1183 Publicado Maio 14, 2009 Publicado Maio 14, 2009 Boas, Antes de mais gostava de dar os parabéns ao Fórum e aos moderadores, apesar de ser Aquariofilista já hà uns anos, só hoje 'tropecei' nele e parece-me excelente. Estou em vias de substituir o meu aquário de 100 l por um de cerca de 140 l, e quero aproveitar para alterar aquilo que possa estar mal. No actual aquário tenho um filtro de fundo, coberto com areia biológica granulada, e um filtro externo a admitir a água pelo tubo do filtro de fundo. No entanto hoje em dia, pelo que vejo ninguém usa filtro de fundo... O meu objectivo era perceber porque é que se desaconselha o filtro de fundo, antes de tomar uma decisão que será definitiva pelo menos por uns anos. Desde já o meu obrigado a todos e paciência para me 'aturar'. Pedro Gomes Citar
apolo21 Publicado: Maio 14, 2009 Publicado: Maio 14, 2009 Boas, Bemvindo ao fórum, eu fiz mais ou menos o mesmo percurso, também usava um filtro de fundo, mas cada vez que fazia uma limpeza geral era só porcaria no fundo. Conclusão embora a ideia possa sêr boa, usar o próprio areão para filtrar a água, a verdade é que o filtro não aspira a totalidade do fundo, logo não funciona. Agora o que fazemos é aspirar o fundo de quando em vez. Outro problema do filtro de fundo é o substracto fértil, embora não o utilizasse na altura duvido que fosse possivel. Cumps Citar Vitor Ramos
1183 Publicado: Maio 14, 2009 Autor Publicado: Maio 14, 2009 ..., mas cada vez que fazia uma limpeza geral era só porcaria no fundo. Conclusão embora a ideia possa sêr boa, usar o próprio areão para filtrar a água, a verdade é que o filtro não aspira a totalidade do fundo, logo não funciona. Agora o que fazemos é aspirar o fundo de quando em vez.... Eu não costumo fazer limpeza geral, apesar do filtro também faço uma limpeza da areia do fundo de vez em quando, quando a areia começa a ficar preta, e nas mudanças parciais de água, algumas vezes puxo directamente do fundo do aquário para arrastar o lixo para fora, a vantagem que eu via no filtro de fundo era em primeiro lugar uma dupla filtragem (lá está o lixo na areia) e em segundo lugar o fluxo da água para o filtro externo sendo através da areia ajuda a depositar o lixo mais depressa não acumulando tanto lixo em suspensão na água. O que me falta é a experiência de não ter o filtro de fundo... será que a água fica com mais lixo em suspensão? será que o lixo é mais facilmente retido no filtro exterior (mais fácil de limpar que o fundo)? será que ao perder a filtragem mecânica e biológica da areia a qualidade da água vai ser mais instável? Citar
Recommended Posts