Ajuda na identificação de Mbuna.


Recommended Posts

Boas cheers

Adquiri há poucos dias 4 mbunas adultos +-8 cm e que me disseram tratar-se de Iodotropheus sprengerae.

Dois dos exemplares possuem a cor tipica da especie (amarelo mostarda e umas irisdicencias lilazes) mas os outros 2 são de cor roxa tão escura que parece negro , a cor é completamente uniforme sem iriscencias , barras ou manchas ( são expectaculares ! ), pesquisei muitos sites sobre Mbunas e visitei algumas lojas e não encontrei nenhuns iguais (nem tão pouco parecidos! ), outro dado curioso é que nenhum deles(os negros)

possui Egg spoots caracteristicos dos mbuna, e os peixes andam aos pares

os negros e os amarelos ignoran-se mutuamente.

Segundo a minha pesquisa o diformismo sexual nos I. Sprengerae é pouco acentuada, assim pôs de parte a hipótese de serem 2 casais , quanto á possibilidade de serem populações de diferentes partes do lago ,vários autores referem que as populações existentes ( penso que 3,

todas na parte sul do malawi) ,não diferem muito no aspecto.

Pela descrição que fiz dos exemplares , alguem me pode dar alguma pista

na identificação da espécie? ( o ideal era colocar fotos, mas não tenho meios ao dispor para o fazer ...mas caso seja imprescindivel vou pedir a um amigo que o faça por mim.)

Agradeço todos exclarecimentos

Comprimentos:

Antonio Silva.

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Fera

dois dos exemplares são iguais ao da foto, mas os outros dois são iguais

em termos de aparencia fisica mas são de cor roxo muito escuro ( quase negro) .

Já me disseram que se poderia tratar de Iodotropheus Stuatgranti , mas a cor destes exemplares é muito diferente dos meus...

Quanto a serem hibridos,não encontrei relatos que o I . Sprengerae hibride com outros Mbunas, mais a mais os meus exemplares são os dois iguais e com uma cor uniforme... Grande mistério.

Agradeço pistas que me possam levar á identiicação dos meus (lindos) exemplares.

Comps.

Antonio Silva.

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Finalmente ví uma foto de um mbuna igual aos meus ... e roxos bem escuros e que são.... Iodotropheus Sprengerae. Pelo menos é o que

diz no ATLAS DO DR. AXELROD's. Porquê são desta cor? Não sei .

Espero por opinião de um dos nossos Gurus :roll:

Comprimentos :

António Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais