver se não há baixas maiores de ph..

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes baixar o Ph com a turfa, mas em agua em repouso. assim apos as TPA´s nao vais ter essas alteraçoes de PH, que nao sao nada beneficas aos peixes. o mais importante e ter um PH estavel.e preferivel a ter o PH a 7 numa semana e a 8 na semana a seguir. eu pessoalmente com CO2 DIY tenho valores de 6.7 estaveis.

 

Cpts,

 

Marco Pires

Cumprimentos,

Marco Pires

6c64ca7b09c6a2b299ab458cb70f48ceu221a204.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Nada como experimentares

 

Pois....que remédio :smile2: ! O meu receio é matar os peixes..... daí tentar obter respostas dos mais experientes!

 

já agora esse ph tão alto da água deve-se ao quê, e a agua da torneira que e muito alcalina ou porque tens alguma coisa dentro do aquário que o faz ficar assim, por exemplo pedras calcárias?já experimentaste fazer testes á agua da torneira se ?

 

O Ph de 8 é o da água da torneira! aliás aproveito para dizer que a água da torneira sai com um Ph de 7 mas se a deixar num recipiente durante umas horas a repousar passa a ter um Ph de 8 :shock4: ! Sempre pensei que isto se devesse a algum estabilizador que a câmara adicione à àgua mas entretanto com o muito que tenho lido sobre Ph e CO2 para ver se não faço asneira coloco aos entendidos uma nova questão : Será que a água sai da torneira com Ph 7 porque tem CO2 dissolvido e depois passa a 8 após umas horas de repouso porque o CO2 se foi ou é uma ideia completamente disparatada? :idea2:

 

pois eu resolvi esse problema investindo num controlador de ph para ligar ao co2 pressurizado, um investimento que evita testes e baixas de peixinhos

 

Tens toda a razão.....também eu pensava já ter por esta altura um sistema de CO2 de garrafa com essas "mariquices" todas mas a CRISE adiou o projecto.... :sad2:

 

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois isso e estranho, mas se seguirmos essa ideia então a água do garrafão teria toda 8 de ph, em relação ao co2 acho que fazes boa ideia, como tal deves ter plantas e elas só agradecem, basta disponibilizares um pouquinho de tempo e fazer um caseiro, tens a receita aqui no fórum, têm e atenção ao submeteres os peixes a oscilações de ph assim tão grande de 8 para 7 o mais certo e morrerem.tens depois a ideia que te deram do garrafão do lidl 30 cêntimos cada para quem tem de subir escadas torna-se cansativo, o melhor é o co2, Já agora qual é a dureza da água da torneira gh e kh

BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINS
O meu feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja disse o kh não me parece que baixe alias o proprio nome será kh-karbonate hardeness - , ora por introdução de C02 se não aumentar deve manter-se no minimo identico( nas tabelas se reparar de forma geral quanto mais kh mais C02 e vice versa) , enquanto que o ph por acção do acido carbonico , proveniente do C02 dissolvido na agua baixará , o grande problema é que quanto mais acido na agua do aquario , e mais kh (caso ocorra) , mais elevada será a concentração de C02 e logo o perigo de asfixia dos peixes.

Caso aconteça , por varias razões. o kh baixar demasiado pode sempre adicionar á agua bicarbonato de sódio , presente nas receitas de C02 , que custa á volta de 1 euro o frasco, uma colher de chá por cada 50l de agua elevará (por alto) 4 ºkh, o problema é elevar ( um pouco ) o ph , e será mais dificil alterar o ph novamente devido ao efeito tampão produzido pelo kh.

Por estas razºoes aconcelho varias medidas , rectificar se não tem elementos calcarios( areão , pedras etc) no aquario que aumentem o ph e o gh (que de certeza estará alto), tratar previamente a agua antes de a colocar no aquario com turfa ou outros produtos para o efeito e opcionalmente poderá adquirir um sistema de osmose inversa , que lhe custa entre 50-80 euros(uma unidade de 190l por 24h de filtração).Claro que terá de adicionar alguns sais nesta agua após osmose para a colocar nos valores que deseja( este sistema desperdiça imensa agua , mas ao recolher a agua não filtrada poderá utilizar-la para outros fins )

Ou optar por agua de garrafão , (com encomenda para casa , coisa que qq supermercado faz hoje em dia , eu comprendo-a perfeitamente pois vivo num quinto andar sem elevador)( a longo termo uma opção dispendiosa)

Agora sinceramente duvido que o seu kh baixe , se tiver atenção em adquirir um teste constante de C02 ( 11 euros aprox) não deverá ter asfixia dos peixes e , ao medir constantemente os valores de ph nas primeira semanas de introdução de C02, não deverá ter problemas de acidose (flutuação subita de ph para valores abaixo de 7), o C02 baixa lentamente o ph ( normalmente e se não for em excesso) e deve baixar para não ter problema , na ordem de 0,2 por dia (+-)

Espero a ter ajudado nas suas questões.

Cumprimentos Filipe Cruz

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Filipe Cruz muito obrigada pelo interesse e pelas dicas :coffee:

 

Estou resolvida a experimentar o CO2 caseiro, em principio vai ser no próximo fim de semana pois já tenho tudo preparado com bomba de ar mais temporizador para o periodo noturno e inclusivé o tal medidor permanente de CO2 com o liquido reagente. Escolhi o fim de semana para poder vigiar os parâmetros da água de perto e assim evitar alguma "catástrofe".

Em relação às outras questões, para mim nem a água de garrafão nem a osmose são opções por várias razões : muito trabalho, muito dinheiro e/ou pouco ecológicas.

O Gh da minha água também é baixo --> 3.

Também já fiz todos os testes ao substrato e pedras do aqua e estes não alteram o Ph.

Tenho de facto uma água de rede "difícil" para aquariofilia pois para além do Ph elevado tb tem nitratos e fosfatos elevados e isso faz com que tenha de tratar previamente a água das TPAs. Faço isso num recipiente onde tenho turfa, Fosex e BioNitratex e assim consigo obter uma água com Ph de 6.8/7 com 0 nitratos e 0.5 de fosfatos.

Como entretanto me fartei de ter a água côr de chá e como gostava de ver o efeito do CO2 nas minhas plantas resolvi experimentar o CO2, daí todas estas minhas dúvidas e receios que as coisas possam correr menos bem.

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente essa agua é extranhissima , parece água salgada !!tem ph alto e gh baixo...Não será salobra ?Já me disseram umas quantas pessoas que em almada a agua por vezes sabe mal,,, com fosfatos e nitritos pode ser o caso de alguma infiltração na rede ...

Mas pelos visto tem bastante mais conhecimento do que percebi inicialmente e como tal peço desculpa se a tratei como iniciante ...não era essa a minha intenção , mas de qq forma ...

 

Acho que opta bem pelo C02 caseiro , o unico problrma deste é que se torna dificil de controlar , inicialmente injecta bastante mas á terceira , quarta semana ja injecta muito pouco e tem de voltar a misturar os componentes . Se puder use uma garrafa resistente , mas cuidado pois se vai utilizar uma bomba de ar desligada durante a noite , não pode obstruir a saida de c02 da garrafa pois ela ira provavelmente explodir !!A não ser que esteja dizer que só liga a bomba de ar a noite e esta independentemente do C02 , ( se for o caso ignore o que lhe acabei de dizer pois percebi mal)

Boa sorte com o C02 , se por acaso tiver algum filtro interno ou bomba interna de circulação com entrada de ar lige-lhe o tubo de saida do c02 pois terá melhores resultados em termos de difusão do gás.ou então um difusor de cerãmica ou madeira que libertam bolhas bem mais pequenas e de fácil dissolução( é uma excelente alternativa a difusores carissimos )

Em principio o seu ph desce devagar e as suas plantas vão se mostrar bem mais viçosas ..

