Recommended Posts

Pessoal preciso de ajuda, tenho uma bomba no meu lago e acho q queimou, fica fazendo um barulhinho mas nao puxa a agua, será que tá queimado ou entupido???

A BOMBA EH A SEGUINTE:

 

RESUN SP-5200

SUBMERSIBLE PUMP

AC 220-240V 60HZ 60W

Hmin > 0 Hmax 3.2m

Qmax 2800 l'h

 

 

bem, to preocupada com os meus peixes, alguem sabe qto tempo eles aguentam sem a bomba?????

 

aguardo a ajuda de vcs!!!

 

obrigada!

 

Josy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Geralmente nesses casos elas não estão queimadas e sim travadas por detritos.

Você faz mautençao periódicas dela? abrindo-a e retirando possíveis raizes que estejam travando o impeller? É isso o que deves fazer mas atenção ao abri-la para não perder peças.

 

Não sei qual a fauna que tens no lago e nem o volume dele mas, por algumas horas dificilmente terás problemas independente da fauna. Carpas resistirão até por dias apesar de não ser o ideal e, como "emergência" diminua o máximo a quantidade de alimentação e se ficar dias faça algumas TPAs dentro da sua possibilidade.

 

Sorte na resolução do problema.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Josy

 

O Tioayres já comentou o que pode estar ocorrendo.

 

No Topico do seu lago registrei que isto poderia ocorrer devido:

1 - Ao sistema de filtro instalado

2 - A bomba envolta por um xaxim.

 

Lembrando:

 

Josy (Registrado no Topico do Lago)

 

Conforme já registrei anteriormente, gostei muito do seu lago.

Pelas medidas informadas acreditava que ele tivesse muito mais que os 2.200 litros que voce mencionou. (Como fez esta constatação?)

Não tenho "Bola de Cristal", mas acredito que o filtro não passe mais de 06 meses sem entupir. (Ë uma coisa NORMAL).

Nào entendi tambem como será o retorno da agua no caso do filtro entupir.

Eu modificaria o sistema do filtro, mas nesta fase do seu lago já pronto, teria que pensar como fazer para não prejudicar muito o que já esta feito.

O filtro deve ter facilidade de manutençào e este seu vai dar muito trabalho quando voce tiver de fazer uma limpeza.

Não colocaria esta areia, pedras, etc.. dentro dele e muito menos plantava nada em cima do mesmo.

Eu faria a entrada dágua por cima do reservatório e a filtraçào de cima para baixo.

Colocaria só "feltros" (Grosso e Fino), Bioball ou bio-ceramica e carvào ativado.

Existem tambem filtros prontos em formatos de vasos, barril, etc.. que poderiam ficar escondidos atras da cascata, caso não desejasse utilizar a caixa dágua.

Como aqui é um Forum e ninguem é dono da verdade, aguarde que outras opiniões virão.

 

 

Josy ( Registrado no Topico do Lago)

 

 

Pelo seu relato o seu lago deve ter 3 x mais o volume indicado, pois pegando a largura media x comprimento medio x altura media já chegaria ao volume estimado do lago.

Não precisaria ter dividido por tres.

Logo voce tem um lago de 6.600 litros. Um grande lago.

Quanto ao filtro, acredito que ele possa estar retornando a agua para o lago sem a devida filtraçào, pois se a velocidade da agua circular pelas diversas camadas do filtro for menor que a da agua voltar pelo cano (tubo), certamente ela vai voltar logo pelo tubo antes de ser filtrada.

Ë observar para ver por onde a agua esta voltando para o lago, se for pelo cano de 50mm o filtro não esta funcionando e vai levar para entupir nào somente os 2 anos, mas a vida toda, pois nào estará filtrando quase nada.

Procure observar o tubo nem que para isto tenha que remover alguma planta, pois é fundamental para saber como anda o funcionamento do filtro.Acredito que a bomba estar envolvida num xaxim não ajuda muito, mas observe que ela tambem pode acabar ficando obstruida por sujeiras e deixar de puxar agua e se isto ocorrer pode acabar queimando se nào limpar a tempo.

Se a agua ficar verde então deve rever todo o filtro e pensar em colocar um esterilizador UV.

Vamos aguardar tambem outras opiniões.

Jorge Alonso

 

 

Josy. O que eu acho que deve ser feito:

 

Desligue todo o sistema eletrico do lago e retire a bomba para ver se tem algum sujo preso nela. O Xaxim deve ser removido logo.

Se puder teste ela fora do sistema do lago para ver se funciona.

Ela pode estar funcionando e o filtro entupido não deixando a agua circular e se for isto ela poderá até queimar.

Analise todas as opções e o quanto antes o sistema volte a funcionar melhor.

Se o problema for no filtro, infelizmente vai ter que desmontar o mesmo ou desativar este e fazer um outro.

Pelo volume do seu lago acredito que ele possa ficar desligado por alguns dias.

O prejuizo maior será para a colonia de bacterias.

Se desejar compre uma outra bomba qualquer para auxiliar ou até um compressor tipo de aquario (o mais potente que encontrar) para ajudar na oxigenação do lago, mas por poucos dias isto não será necessario.

 

Ficamos no aguardo dos resultados

 

Alonso

Editado por alonso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Josy

 

O Tioayres já comentou o que pode estar ocorrendo.

 

No Topico do seu lago registrei que isto poderia ocorrer devido:

1 - Ao sistema de filtro instalado

2 - A bomba envolta por um xaxim.

 

Lembrando:

 

Josy (Registrado no Topico do Lago)

 

Conforme já registrei anteriormente, gostei muito do seu lago.

Pelas medidas informadas acreditava que ele tivesse muito mais que os 2.200 litros que voce mencionou. (Como fez esta constatação?)

Não tenho "Bola de Cristal", mas acredito que o filtro não passe mais de 06 meses sem entupir. (Ë uma coisa NORMAL).

Nào entendi tambem como será o retorno da agua no caso do filtro entupir.

Eu modificaria o sistema do filtro, mas nesta fase do seu lago já pronto, teria que pensar como fazer para não prejudicar muito o que já esta feito.

O filtro deve ter facilidade de manutençào e este seu vai dar muito trabalho quando voce tiver de fazer uma limpeza.

Não colocaria esta areia, pedras, etc.. dentro dele e muito menos plantava nada em cima do mesmo.

Eu faria a entrada dágua por cima do reservatório e a filtraçào de cima para baixo.

Colocaria só "feltros" (Grosso e Fino), Bioball ou bio-ceramica e carvào ativado.

Existem tambem filtros prontos em formatos de vasos, barril, etc.. que poderiam ficar escondidos atras da cascata, caso não desejasse utilizar a caixa dágua.

Como aqui é um Forum e ninguem é dono da verdade, aguarde que outras opiniões virão.

 

 

Josy ( Registrado no Topico do Lago)

 

 

Pelo seu relato o seu lago deve ter 3 x mais o volume indicado, pois pegando a largura media x comprimento medio x altura media já chegaria ao volume estimado do lago.

Não precisaria ter dividido por tres.

Logo voce tem um lago de 6.600 litros. Um grande lago.

Quanto ao filtro, acredito que ele possa estar retornando a agua para o lago sem a devida filtraçào, pois se a velocidade da agua circular pelas diversas camadas do filtro for menor que a da agua voltar pelo cano (tubo), certamente ela vai voltar logo pelo tubo antes de ser filtrada.

Ë observar para ver por onde a agua esta voltando para o lago, se for pelo cano de 50mm o filtro não esta funcionando e vai levar para entupir nào somente os 2 anos, mas a vida toda, pois nào estará filtrando quase nada.

Procure observar o tubo nem que para isto tenha que remover alguma planta, pois é fundamental para saber como anda o funcionamento do filtro.Acredito que a bomba estar envolvida num xaxim não ajuda muito, mas observe que ela tambem pode acabar ficando obstruida por sujeiras e deixar de puxar agua e se isto ocorrer pode acabar queimando se nào limpar a tempo.

Se a agua ficar verde então deve rever todo o filtro e pensar em colocar um esterilizador UV.

Vamos aguardar tambem outras opiniões.

Jorge Alonso

 

 

Josy. O que eu acho que deve ser feito:

 

Desligue todo o sistema eletrico do lago e retire a bomba para ver se tem algum sujo preso nela. O Xaxim deve ser removido logo.

Se puder teste ela fora do sistema do lago para ver se funciona.

Ela pode estar funcionando e o filtro entupido não deixando a agua circular e se for isto ela poderá até queimar.

Analise todas as opções e o quanto antes o sistema volte a funcionar melhor.

Se o problema for no filtro, infelizmente vai ter que desmontar o mesmo ou desativar este e fazer um outro.

Pelo volume do seu lago acredito que ele possa ficar desligado por alguns dias.

O prejuizo maior será para a colonia de bacterias.

Se desejar compre uma outra bomba qualquer para auxiliar ou até um compressor tipo de aquario (o mais potente que encontrar) para ajudar na oxigenação do lago, mas por poucos dias isto não será necessario.

 

Ficamos no aguardo dos resultados

 

Alonso

 

 

ufa, deu tudo certo!!! Nossa Alonso, não tenho como agradecer a sua ajuda! fizemos todos os testes e detectamos o problema na bomba mesmo, por sorte estava na garantia e soh foi trocar que tudo voltou ao normal... Já removi o xaxim, acho q ele atrapalhou mesmo conforme vc já havia me alertado.

Qto ao filtro, acho que está funcionando bem pois a agua está cristalina e o lago está com 1 mes e meio.

Nossa, essa noite vou dormir tranquila, fiquei apavorada ontem, tive medo q acontecesse alguma coisa com meus peixes.

Mas eh isso aí, obrigada pela ajuda!!

Josy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Geralmente nesses casos elas não estão queimadas e sim travadas por detritos.

Você faz mautençao periódicas dela? abrindo-a e retirando possíveis raizes que estejam travando o impeller? É isso o que deves fazer mas atenção ao abri-la para não perder peças.

 

Não sei qual a fauna que tens no lago e nem o volume dele mas, por algumas horas dificilmente terás problemas independente da fauna. Carpas resistirão até por dias apesar de não ser o ideal e, como "emergência" diminua o máximo a quantidade de alimentação e se ficar dias faça algumas TPAs dentro da sua possibilidade.

 

Sorte na resolução do problema.

 

Ola!!!

Bem, sobre a manutençao da bomba eu nunca havia feito, (tenho lago ha 1 mes e meio) mas já valeu a dica, a partir de agora vou dar mais atenção a ela. Mas agradeço seu interesse em me ajudar, ainda sou nova no ramo e devagar eu chego la, se quiser ver algumas fotos do meu lago, segue o link

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=126172

 

Tio Ayres, aproveitando, ja vi as fotos do seu lago, mto bonito por sinal. parabens!!!

 

Valeu!!!

Editado por josy_nha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Conterrânea;

Quando lhe respondi pensei que eras de Portugual pois seu perfil está incompleto pois não consta de onde você é. (rsrs)

Bem vou dar uns palpites à respeito de seu lago ainda que está muito bem acessorada por um português e um brasileiro até então, ok?

 

Seu lago tem muito mais volume que computou, a grosso modo faça um comparativo com a caixa de 1.000 litros do filtro dele. Prá todos efeitos o Alonso já se manifestou a respeito.

 

A profundidade é pequena em relação à "queda brusca" da temperatura pois os peixes são de água fria e aceitariam tranquilamente esse clima mas, quedas acima de 5º C em um dia tende a estressar os peixes fazendo com que caiam suas resistências imunológicas e abrindo portas para as doenças oportunistas. Breve pense em adicionar "grandes" pedras internamente para que elas venham a funcionar como armazenadoras/dissipadoras de calor na água.

 

Seu filtro NÃO poderá funcionar nesse modelo proposto pois os 30 cms deixados vai funcionar como um decantador de escrementos dos peixes e a curtíssimo prazo se trasformará em ponto negativo pois acumulará os detritos e será fonte de elevação da amônia e nitrito. Ele poderá funcionar "razoavelmente" se for colocado um registro para escoar esses detritos que alí acumularem mas tens que considerar se haverá desnível para essa saida pois o filtro está abaixo do nível do solo correto?

 

As plantas tem sim o poder de ajudar e muito na filtração mas no caso do seu filtro a areia e demais substratos já estão saturados/compactados e portanto se não toda, a maioria da água que a bomba joga está retornado ao lago por cima desse substrato que as plantas estão e, não tem nenhuma mídia específica para a fixação da colônia de bactérias que é o coração de um lago.

 

O sistema de xaxim envolvendo a bomba (a meu ver) é uma cópia rudimentar de um sistema utilizado por alguns laguistas aqui em Portugual e que se consiste em colocar a bomba dentro de um gradeado que é envolvido por uma tela fina que evita a entrada de resíduos maiores. Essa tela periodicamente é lavada para evitar a obstrução total de entrada de água.

 

Ufa!!! Já escreví muito e deixo mais considerações para o futuro. (rsrs)

 

Ps.: Tem um rapaz português que atravessa os mares para chegar ao Brasil mas se esquece de constatar que chegou a um país continental e portanto com uma variação climática de deixar qualquer um perdido. (rsrs)

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Tem um rapaz português que atravessa os mares para chegar ao Brasil mas se esquece de constatar que chegou a um país continental e portanto com uma variação climática de deixar qualquer um perdido. (rsrs)...

 

 

Quem é este sujeito?

 

Tenho a acrescentar em relação ao lago ter pouca profundidade para proteger os peixes do frio que se colocarmos uma "jangada" feita com uma placa de esferovite azul (+- 1m2 ) a temperatura debaixo dessa placa estaria sempre mais elevada do que o resto do lago. E se essa área corresponde-se a 20 ou 30 % da área do lago então quase de certeza que funcionava.

 

Opiniões??

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a acrescentar em relação ao lago ter pouca profundidade para proteger os peixes do frio que se colocarmos uma "jangada" feita com uma placa de esferovite azul (+- 1m2 ) a temperatura debaixo dessa placa estaria sempre mais elevada do que o resto do lago. E se essa área corresponde-se a 20 ou 30 % da área do lago então quase de certeza que funcionava.
Particularmente não conheço tal material mas por interpretação fico com uma certa dúvida pois...

A dissipação do calor seria por radiação e não ficaria estático somente abaixo da jangada. Caso ele seja um material que reteria calor durante o dia e o dissipasse à noite, ok. mas daí a explicação seria um pouquinho diferente pois seria sim a dissipação. Com exemplo aqui no Brasil, "podemos" colocar grandes pedras nas bordas que elas acumulariam calor irradiado pelo sol diário e o liberam à noite. Note que isso é paliativo e não uma solução propriamente dita pois se não houver sol, nada feito.

 

 

Ps. João Jesus, fui e voltei. :puppydogeyes:

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.wallmate.org/

Porque a ideia não é largar o calor do dia, mas sim bloquear o frio da noite.

Sem querer entrar em polêmica pois siquer conheço a material mas, pelo que entendi continuo na mesma linha de raciocínio ou seja:

A superficie do lago estará exposta ao frio e se colocarmos uma "jangada" cobrindo boa parte do lago ela obstruirá o frio que iria diretamente nessa superfície coberta mas, a parte descoberta continuará a receber essa variação e o frio dissipará em toda a água "inclusive" na que estiver abaixo da jangada.

NB. Que essa cobertura parcial diminuirá a área descoberta e portanto aliviando um pouco a queda de temperatura isso lá é verídico mas no contexto entendo que cobrir parcialmente é um mero paliativo e penso que se deve verificar a possibilidade de cobrir todo o lago, ou não?

 

Tens idéia do valor aproximado do m2 desse material?

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Gardenkoi

Concordo com as observações de TioAyres.

Em construçào civil este produto é utilizado para auxiliar no isolamento termico ou na impermeabilização das paredes.

Existem casos em que a residencia é toda envelopada para conservar a temperatura interna.

Num lago acredito que só funcionaria se pudesse ser todo coberto e de uma forma que não deixasse nenhuma fresta livre.

O lago deveria ser trabalhado para receber este tipo de isolamento termico.

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. Mas agora vou contrapor com outra observação.

 

Quando temos o lago muito exposto e as temperaturas sobem (principalmente ai no Brazil), muitas pessoas colocam um cobertura que até pode ficar inestética, para fazer um pouco de sombra numa área do lago que é para a agua não ficar excessivamente quente.

È claro que não se coloca em toda a área e é claro que todo o lago não vai ficar frio, mas criamos uma zona com melhores condições, e é nessa zona que vamos encontrar os peixes.

 

Com o frio seria diferente?

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. Mas agora vou contrapor com outra observação.

Quando temos o lago muito exposto e as temperaturas sobem (principalmente ai no Brazil), muitas pessoas colocam um cobertura que até pode ficar inestética, para fazer um pouco de sombra numa área do lago que é para a agua não ficar excessivamente quente.

Com o frio seria diferente?

hehehe... Fóruns são bons é exatamente nesse nível de debates.

Veja a colocação que tinha feito anteriormente.

 

NB. Que essa cobertura parcial diminuirá a área descoberta e portanto aliviando um pouco a queda de temperatura isso lá é verídico mas no contexto entendo que cobrir parcialmente é um mero paliativo e penso que se deve verificar a possibilidade de cobrir todo o lago, ou não?
Acrescento portanto:

Eu diria que a grande maioria das indicações para se usar um "sombrite" (que é uma espécie de tela fina de plástico negro ou verde) seria relacionadoo à exposição solar mas não quanto ao fator elevação da temperatura da água do lago, mas sim para evitar a proliferação de algas bem como também diminuir os ataques de pássaros predadores de peixes.

Em parte poderá ser contraditório ao se ler mas enetenda que as mudanças "bruscas" de temperatura são fenômenos da natureza e esses métodos de coberturas parciais com "n" produtos sempre serão paliativos nunca soluções pois essa, a meu ver, seria manter um temperatura média quase que constante e isso seria atravez de um aquecedor e termostato.

 

Ps.: Também sugerimos cobrir parte dos lagos com algumas plantas trepadeiras em pergolados e que preferencialmente não perdecem muitas folhas para sujar o lago.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tio Ayres, vamos fazer o seguinte:

 

Tu levas a bicicleta e eu fico com os pedais.

 

No inverno vou efectuar uma experiência empírica mas com algum rigor cientifico. Vou colocar um termómetro e uma placa de esferovite no lago para efectuar medições e depois voltamos a falar (sobre a bicicleta).

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Conterrânea;

Quando lhe respondi pensei que eras de Portugual pois seu perfil está incompleto pois não consta de onde você é. (rsrs)

Bem vou dar uns palpites à respeito de seu lago ainda que está muito bem acessorada por um português e um brasileiro até então, ok?

 

Seu lago tem muito mais volume que computou, a grosso modo faça um comparativo com a caixa de 1.000 litros do filtro dele. Prá todos efeitos o Alonso já se manifestou a respeito.

 

A profundidade é pequena em relação à "queda brusca" da temperatura pois os peixes são de água fria e aceitariam tranquilamente esse clima mas, quedas acima de 5º C em um dia tende a estressar os peixes fazendo com que caiam suas resistências imunológicas e abrindo portas para as doenças oportunistas. Breve pense em adicionar "grandes" pedras internamente para que elas venham a funcionar como armazenadoras/dissipadoras de calor na água.

 

Seu filtro NÃO poderá funcionar nesse modelo proposto pois os 30 cms deixados vai funcionar como um decantador de escrementos dos peixes e a curtíssimo prazo se trasformará em ponto negativo pois acumulará os detritos e será fonte de elevação da amônia e nitrito. Ele poderá funcionar "razoavelmente" se for colocado um registro para escoar esses detritos que alí acumularem mas tens que considerar se haverá desnível para essa saida pois o filtro está abaixo do nível do solo correto?

 

As plantas tem sim o poder de ajudar e muito na filtração mas no caso do seu filtro a areia e demais substratos já estão saturados/compactados e portanto se não toda, a maioria da água que a bomba joga está retornado ao lago por cima desse substrato que as plantas estão e, não tem nenhuma mídia específica para a fixação da colônia de bactérias que é o coração de um lago.

 

O sistema de xaxim envolvendo a bomba (a meu ver) é uma cópia rudimentar de um sistema utilizado por alguns laguistas aqui em Portugual e que se consiste em colocar a bomba dentro de um gradeado que é envolvido por uma tela fina que evita a entrada de resíduos maiores. Essa tela periodicamente é lavada para evitar a obstrução total de entrada de água.

 

Ufa!!! Já escreví muito e deixo mais considerações para o futuro. (rsrs)

 

Ps.: Tem um rapaz português que atravessa os mares para chegar ao Brasil mas se esquece de constatar que chegou a um país continental e portanto com uma variação climática de deixar qualquer um perdido. (rsrs)

 

Tio Ayres, estou estudando um filtro melhor para o lago, inclusive o Alonso me falou sobre um tipo barril (tetra) , mas vou esperar mais um pouco ate tomar alguma atitude, qro ver ateh onde ele vai... Qto a colonia de bacterias, aonde ela eh fixada num outro tipo de filtro? Pois tbm tem que ser limpos periodicamente ou não????

Q filtro vc indicaria para o meu lago?

obrigada pelas dicas,

Josy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tio Ayres, estou estudando um filtro melhor para o lago, inclusive o Alonso me falou sobre um tipo barril (tetra) , mas vou esperar mais um pouco ate tomar alguma atitude, qro ver ateh onde ele vai...
Os filtros comerciais estão aí para serem adquiridos mas, a grande maioria dos laguistas "gostam" e constroem (FVM) os filtros para seus lagos pois de mais a mais muitas vezes temos que reavaliar os sistemas de filtragems devido a quantidade ou variedade dos peixes que estão no lago.

 

Qto a colonia de bacterias, aonde ela eh fixada num outro tipo de filtro? Pois tbm tem que ser limpos periodicamente ou não????
A colônia de bactéria se fixa em uma superficie porosa. Quanto mais porosa for maior deverá ser a colônia e quanto maior a colônia melhor qualidade a água do lago terá.

Toda midia filtrante deve ser limpa periodicamente senão ela não mais filtrará e os resíduos nela contidos estarão prejudicando a qualidade da água.

As mídias filtrantes que contém a colonia de bactérias (quando muito sujas) poderão ser enxaguadas (lavadas rapidamente) com água retirada do lago.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Josy

 

O Tioayres já comentou o que pode estar ocorrendo.

 

No Topico do seu lago registrei que isto poderia ocorrer devido:

1 - Ao sistema de filtro instalado

2 - A bomba envolta por um xaxim.

 

Lembrando:

 

Josy (Registrado no Topico do Lago)

 

Conforme já registrei anteriormente, gostei muito do seu lago.

Pelas medidas informadas acreditava que ele tivesse muito mais que os 2.200 litros que voce mencionou. (Como fez esta constatação?)

Não tenho "Bola de Cristal", mas acredito que o filtro não passe mais de 06 meses sem entupir. (Ë uma coisa NORMAL).

Nào entendi tambem como será o retorno da agua no caso do filtro entupir.

Eu modificaria o sistema do filtro, mas nesta fase do seu lago já pronto, teria que pensar como fazer para não prejudicar muito o que já esta feito.

O filtro deve ter facilidade de manutençào e este seu vai dar muito trabalho quando voce tiver de fazer uma limpeza.

Não colocaria esta areia, pedras, etc.. dentro dele e muito menos plantava nada em cima do mesmo.

Eu faria a entrada dágua por cima do reservatório e a filtraçào de cima para baixo.

Colocaria só "feltros" (Grosso e Fino), Bioball ou bio-ceramica e carvào ativado.

Existem tambem filtros prontos em formatos de vasos, barril, etc.. que poderiam ficar escondidos atras da cascata, caso não desejasse utilizar a caixa dágua.

Como aqui é um Forum e ninguem é dono da verdade, aguarde que outras opiniões virão.

 

 

Josy ( Registrado no Topico do Lago)

 

 

Pelo seu relato o seu lago deve ter 3 x mais o volume indicado, pois pegando a largura media x comprimento medio x altura media já chegaria ao volume estimado do lago.

Não precisaria ter dividido por tres.

Logo voce tem um lago de 6.600 litros. Um grande lago.

Quanto ao filtro, acredito que ele possa estar retornando a agua para o lago sem a devida filtraçào, pois se a velocidade da agua circular pelas diversas camadas do filtro for menor que a da agua voltar pelo cano (tubo), certamente ela vai voltar logo pelo tubo antes de ser filtrada.

Ë observar para ver por onde a agua esta voltando para o lago, se for pelo cano de 50mm o filtro não esta funcionando e vai levar para entupir nào somente os 2 anos, mas a vida toda, pois nào estará filtrando quase nada.

Procure observar o tubo nem que para isto tenha que remover alguma planta, pois é fundamental para saber como anda o funcionamento do filtro.Acredito que a bomba estar envolvida num xaxim não ajuda muito, mas observe que ela tambem pode acabar ficando obstruida por sujeiras e deixar de puxar agua e se isto ocorrer pode acabar queimando se nào limpar a tempo.

Se a agua ficar verde então deve rever todo o filtro e pensar em colocar um esterilizador UV.

Vamos aguardar tambem outras opiniões.

Jorge Alonso

 

 

Josy. O que eu acho que deve ser feito:

 

Desligue todo o sistema eletrico do lago e retire a bomba para ver se tem algum sujo preso nela. O Xaxim deve ser removido logo.

Se puder teste ela fora do sistema do lago para ver se funciona.

Ela pode estar funcionando e o filtro entupido não deixando a agua circular e se for isto ela poderá até queimar.

Analise todas as opções e o quanto antes o sistema volte a funcionar melhor.

Se o problema for no filtro, infelizmente vai ter que desmontar o mesmo ou desativar este e fazer um outro.

Pelo volume do seu lago acredito que ele possa ficar desligado por alguns dias.

O prejuizo maior será para a colonia de bacterias.

Se desejar compre uma outra bomba qualquer para auxiliar ou até um compressor tipo de aquario (o mais potente que encontrar) para ajudar na oxigenação do lago, mas por poucos dias isto não será necessario.

 

Ficamos no aguardo dos resultados

 

Alonso

 

 

Alonso, estou me precipitando e pensando sobre o meu filtro. Vi na internet (Cubos) alguns filtros tipo barril, quando o meu filtro atual entupir para nao precisar desmontar tudo, o que vc acha de colocar outro filtro (barril) atras da cascata (em cima da grama) para nao precisar desmontar toda a cascata e tirar a caixa dagua??

a agua deste novo filro escorreria por cima da caixa caindo na cascata que existe hoje. Será que daria certo o fato de eu nao mexer mais no filtro caixa dagua atual??? ou eu teria que remover a caixa da agua e fazer uma nova cascata??

Aguardo sua e outras opinioes!

 

Josy!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alonso, estou me precipitando e pensando sobre o meu filtro. Vi na internet (Cubos) alguns filtros tipo barril, quando o meu filtro atual entupir para nao precisar desmontar tudo, o que vc acha de colocar outro filtro (barril) atras da cascata (em cima da grama) para nao precisar desmontar toda a cascata e tirar a caixa dagua??

a agua deste novo filro escorreria por cima da caixa caindo na cascata que existe hoje. Será que daria certo o fato de eu nao mexer mais no filtro caixa dagua atual??? ou eu teria que remover a caixa da agua e fazer uma nova cascata??

Aguardo sua e outras opinioes!

 

Josy!!

 

Josy

Pelo que voce demonstrou do seu filtro, acredito que ele não deixe de funcionar nunca, pois a agua mesmo que não saia filtrada vai passar pelo tubo que tem dentro da caixa d'agua e retornara ao lago.

Se tiver algum problema da agua começar a ficar turva pode ser que o filtro não esteja mais filtrando, nesta ocasião vai ter que pensar numa outra alternativa.

Não precisa desmontar nada. Deixa tudo como esta funcionando mesmo, a cascata deve ficar como esta sem problema.

O meu equipamento não é tetra é da Cubos e funciona 100%.

Voce poderá colocar um novo sistema independente para filtracão com um filtro barril e se quiser até uma nova bomba, deixando a que exite só para a cascata ou comprar uma menor para a cascata e deixar esta para o filtro.

Se puder colocar o filtro conforme pensou atras da cascata pode usar a mesma bomba, mas lembre que a agua vai sair pela parte de baixo do filtro barril e esta vai ser a altura que ela vai aparecer na cascata. Estará no mesmo nivel da pedra mais alta da cascata? É só uma preocupação com a estetica.

Se realmente for esta a sua escolha, o Caio Bianco da Cubos poderá lhe ajudar na melhor escolha do filtro e em alguma outra opinião que precisar.

Ele tem tambem um filtro num vaso, mas não conheço detalhes do mesmo.

Não se preocupe que seu lago esta muito bonito e ainda vai demorar para precisar de manutenção nos equipamentos.

A cada 15 dias troque pelo menos 10% da agua do mesmo, sempre que possivel retirando a agua do fundo dele.

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Josy

Pelo que voce demonstrou do seu filtro, acredito que ele não deixe de funcionar nunca, pois a agua mesmo que não saia filtrada vai passar pelo tubo que tem dentro da caixa d'agua e retornara ao lago.

Se tiver algum problema da agua começar a ficar turva pode ser que o filtro não esteja mais filtrando, nesta ocasião vai ter que pensar numa outra alternativa.

Não precisa desmontar nada. Deixa tudo como esta funcionando mesmo, a cascata deve ficar como esta sem problema.

O meu equipamento não é tetra é da Cubos e funciona 100%.

Voce poderá colocar um novo sistema independente para filtracão com um filtro barril e se quiser até uma nova bomba, deixando a que exite só para a cascata ou comprar uma menor para a cascata e deixar esta para o filtro.

Se puder colocar o filtro conforme pensou atras da cascata pode usar a mesma bomba, mas lembre que a agua vai sair pela parte de baixo do filtro barril e esta vai ser a altura que ela vai aparecer na cascata. Estará no mesmo nivel da pedra mais alta da cascata? É só uma preocupação com a estetica.

Se realmente for esta a sua escolha, o Caio Bianco da Cubos poderá lhe ajudar na melhor escolha do filtro e em alguma outra opinião que precisar.

Ele tem tambem um filtro num vaso, mas não conheço detalhes do mesmo.

Não se preocupe que seu lago esta muito bonito e ainda vai demorar para precisar de manutenção nos equipamentos.

A cada 15 dias troque pelo menos 10% da agua do mesmo, sempre que possivel retirando a agua do fundo dele.

Alonso

 

Alonso, já conversei com o Caio da Cubos, o filtro que estou vendo eh o pressurizado (nao eh filtragem por gravidade) portanto o filtro poderá ficar na grama atras da caixa que a mangueira vai jogar a agua na caixa e o filtro fica escondido para nao prejudicar esteticamente. Ele me indicou o FIltro pressurizado 5000 e disse tbm que a bomba q estou utilizando eh mto fraca, me aconselhou uma bomba 5500lh.

Bem antes de tudo vou ter que calcular bem certinho o volume do meu lago para saber se compro o filtro 5000 ou 10000.

Alonso obrigada pela assessoria!!!!

Josy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Josy

Qualquer coisa que possa ajudar estou as ordens.

Se a diferença de preço for pequena, quanto maior o filtro, maior o tempo tambem para a limpeza do mesmo.

Veja o volume real que o Caio entende muito do assunto e é de confiança.

Se puder veja quanto custa um Esterilizador UV pois ficaria logo com todo o sistema do lago completo.

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais