Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Ando com umas ideias malucas de me livrar do meu plantado de 135L e de me meter noutro projecto.

Não é que não aprecie os plantados, mas começo a ficar um pouco farto de fertilizações diárias, co2, etc...

Este aquário será o principal da casa situado na sala.

Nem sequer vou aproveitar o aquário de 135L que já tenho , que provavelmente será para vender, está equipado com uma biobox que não dá para retirar e que tem uma baixa capacidade de filtragem. Logo este projecto será de raiz. As unicas coisas coisas a aproveitar do projecto anterior serão as matérias filtrantes, a calha e talvez algumas plantas.

Como a minha cara metade adora Mollys, e até porque já tenho um plantado amazónico de 54L no escritório, tive esta ideia maluca de fazer um aquário dedicado a Mollys.

Não é que seja dos meus peixes favoritos, mas também não desgosto e dão muita vida e cor ao aquário. E ao menos faz-se a vontade á Maria. :lovewait:

Apesar de praticamente todas as Mollys serem de reprodução em cativeiro, já li que gostam bastante de águas salobras e acho que gostaria de experimentar algo do género.

O que acham? Alguem tem alguma experiência neste tipo de montagens "Brackish"?

O setup em principio será o seguinte:

Aquário - 100x40x40 ou 90x45x45 - Em principio será o 2º.

Calha - 4x21w T5 - Já tenho.

Filtragem - Eheim 2117 ou Eheim Pro3 2073 - O que acham? Qual dos 2 escolhiam e porque? Se necassário levará mais uma bomba de circulação tipo Hydor Koralia Nano.

Filtro UV

Fauna - Mollys, Jordanella floridae, Goby Abelha e alguma caracolada.

Flora - Mangues e Anubias - Adorava experimentar uns mangues no aquário, utilizando uma zona com o substrato mais elevado, mas já ouvi dizer que com o tempo as raizes podem rachar os vidros. Alguem tem experiência com este tipo de plantas?

Substrato - Mineral Mud e Sarawak Sand - Como a água aqui na minha zona é durinha (PH 7.5/8) acho que vou optar por uma areia inerte, até porque adoro a tonalidade de Sarawak Sand love you . Acham que faço bem ou devo optar por algo com capacidade de Buffer tipo coral ou aragonite?

Decoração - pedras e troncos.

Desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar neste projecto.

1 Abraço

Mário

Publicado:

Olá

Gosto da tua ideia mas tenho a dizer que será um problema conseguires teres plantas com agua salobra, logo penso que seria bom e mais bonito teres as mollys em agua normal podes juntar um dos meus peixes preferidos espadas vermelhas amarelas ou mesmo pretas da uma bonita combinação de cores com as mollys.

Se optares por plantas mete uns troncos com musgo Java por baixo, e riccia por cima de forma a criar um berçário para os peixes mais pequenos, algo simples mais que e bonito, não te esqueças de meter alguns camarões.

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17033_8.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17033_4.jpg

Recomendo utilizares o aquário maior pois em pouco tempo tens o aquário a arrebentar de viviparos.

Publicado: (editado)

Obrigado pela resposta Clik.

A questão da água salobra ainda está em estudo, pelo que tenho lido, existem algumas plantas que aguentam bem esse tipo de água.

O aquário tem de ser desse tamanho porque estou limitado pelo movel e pela calha que não pretendo mudar. De qualquer forma, 180 L para Mollys já é muito bom, se o aquário começar a ficar muito cheio, vou retirando alguns peixes. tenho lojas aqui na zona que os aceitam.

Gosto dos Espadas, é sempre um caso a pensar.

Para já encomendei o filtro e o termo.

Eheim Pro3 2075 e Hydor ETH300w.

Que acham?

1 Abraço

Editado por Mário
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!