Quanto as opçoes sem duvida esta é a mais ecologica , estou plenamente de acordo , quem me dera que fosse possivel manter um sistema totalmente fechado em que nem tpas fossem necessarias,,, Até parecia natal... :)

Com os melhores cuimprimentos Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Já tenho o CO2 caseiro a bombar para dentro do aqua desde as 8:00 da manhã (cerca de uma bolha por segundo) e tenho monitorizado o Ph e Kh várias vezes durante o dia. O Ph desceu até aos 6.5 e o Kh desceu de 4 para 3 tendo-se mantido estável ao longo do dia. Programei a bomba de ar para arrancar após o fecho das luzes e vão ficar ambos CO2+ bomba de ar a funcionar durante a noite. Até agora os peixes parecem estar bem e já se nota algum "pearling" nas plantas biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

Agora a minha questão é que visto o Kh ter baixado para 3 haverá o risco de começar a oscilar muito, principalmente durante o periodo em que as luz está apagada e ligo a bomba de ar :wacko: ?

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o kh em 3 não deve ter problemas , aumenta o risco de haver flutuações de ph mas é um risco moderado , cuidado com os niveis de C02 pois ja deve andar mais proxima do limite maximo -ph de 6,4 com 2 de kh ja são 35 ( não sei se mg/l é a unidade) que já é um valor toxico para os peixes - e o seu deve andar nos 20 e tal , mas de certeza que consegue verificar com o medidor de C02.. Com a bomba de ar ligada o dioxido de carbono vai se libertando , se necessitar e verificar que o kh desce muito tente um pouco de bicarbonato para o estabilizar uma colher de cafe para 50 litros deve aumentar o kh em 2º e o ph mais um pouco , mais uma vez cuidado com o C02 em excesso( mas isto ´so se verificar que baixa demasiado.), eu no meu caso opto por não utilizar bomba de ar , retirando o C02 durante a noite , Simplesmente ponho o tubo para fora , e por enquanto tem funcionado bem...

Boa sorte Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Venho só concluir e dizer a todos os que ajudaram que compensou o risco.

Consegui com sucesso baixar o ph do meu aqua ;)

Têm-se mantido nos 6.5 e o Kh ainda baixou de 4 para 3 mas após ter subido um pouco a localização do difusor de CO2 voltou a estabilizar nos 4.

Agora é conseguir manter a coisa estável o que é mais complicado com CO2 caseiro mas penso que se trocar a mistela mal esta comece a abrandar não deve haver alterações de maior.

Agora vou ter que começar a fertilizar a sério e quase de certeza começar a adicionar nitratos e fosfatos coisa que até agora não fazia. Vamos lá ver se acerto com as doses ;)

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com os fosfatos , são o paraiso para as algas ...Não sei se o ideal é acrescentar nitratos e fosfatos ,para mim sempre funcionou melhor adubar ao nivel das raizes com pastilhas ou capsulas , as plantas so começam a ir aos compostos azotados se não tiverem fertilização... Eu tenho imensos fosfatos e as algas constantemente a atacar , inclusivamente ja tenho um reactor de cevada para matar algas ... e dois ld25 a ajudar... tem sido uma maré verde nas plantas até ja estou tentado em adquirir uns quantos invertebrados para ver se mandam estas alguionhas a baixo...

Não aconselho nada a utilizar fosfatos .. ferro etc é bem melhor e o resto que as plantas retirem da agua que esses compostos os peixes encarregam-se de produzir...

Cumprimentos Filipe ,

(se entretanto quiser aumentar a produção de Co2 na mesma receita coloque o dobro do fermento , dura menos mas produz mais ...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com os fosfatos , são o paraiso para as algas ...Não sei se o ideal é acrescentar nitratos e fosfatos ,para mim sempre funcionou melhor adubar ao nivel das raizes com pastilhas ou capsulas , as plantas so começam a ir aos compostos azotados se não tiverem fertilização... Eu tenho imensos fosfatos e as algas constantemente a atacar , inclusivamente ja tenho um reactor de cevada para matar algas ... e dois ld25 a ajudar... tem sido uma maré verde nas plantas até ja estou tentado em adquirir uns quantos invertebrados para ver se mandam estas alguionhas a baixo...

Não aconselho nada a utilizar fosfatos .. ferro etc é bem melhor e o resto que as plantas retirem da agua que esses compostos os peixes encarregam-se de produzir...

Cumprimentos Filipe ,

(se entretanto quiser aumentar a produção de Co2 na mesma receita coloque o dobro do fermento , dura menos mas produz mais ...)

 

Boas!

 

Até agora só tenho fertilizado com micros, potássio, ferro e cálcio e coloco pontualmente umas bolas da JBL no areão onde tenho plantas mais exigentes.

Mas não tinha CO2.....agora vou avaliar o crescimento das plantas e como o mais provável é começar a haver carências pelo menos nitratos devo ter que adicionar visto que o meu aqua sempre teve tendência para ter os fosfatos um nadinha elevados. Até agora tenho tido poucas algas .....veremos no futuro como vai ser :( ...

Estou a pensar arranjar as macros em separado para poder dosear exactamente o que fôr preciso consoante os testes que vão ser bastantes nos próximos dias até acertar com o esquema de fertilização ideal.

Já agora podia explicar melhor o que é esse reactor de cevada.....nunca tinha ouvido falar! :-D

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È um reactor externo como os dos aquarios de agua salgada , tem uma bomba de agua que fica dentro do aquario e força a agua a passar dentro do reactor que tem tiras de cevada , atacam as algas e reagem com fosfatos , e logo tem uma saida de agua para dentro do aquario , não sei bem explicar o processo é uma especie de fermentação , chama-se dupla algae stop e dura tres meses até ser recarregado com novas tiras , no meu aquario tem ajudado bastante pois tem nova iluminação quadrupula ,, Claro que tambem tenho um esterilizador uv , ( hoje em dia não custam quase nada e á 10 anos eram um balurdio).

Evite fosfatos , só mesmo em ultimo caso.. Quanto aos nitratos algo nos 12.5 mg/l a 25 mg/l é mais que suficiente para a grande maioria das plantas e peixes , há que ter um balanço e geralmente é neste campo que se nota a incompatibilidade entre peixes e plantas , por isso o conceito dos aquarios holandeses que só têm poucos peixes...( se bem que certos fabricantes de testes dizem que 50mg/l é bom para peixes , sinceramente depende dos peixes ... amazonicos não me parece)

Cumpr Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È um reactor externo como os dos aquarios de agua salgada , tem uma bomba de agua que fica dentro do aquario e força a agua a passar dentro do reactor que tem tiras de cevada , atacam as algas e reagem com fosfatos , e logo tem uma saida de agua para dentro do aquario , não sei bem explicar o processo é uma especie de fermentação , chama-se dupla algae stop e dura tres meses até ser recarregado com novas tiras , no meu aquario tem ajudado bastante pois tem nova iluminação quadrupula ,, Claro que tambem tenho um esterilizador uv , ( hoje em dia não custam quase nada e á 10 anos eram um balurdio).

Evite fosfatos , só mesmo em ultimo caso.. Quanto aos nitratos algo nos 12.5 mg/l a 25 mg/l é mais que suficiente para a grande maioria das plantas e peixes , há que ter um balanço e geralmente é neste campo que se nota a incompatibilidade entre peixes e plantas , por isso o conceito dos aquarios holandeses que só têm poucos peixes...( se bem que certos fabricantes de testes dizem que 50mg/l é bom para peixes , sinceramente depende dos peixes ... amazonicos não me parece)

Cumpr Filipe

 

Boas!

 

Ok! já fiquei com uma ideia! :)

Deve fazer um efeito semelhante ao JBL Filtax BIOFERN ...

Em português não encontrei nada na net mas em inglês já consegui encontrar bastante informação mas pareceu-me que é mais utilizada para o controle de algas em lagos...

Vamos lá ver se não vou necessitar de usar nem a cevada nem os UV. :D pois parece-me mais sensato evitar tê-las para depois não necessitar de as remover.

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.