Solução económica para isolamento sobre betão


Recommended Posts

Viva

Este é um complemento ao tópico da Diiana: "Qual o tipo de peixes apropriados para colocar num lago?"

 

Neste momento já estamos a receber apoio do elemento gardenkoi a quem muito agradecemos e que vem segunda-feira visitar o nosso projecto.

 

Para não sobrecarregar só o Gardenkoi resolvi abrir este tópico e espero receber toda a vossa colaboração.

 

O lago está construído, pelo menos o betão e a ponte já estão, faltam a cascata e o isolamento. A filtragem também já está encaminhada, embora vá ser rudimentar.

 

O lago tem 10x7m, em forma de oito, mas largo no meio. Calculamos que vá levar 22 000 litros.

O betão está um pouco rugoso e começou a apresentar pequenas fissuras da secagem.

 

Telefonei para a Dyrup de onde me falaram numa massa de barramento aquasec e num esmalte epoxi HB, mas fica muito caro. De algures em Lisboa fizeram-nos outro orçamento de 1000€, está fora de questão.

Fui ao Leroy Merlin de Almada onde encontrei o Weber Dry Flex, que penso nos ficará entre os 220 e os 330€.(http://www.construlink.com/Homepage/2003_GuiaoTecnico/Ficheiros/gt_323_weber_24_2006_05_05.pdf)

 

O que vos parece?

Existirão outras opções viáveis mais económicas? Na loja das tintas da Quinta de S.Nicolau fizeram-nos um orçamento de 140€, mas não sei que produto é porque não fui eu que lá fui. Deve ser só uma tinta...

Weber.dry KF e/ou KG?

 

Agradeço a vossa colaboração

 

Luís Lampreia

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em WeberDry eu optava por KG e (se possivel) seguido de KF, tem mais a ver com o acabamento. Poderás usar tambem um produto chamado fleetcoat, é uma especie de tinta a base de petroleo mas com uma espessura suprerior a uma tinta convencional o que irá facilitar a aplicação. Duas camadas cruzadas com reforço nas fissuras e está feito, penso que será mais barato. Mais alguma informação, dispoe.

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas luis

 

quanto ao isolamento :

no lago que estou a fazer dei weber kf com uma trincha , mas isto foi em cimento liso e tive que dar 4 vezes

no vosso caso se for em betao podem dar kg e no fim kf como diz o alex.

o esmalte epoxi é uma boa escolha se quiserem dar cor ao lago,e nao so. por ele mesmo é um com isolante mas em superficies lisas rugosas gastam muito mais.

 

 

alguma coisa que possa ajudar (eu e todos ) da um toque

 

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, a área do lago é exactamente 10x7m ? E a profundidade é mesmo 0.50cm?

Pelas minhas contas e dando um desconto deves ter no mínimo 90 m2 e se tiveres de dar duas de mão então já são perto de 200 m2. Isto se, ao efectuar a aplicação conseguirem dar a quantidade exacta que é recomendada, porque se houver um descuido o material fica a faltar.

 

Quanto á opção do fleetcoat eu sei que isola mas penso que é nocivo para a fauna.

 

Se não for os isolamentos da weber ou de uma outra marca credenciada, arriscas-te a ter problemas tanto com as fugas como com a qualidade da água.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Primeiro gostaria de agradecer as vossas respostas.

 

Eu falei na Weber porque é a marca mais vezes aqui referida. Se tiverem outras sugestões agradeço.

Também me parece que a aplicação do KG seguido do KF seria o melhor, mas aí a despesa já cresce muito.

Só com Weber dry flex ficará isolado?

Também descobri uma membrana isolante no Leroy Merlin, penso que seja da Sica.

 

Ando agora a ver de borracha líquida. O que acham? E os preços?

 

Há uma que não dá para água de beber, a Aplimast. Falta-me ver das outras.

Flitcoat, pois, se é nociva para os peixes não dá.

 

Quanto à área, os 10x7 correspondem de facto às medidas maiores obtidas pelos alunos.

Temos ainda que considerar a rugosidade que aumenta o consumo de material.

 

Para o webwe dry flex calculei a utilização de 1.5Kg/m2/200m2= 300Kg/25Kg/balde= 12baldes*55€=660€ - muito caro. Estou tramado.

Se conseguisse arranjar uma solução por 400€... no máximo...

 

Já coloquei a questão de fazer um reboco, com cimento normal para alisar, a um engenheiro e ele acha que não vale a pena. Ele conhece o lago.

 

Obrigado mais uma vez

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou empregado nem vendedor de weber, mas a titulo de exemplo posso vos dizer que á 10 anos atrás fiz um reservatório de água em tijolo e rebocado, quando o tentei encher.... é claro que a água saia á mesma velocidade que entrava. Depois de aplicar duas camadas de isolante está estanque até hoje.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou empregado nem vendedor de weber, mas a titulo de exemplo posso vos dizer que á 10 anos atrás fiz um reservatório de água em tijolo e rebocado, quando o tentei encher.... é claro que a água saia á mesma velocidade que entrava. Depois de aplicar duas camadas de isolante está estanque até hoje.

