Concurso de nano-caixa vodafone plantados?


Recommended Posts

Todos nós que andamos neste hobby sabemos que apesar de não ser o hobby mais caro do mundo, barato também não é... e que montar um aquário exige sempre um razoável investimento inicial que raramente acaba por ficar abaixo da centena de euros. Por outro lado, os portugueses são conhecidos lá fora por serem óptimos trabalhadores, muito desenrrascados, apesar de pouco empreendedores. Apelando a este espirito muito 'tuga', vinha propor-vos a organização de um concurso, em jeito de brincadeira, no qual cada concorrente procederia à montagem de um nanoaquario sem necessidade de grandes gastos, com base num material disponível gratuitamente para grande maioria da população: um cubo vodafone.

 

O formato do concurso seria semelhante a um outro que se realizou há algum tempo, na ocasião dedicado a nano-paludários. Vejam aqui.

 

Quem alinha? Sugestões também são bem vindas!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 81
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A adesão está a ser boa :-D

Parece que já vamos ter umas valentes horas de entretimento de volta disto.

Portanto falta é definir as regras do concurso... a ideia que tinha era dar ao concurso 3 ou 4 fases:

 

Fase 1: Material, Equipamento e Hardscape

Neste fase todos os membros deveriam tirar uma foto ao nanocubo (que deverá ter obrigatoriamente as medidas de 18*18*18 cm = medidas de uma caixa vodafone, mas pode ser em vidro, acrílico, plástico, tanto faz, desde que tenha as medidas apropriadas), e restante equipamento que eventualmente usem (filtros, aquecimento, iluminação, substratos...) assim como o material a usar no hardscape.

 

Fase 2: Montagem

Nesta segunda fase os membros deveriam apresentar uma foto com o hardscape colocado no cubo e eventualmente algumas plantas antes de encher o nano.

Também me lembrei de outra coisa. Seria interessante na fase da montagem os concorrentes apresentarem um slideshow com o processo de montagem. ;) que acham?

 

Fases 3 (e 4?): Evolução do nano

Neste ponto não sei se será melhor apenas 1 fase ou eventualmente 2. Se optarmos por duas fases, temos hipótese de ver o estado dos nanos a meio do concurso e a sua evolução até à foto final. Os concorrentes deverão tirar uma foto frontal ao nano que permita a melhor avaliação possível do aquário por parte do 'juri'.

 

Fotografias

As fotografias devem ter um tamanho uniformizado entre todos os concorrentes, pensei nas medidas de 800*600 que são suficientemente grandes para se ter algum detalhe. Não podem no entanto sofrer alterações do photoshop (excepto crop e resize). Indícios de alterações claras numa fotografia serão penalizados com retirada de votos ou eventualmente desclassificação (sugestões?).

 

Juri

O juri serão os nossos colegas do fórum. Na altura apropriada abrir-se-à um tópico apenas para se proceder às votações das várias fases. Os concorrentes não podem votar no seu próprio nano.

Gostava de incentivar os membros a votarem segundo os padrões dos concursos de aquascaping. Mais tarde posto isso.

 

Premios

Os prémios consistem em horas de entretimento, muita galhofa e no final do concurso logo se pensa se o vencedor merece uma mini :tongue::P

 

PS: se alguém se quiser chegar a frente para me ajudar a organizar isto, força!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que esta bem pensado...Temos é de fazer mais publicidade ao concurso...

Porque ainda somo muito poucos =\...O que não falta é pessoal com a tesão dos cubos...Só não visitam muito esta área do Fórum...

O Ideal era fazer um Post na parte dos NANO AQUAS...

 

:P

cpiadeassinaturalogotip.jpg

<<link com fins comerciais removido>>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que também deveria de haver uma restrição no tamanho da fauna, numa superior a 2cm em adultos...e nunca mais de 5 indivíduos em adultos ou 10 se forem ate 1cm...

É só uma ideia...

cpiadeassinaturalogotip.jpg

<<link com fins comerciais removido>>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é uma ideia, colocar um post por lá. ;) Mas por agora vamos discutir as regras do concurso, quando estiverem definidas, abrimos as inscrições na area de nanos.

Idealmente as caixas vodafone deveriam estar sem fauna... são 5L... quanto muito esses tais vivos com no máximo 2cm, preferencialmente camarões e/ou caracois. Podiamos aproveitar este concurso para divulgar a não colocação de peixes como bettas em caixas vodafone!

 

Não sei se podemos impor essa restrição, mas pelo menos deviamos penalizar quem colocasse vivos de dimensões não suportaveis pelos 3L uteis da caixa vodafone.

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh pah, se este topico tivesse aparecido a uns 2 meses podia, mas agora ja estao colados 2 cubos, fica para uma proxima ja nao tenho espaço para mais aquas.

 

Boa sorte a todos, ficarei de olho nisto

 

Cumprimentos do Nuno Toste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Idealmente as caixas vodafone deveriam estar sem fauna... são 5L... quanto muito esses tais vivos com no máximo 2cm, preferencialmente camarões e/ou caracois. Podiamos aproveitar este concurso para divulgar a não colocação de peixes como bettas em caixas vodafone!

 

Eu disse isso com esse propósito...por que não há bettas adultos com 2cm...

E quando disse 2cm estava a pensar nos camarões...Se bem que também pode haver uns guppies bebes só para da movimento a agua...mas assim que tiverem mais de 1.5cm saltão foram...

 

é a minha ideia...

cpiadeassinaturalogotip.jpg

<<link com fins comerciais removido>>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que era porreiro não pormos grandes entraves à partição, mas podemos sim nas regras colocar penalizações para situações que não compactuem com boas praticas de aquariofilia. love you

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem é que arranja ai um banner porreiro para divulgar isto?

 

Não vou participar por não ter tempo nem ter de momento uma caixa da vodafone vazia :puppydogeyes:

Mas fiz um banner pra porem na assinatura que acham?

 

fotoa.jpg

 

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já:

Parabéns Diogo pela fantástica ideia!

 

Eu também gostava de participar, mas para tal tenho de fazer umas pequenas perguntas:

 

1. Estou com a ideia de juntar duas caixas vodafone para uma experiência Nano, e este concurso vem na altura certa. Posso participar com essa junção? sempre são caixas vodafone.

2. Por motivos profissionais, não posso começar a minha "Obra de Arte" antes de Junho. Ainda vou a tempo?

3. Prevejo demorar 3 fins-de-semana para o concluir. É demasiado tempo?

 

Mesmo que fique de fora, esta ideia é fantástica, mais uma vez parabéns Diogo!

 

Cumps

Editado por maseumaseu

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de ter dito que não, vou tentar participar... :(

 

Se necessitares de ajuda na organização, podes contar comigo Diogo!

 

Depois falo contigo uma cena pelo msn a ver o que achas. :bs_quesexclaim:

 

Abraço a todos, e toca a participar pessoal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fotoa.jpg

 

fotoao.jpg

 

001tou.jpg

 

Gosto muito de todos os banners propostos :bs_quesexclaim: pessoalmente vou usar o do Sharpness porque acho mais apelativo, mas acho que todos podem lindamente ser usados para divulgar o evento. Aliás, se usarmos diferentes banners chamamos mais a atenção :(

 

Para já:

Parabéns Diogo pela fantástica ideia!

 

Eu também gostava de participar, mas para tal tenho de fazer umas pequenas perguntas:

 

1. Estou com a ideia de juntar duas caixas vodafone para uma experiência Nano, e este concurso vem na altura certa. Posso participar com essa junção? sempre são caixas vodafone.

2. Por motivos profissionais, não posso começar a minha "Obra de Arte" antes de Junho. Ainda vou a tempo?

3. Prevejo demorar 3 fins-de-semana para o concluir. É demasiado tempo?

 

Mesmo que fique de fora, esta ideia é fantástica, mais uma vez parabéns Diogo!

 

Cumps

 

A ideia não é minha... este formato já foi falado algumas vezes pelo forúm ;) mas estava na altura de o reavivar...

1. Pelas regras que estamos a tentar definir não poderias. O objectivo era que todos os concorrentes partissem das mesmas medidas ou muito aproximadas (20*20*20 ou 15*15*15 cm também poderiam ser aceites já que a diferença não é muito substancial). Porque não atrasas esse DIY mais algum tempo e arranjas uma caixa vodafone para este concurso?

2. Sinceramente não te sei dizer... temos de ver como vão as adesões e a definição do concurso. Talvez apontar o inicio do concurso para a primeira semana de Junho não fosse má ideia...

3. Para terminares o DIY? Pois, segundo as regras que estava a propor o concurso teria diversas fases, começando por mostrares o material que vais usar, passando pela montagem e evolução do aquário e por fim a foto final, sendo que todos os passos seriam depois sujeitos a votação. Se acabares por não montar já a junção das caixas vodafone, participa neste! É uma óptima maneira de partilharmos informação uns com os outros e como há um espirito competitivo associado, todos vão tentar mostrar o melhor trabalho possível. ;)

 

Dêm opiniões malta!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito de todos os banners propostos :character0050: pessoalmente vou usar o do Sharpness porque acho mais apelativo, mas acho que todos podem lindamente ser usados para divulgar o evento. Aliás, se usarmos diferentes banners chamamos mais a atenção ;)

eu prefiro o barner do shadowin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas posso dar uma ideia?

 

porque nao, cada um abrir um topico individual(opcional, quem nao quizer nao faz) para mostrar tudo ao promenor, desde a uma possivel calha DIY passo a passo, contruçao por fases do layout etc etc etc, nunca passando á fase seguinte antes de esta ser anunciada no tocpico oficial do concurso, pois tambem so nessa altura saberao as regras para essa fase

 

qual a vantagem? melhor visualizaçao por parte do Juri do projecto e tudo o que este envolveu sem estar a carregar o topico oficil de fotos, mantendo este apenas uma foto de cada fase(foto especificada nas regras de cada fase) por cada concurrente com um link para o topico

 

este topico pode e deve ser poblicitado pelo concurrente debaixo do banner do concurso na assinatura

 

se nao entendeste algo, diz que eu procuro um topico em que isso aconteceu

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu prefiro o barner do shadowin

 

Cada membro que estiver disposto a ajudar a publicitar o concurso pode faze-lo com qualquer dos banners :sorry:

 

boas posso dar uma ideia?

 

porque nao, cada um abrir um topico individual(opcional, quem nao quizer nao faz) para mostrar tudo ao promenor, desde a uma possivel calha DIY passo a passo, contruçao por fases do layout etc etc etc, nunca passando á fase seguinte antes de esta ser anunciada no tocpico oficial do concurso, pois tambem so nessa altura saberao as regras para essa fase

 

qual a vantagem? melhor visualizaçao por parte do Juri do projecto e tudo o que este envolveu sem estar a carregar o topico oficil de fotos, mantendo este apenas uma foto de cada fase(foto especificada nas regras de cada fase) por cada concurrente com um link para o topico

 

este topico pode e deve ser poblicitado pelo concurrente debaixo do banner do concurso na assinatura

 

se nao entendeste algo, diz que eu procuro um topico em que isso aconteceu

 

Sim, percebi, a ideia é óptima, mas não irá sobrecarregar um pouco a área dos nanoaquarios?

Estive a contar e até ao momento temos pelo menos 8-9 participantes. Contando por alto, um sub-forum leva 30 mensagens, então contando que pelo menos 15 participantes se consiga arranjar, metade do subforum está ocupado com o concurso... cheguei a lembrar-me disso, mas pus logo de parte a ideia por causa disto. Que dizes?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais