Quem poderá ser?


Recommended Posts

Há cerca de 2 meses que tenho uma pequena colónia de zoanthus, actualmente com cerca de 15 pólipos e que começou com 4. Esta colónia está implantada numa base (meia-esfera) de casca de ostra moída com cimento branco. Esta base tem estado, desde o inicio, colocada sobre o substracto, no fundo do aquário, sem nenhum problema.

 

Há dias, de manhã, quando o aquário estava às escuras, a base apareceu deslocada do local habitual e voltada ao contrário, com os zoanthus entre a base e a areia. Voltei a colocá-la no local onde estava e à noite a base estava novamente voltada ao contrário e deslocada do sitio habitual. No dia seguinte repetiu-se a mesma cena. De manhã coloquei o coral no sítio e à noite lá estva ele novamente deslocado.

 

Decidi-me por enterrar a base na areia, o que parecia ter resultado, já que no dia seguinte, quer de manhã, quer à noite tudo estava normal.

 

Qual não é o meu espanto, quando hoje de manhã a base estava novamente fora do local e sobre um frag de histrix que também estava sobre o substracto, um pouco distanciado desta colónia.

 

Em termos de peixes tenho um hepatus, um zebrassoma flavescens, 2 ocelaris.

 

Isto até parece uma guerra comigo para ver quem é o mais teimoso. O problema é que com estas reviravoltas a colónia está num estado miserável, com os pólipos bastante encolhidos e com mau aspecto.

 

Quem poderá ser o responsável por isto? sinceramente, parece que andaram a jogar à bola com a base de zoanthus

 

Será que vou ter de ficar de vigia toda a noite para descobrir o que se passa?

 

Já alguém teve uma situação idêntica?

 

Cumprimentos

 

JCBF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pela tua resposta.

 

Efectivamente tenho heremitas, mas face ao peso da base da colónia e ao facto de ter ido parar em cima de uma histrix, nem me passou pela cabeça que pudessem ter sido esses amigos.

 

Entretanto já retirei o frag e colei-o noutro sitio. Vamos lá ver se recupera pois ficou irreconhecível face aquilo que era.

 

Abraço

 

 

JCBF

 

Olá boas.

Tens caranguejos heremitas.

Podem ser eles a deslocar esses frags.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais