O meu 1 aqua de recife


Recommended Posts

Boa noite, sou novo no forum e desde já os meus parabens pelo contributo que prestam a todos os interessados por este fascinante mundo.

Sou um leigo nesta materia de aquariofilia de agua salgada e gostava que me direccionassem no sentido correcto. love you

Estou a pensar montar um aquario de água salgada para peixes e corais, maioritariamente moles mas também alguns duros. Tenho pesquisado sempre que posso mas ainda tenho muitas duvidas e gostava que me ajudassem a construir um setup da melhor maneira possivel.

Em principio será para realizar para o ano, para adquirir conhecimentos com paciencia e também o "carcalhol". ;)

 

Setup

 

. Tipo: Peixes e corais (moles e alguns duros)

. Aquário 100 x 60 x 60 (360 L)

. Sump 60 x 40 x 40 (96L)

. Substrato areia de coral fina

. Rocha viva (30kg) + rocha morta (30kg)

. Iluminação : 2x150W HQI + 2x39 T5 azul

. Circulação : Turbelle Stream 6085 (8000L/h) + Bomba de Circulação SunSun JVP-201 (6000L/h) + Tunze Multicontrolador 7095

. Retorno : Bomba EHEIM Compact 3000

. Aquecedor : Jager 300 W

. Reactor de Kalkwasser : DELTEC KM500

. Escumador : TUNZE DOC Skimmer 9410

. Osmose Inversa 300 (3 estagios)

. Ozonizador 200mg/h

 

Acham necessario mais alguma coisa? os "materiais" utilizados serão os mais indicados?

Fico á espera da vossa importante ajuda e opiniões. :?

 

Obrigado a todos e cumprimentos! Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao mundo dos salgados.

Estou a ver que estiveste a ver bem os equipamentos e escolheste bem, apesar de um coisinha.

 

. Aquário 100 x 60 x 60 (360 L)

. Sump 60 x 40 x 40 (96L)

. Substrato areia de coral fina

. Rocha viva (30kg) + rocha morta (30kg)

. Iluminação : 2x150W HQI + 2x39 T5 azul

Até aqui, boas escolhas.

 

. Circulação : Turbelle Stream 6085 (8000L/h) + Bomba de Circulação SunSun JVP-201 (6000L/h) + Tunze Multicontrolador 7095

Se vais colocar um controlador, compra 2 bombas controlaveis, senão não vale a pena comprar o controlador. As bombas controladas mais fracas para o teu aquário são:

Tunze 6055, mas aqui colocava pelo menos 2, podendo mesmo colocar 4. Depois tens as 6105, mas aqui é muita circulação, mas podes limitar o máximo.

 

. Retorno : Bomba EHEIM Compact 3000

. Aquecedor : Jager 300 W

. Reactor de Kalkwasser : DELTEC KM500

. Escumador : TUNZE DOC Skimmer 9410

. Osmose Inversa 300 (3 estagios).

Boas escolhas.

 

Ozonizador 200mg/h

Aqui tens de ter atenção, pois a má utilização pode libertar ozono a mais, matando tudo no aquário e provocando problemas graves de saúde a quem conviver com o aqudário. Aqui deves comprar um controlador de ORP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Realmente distrai-me nesse aspecto das bombas não serem controlaveis :alberteinstein: Achas que devia optar por 2 tunze 6060 + o controlador 7095 ou , neste caso como o aquario não é assim tão grande, poderia optar por bombas mais economicas e sem controlador?

 

 

Uma das duvidas que tenho é em relação ao conjunto Ozonizador 200mg/h + controlador ORP, é realmente necessario? Tenho visto varios setup´s que não fazem referencia a introdução deste componente.

 

 

Numa vista geral, com as alterações na circulação e com o controlador ORP, acham que não falta mais nada em termos de "componentes" ? Ou que se poderia substituir alguns componentes por outros mais eficazes e mais economicos em relação ao volume deste aquario ( 360 L + 96L sump )? Ou retirar alguns que não sejam realmente necessarios?

 

construi este setup com base nas informações que li e que se enquadrassem para o meu aquario, tenho muito pouco conhecimento nesta materai.

 

Obrigado pela ajuda e desponibilidade! :dance:.gif' class='bbc_emoticon' alt='cabecadura' />

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Realmente distrai-me nesse aspecto das bombas não serem controlaveis :drool3: Achas que devia optar por 2 tunze 6060 + o controlador 7095 ou , neste caso como o aquario não é assim tão grande, poderia optar por bombas mais economicas e sem controlador?

 

 

Uma das duvidas que tenho é em relação ao conjunto Ozonizador 200mg/h + controlador ORP, é realmente necessario? Tenho visto varios setup´s que não fazem referencia a introdução deste componente.

 

 

Numa vista geral, com as alterações na circulação e com o controlador ORP, acham que não falta mais nada em termos de "componentes" ? Ou que se poderia substituir alguns componentes por outros mais eficazes e mais economicos em relação ao volume deste aquario ( 360 L + 96L sump )? Ou retirar alguns que não sejam realmente necessarios?

 

construi este setup com base nas informações que li e que se enquadrassem para o meu aquario, tenho muito pouco conhecimento nesta materai.

 

Obrigado pela ajuda e desponibilidade! biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Abraço

Boas ,as 6060 acho que não são controlaveis ,e estares a por bombas mais potentes que as 6055 acho desnecessario devido ao tamanho do aquario.Punhas agora 2 6055 e se mais tarde vires que é pouco poes mais .

Em relação ao termostato eu punha 2 de 150 ou 200w.No caso de um dar o berro tens outro a funcionar.

De resto cinco estrelas,Um conselho vai comprando as coisas mas não somes o dinheiro gasto ,,doi menos bang .Eu tenho feito assim.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , desde já obrigado pelos esclarecimentos prestados. :-D

De inicio vou optar pelas 2 bombas 6055 da tunze com o controlador, depois logo vejo se adapto mais alguma ou não.

Como não tenho pressa vou comprando os materiais aos poucos para duer menos. :D

Vai ser um ano de investimento. :laugh:

 

Cumprimentos a todos e obrigado pela ajuda!

Grande Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente as 6060 não são controlaveis.

Acho que é mesmo melhor ires para 2x6055, ficas bem servido, e como o nosso amigo Luis disse, depois compras mais uma se necessário.

Sobre o ozonizador, não acho que seja necessário, pelo menos no início!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Ontem fui a uma loja para me informar um pouco mais e aproveitei para ver os escumadores. Mostraram-me os seguintes modelos:

 

.DYMAX VS-40

capacidade maxima 1000L

diametro 120mm

altura 600mm

 

.DYMAX LS-40

cap.1000L

diam.120mm

alt.600mm

 

Gostava de saber se alguem tem conhecimentos sobre estes escumadores e o seu funcionamento.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Ontem fui a uma loja para me informar um pouco mais e aproveitei para ver os escumadores. Mostraram-me os seguintes modelos:

 

.DYMAX VS-40

capacidade maxima 1000L

diametro 120mm

altura 600mm

 

.DYMAX LS-40

cap.1000L

diam.120mm

alt.600mm

 

Gostava de saber se alguem tem conhecimentos sobre estes escumadores e o seu funcionamento.

 

Cumprimentos

Boas, não conheço os escumadores em questão ,mas se eu fosse a ti não inventava e ia para um escumador com provas dadas(não quer dizer que seja o tunzer).

Tens ,deltec, ati ,tmc ,H&S entre outras .Um conselho ,não poupes no escumador.Procura aqui no forum montagens com litragem identica a tua e vê os setups e os escumadores ique usam e a avaliaçao que fazem deles.A melhor review é a dos utilizadores .

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não compres o ozonizador. Não é um equipamento vital para um reef.

 

Com o dinheiro que poupas com o ozonizador compra um escumador melhor. Pela relação preço/qualidade sugeria um ATI ou um Deltec Apf 600 ou o 701.

 

Muita atenção à calha de iluminação que vais comprar. Há marcas que não justificam o preço da calha e por bem mais barato consegues arranjar melhor.

 

 

 

Um abraço,

Editado por Ricardo Pinto
logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais