palhacito Publicado Maio 23, 2009 Publicado Maio 23, 2009 (editado) Boas. Setup: Ph-7,5 ; Nitratos-12,5 ; Temperatura-27º ; Aquário- 40L ; Luz- 12 horas ; Plantas- Anúbia, feto de java, musgo de java ; Fauna- 3 platys, 5 guppys, 2 danios, 1 espada, 2 mollys, 2 pinguins, 1 «transparente», 3 corydoras albinas e 2 limpa vidros; Tpas- de 2 em 2 semanas ; fitro interno Desde há 1 semana e meia que quase todos os dias me morria 1 neon. Morreram 7. Verifiquei que não comiam e apareciam mortos. Não cheguei a entender porquê, pois o setup manteve-se sem alterações. Ontem comprei 2 pinguins e 2 «transparentes». Coloquei-os no aquário já depois de ambientar a água onde estavam á temperatura da do aquário, como faço sempre. Cerca de 2 horas depois, os pinguins ficaram com um comportamento estranho. Andavam ás «cambalhotas», nadavam na vertical e sem rumo, totalmente descoordenados. Os «transparentes» pareciam estar todos normais. Hoje, há cerca de 1 hora, vejo um «transparente» morto, todo encurvado de boca aberta e os pinguins mantêm o comportamento estranho, certamente irão morrer. Não sei o que se passa e estou deveras preocupado. Alguém me pode dar umas dicas? Obrigado Editado Maio 23, 2009 por palhacito
palhacito Publicado: Maio 23, 2009 Autor Publicado: Maio 23, 2009 Faltam os testes mais importantes amonia e nitritos, se a colonia morreu os nitratos vão descer mais ou menos devagar, logo ter nitratos a subir na agua significa que a colonia esta boa de saude, se os nitratos estabilizarem ou descerem não significa que a colonia está morta mas nada indica que ela esta viva.Tens de fazer os testes. Cumps ok. Mas é normal morrerem só os tetras? Se tivesse a água com problemas, não morreriam outros de outras espécies!?
C00PER Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 Boas, tambem tive esse problema na altura com os neons, foi-me dito aqui no forum e já pude comprovar que sobreviverem neons com o PH que tens é uma sorte, também tinha o PH a 7.5 e de 12 neons sobreviveram 2!!!! Estes peixes gostam de um PH baixo! Abraço
npinto Publicado: Maio 25, 2009 Publicado: Maio 25, 2009 Boas 1º Nao querendo ser pessimista, mas tens aí excesso de população. 40 litros é mto pouco para essa fauna toda. Uma verdadeira bomba relogio. 2º Qual a data da montagem e, se é recente, fizeste o ciclo? 3º Com essa fauna, TPA's de 2 em 2 semanas é muito. No minimo 1 x por semana para limpar os poluentes que se acumulam na agua. Como já foi dito, falta os testes de amónia e nitritos. 4º Tens aí uma misturada de peixes com caracteristicas diferentes, sabe-se que podemos ter neons e mollys juntos a um pH proximo do 7, mas quando se junta a isso um excesso de população e um aquario ainda instável é normal que surjam mortes. Alem do mais um pH superior a 7 intensifica a toxicidade da Amónia nos aquários. Cumprimentos e boa sorte N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
Recommended Posts