 

 

Qual o produto específico usado?

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi a 10 anos não me lembro bem do nome, mas eram sacos de 25 kg e era só misturar com água e era caro, mas como era pago em $ não custava tanto do que em €. O produto tinha pouca rentabilidade na primeira de mão, só na 2º é que rendeu mais.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive aqui a fazer contas.

aplicando só o KF ficaria: 4kg/m2x100m2 segundo as especificações, tenho aqui o guia2009 deles.

=16 sacosx27€=432€

Mas primeiro talvez tenha que dar um rebouco de cimento normal.

 

Com o KG fica muito mais caro:20kg/10mm segunda as especificações

20kg/m2x100=2000Kg/25kg=80sacos x 16.45€(Maxmat)=1316€, mesmo que se ponha só metade já é muito.

 

Isto está mau...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu no meu lago isolei com o KF é um exelente produto para impermeabilizar e é para depositos de agua potavel, o unico contra é que não tem flexibilidade nenhuma e tende a abrir algumas fissuras se o suporte não for bem estavel, mas tambem não é por ai que a agua desaparece..

Depois por cima usei borracha liquida que encontrei no AKI, é um produto espanhol para pintar piscinas e diz AL CLOROCAUCHO , AO BORRACHA CLORADA. é um produto da ALP, tem propriedades bactericidas e anti algas, e como é para usar em piscinas tem que cumprir uma serie de normas no que respeita a toxicidade.

Nunca tive problemas.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu no meu lago isolei com o KF é um exelente produto para impermeabilizar e é para depositos de agua potavel, o unico contra é que não tem flexibilidade nenhuma e tende a abrir algumas fissuras se o suporte não for bem estavel, mas tambem não é por ai que a agua desaparece..

Depois por cima usei borracha liquida que encontrei no AKI, é um produto espanhol para pintar piscinas e diz AL CLOROCAUCHO , AO BORRACHA CLORADA. é um produto da ALP, tem propriedades bactericidas e anti algas, e como é para usar em piscinas tem que cumprir uma serie de normas no que respeita a toxicidade.

Nunca tive problemas.

 

 

Boa tarde Costa azul.

 

Como é que os peixes se dão com essa borracha líquida, qual o rendimento e o preço?

Pode ser aplicada directamente sobre o betão?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou poderás aplicar fleetcoat com duas passagens cruzadas e acabamento com borracha liquida. Poupas muito dinheiro e trabalho.

 

 

É uma possibilidade.

 

Mas vou mesmo esperar pelo Gardenkoi para ele ver as condições que temos e faze uma melhor avaliação das medidas necessárias.

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Costa azul.

 

Como é que os peixes se dão com essa borracha líquida, qual o rendimento e o preço?

Pode ser aplicada directamente sobre o betão?

 

Obrigado

 

Boas, a bicharada da-se toda bem nunca dei por nenhum problema, estes produtos para piscinas depois de secos não podem ser toxicos senão envenenavam a malta que la andava ao banho !

O rendimento na lata diz 12 a 14 m2/L e penso que me custou uns 25€ a lata de 4L.

Uma coisa que tambem tem de bom é que ja tenho aplicado no lago a uns 3 anos e não deixa crescer algas nenhumas nem verdete na sua superficie, na lata realmente diz anti bacterias e algas. Na altura havia em azul clarinho e branco.

Tambem diz na lata que é proprio para aplicar directamente sobre cimento e betão.

Penso que talvez seja uma boa solução.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a bicharada da-se toda bem nunca dei por nenhum problema, estes produtos para piscinas depois de secos não podem ser toxicos senão envenenavam a malta que la andava ao banho !

O rendimento na lata diz 12 a 14 m2/L e penso que me custou uns 25€ a lata de 4L.

Uma coisa que tambem tem de bom é que ja tenho aplicado no lago a uns 3 anos e não deixa crescer algas nenhumas nem verdete na sua superficie, na lata realmente diz anti bacterias e algas. Na altura havia em azul clarinho e branco.

Tambem diz na lata que é proprio para aplicar directamente sobre cimento e betão.

Penso que talvez seja uma boa solução.

 

 

Não haja dúvida. Com 100€ fazia a festa (200m2 considerando 2 de mão).

 

Só um pequeno detalhe, considerando o efeito bactericida, como fica o ciclo do azoto e como costumam estar os níveis de amónia?

 

Obrigado

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fui a Corroios ver o lago que este grupo de alunos está a construir, e ao contrario do que possam estar a imaginar ( bués alunos á volta de um buraco ) este projecto foi desenvolvido por um pequeno grupo de 6 alunas, sim alunas que arregaçaram as mangas e colocaram todo a sua energia na construção deste projecto.

 

Quando cheguei, estavam a efectuar o tratamento das madeiras da ponte ( sim tem uma grande ponte ). Mesmo tendo algumas dificuldades €€ no isolamento penso que vão ter o lago a funcionar a tempo do final das aulas.

 

Quero felicitar estes alunos pelo empenho e pela dedicação que aplicaram neste projecto, espero que ao longo das suas vidas usem o mesmo vigor noutros desafios.

 

PARABÉNS.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Gardenkoi, em meu nome e em nome dos alunos.

Eles fizeram de facto um grande esforço para, sozinhos, concretizarem o projecto. Conseguiram alguns apoios importantes, nomeadamente da Junta de Freguesia (mão de obra, pedra, retroescavadora), Santos e Oliveira (a ponte), pais, amigos, funcionário da escola e outros, mas foi de facto um grande esforço para o conseguirem.

 

Só uma pequena correcção, o grupo é apenas constituído por 4 alunos.

 

Mais uma vez obrigado pela sua colaboração também.

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No decorrer da próxima semana irei colocar aqui os últimos pormenores, nomeadamente quanto à solução de isolamento aplicada.

Posteriormente colocarei também fotos. Mas vou esperar que tenha os canteiros feitos, a cascata (esta só será finalizada dia 30/5) e a corda no corrimão da ponte.

 

Já agora, como é que seguram plantas no fundo de um lago, tipo Valisnérias sp. Tiger, estava a pensar pôr um pouco de areão num vaso rectângular e blocos por cima.

 

Outras ideias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Finalmente começámos a aplicar o impermeabilizante. Os alunos já deram a segunda de mão em metade do lago.

 

Felizmente conseguimos o patrocínio da Weber Portugal que, generosamente, nos ofereceu todo o produto necessário e algum aconselhamento.

 

Temos que agradecer especialmente ao senhor Fernando Velez (Delegado Técnico Comercial - Zona Sul) que se empenhou pessoalmente para que a marca nos apoiasse.

 

O produto escolhido foi o Weber.dry KF.

 

Falta ainda concluir a cascata, o corrimão da ponte e criar condições para as plantas.

No final da semana que vem encheremos com água e realizaremos a inauguração formal, para a qual vão ser convidados todos os patrocinadores e colaboradores.

Assim que tiver tempo vou ver como se colocam aqui fotos dos trabalhos.

 

Mesmo sem a existência do patrocínio esta seria muito provavelmente a opção que escolheríamos.

 

Luís Lampreia

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que tenham tirado muitas fotos as varias fazes de construção, é que só vejo é conversa conversa e fotos que é bom...nada ! :P

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Tirei muitas fotos sim, só não tive tempo para aprender a colocá-las aqui.

A forma mais fácil será alojá-las aqui no fórum ou num site fora daqui? Para aparecerem logo aqui visíveis?

Mas em princípio só amanhã é que terei tempo.

Vou tentar criar a minha galeria (é assim que se chama?) aqui no fórum.

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico muito feliz por saber que o lago está em andamento e que até já tem inauguração marcada.

 

Essas alunas, conseguem angariar para o seu projecto até os mais improváveis patrocinadores. È muito provável que acabem por convencer um criador de carpas japonês a enviar os peixes e a convencer uma marca de comida a fornecer toda a alimentação.

 

Continuem.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No decorrer da próxima semana irei colocar aqui os últimos pormenores, nomeadamente quanto à solução de isolamento aplicada.

Posteriormente colocarei também fotos. Mas vou esperar que tenha os canteiros feitos, a cascata (esta só será finalizada dia 30/5) e a corda no corrimão da ponte.

 

Já agora, como é que seguram plantas no fundo de um lago, tipo Valisnérias sp. Tiger, estava a pensar pôr um pouco de areão num vaso rectângular e blocos por cima.

 

Outras ideias?

 

 

boas

 

para segurar as plantas no fundo no meu usei vaso normais... e penso que é o que a maioria usa....

 

no vaso meto terra em baico.... a planta... e terra por cima depois uma camada de areia de 1/2 cm e pedras pequenas paras os peixes nao andarem la a ''mexer''

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gardenkoi.

 

Não tinha pensado num criador japonês, mas com jeitinho até o convenciam. Quanto às carpas, vêm este fim-de-semana de uma barragem algures, acho que vão sofrer um bocado, mas estes jovens não prescindem de lá as colocar para a inauguração. Também pedi uns achigãs, pode ser que tenha sorte.

 

Quanto às plantas, Luís, também estava a pensar nos vasos com umas pedras grandes à volta para disfarçar, não tinha pensado pôr terra, mas também mais terra menos terra, com aquela que virá com o vento, é uma boa ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais