jpospr Publicado Maio 7, 2009 Publicado Maio 7, 2009 Boas tal como o noke do tópico indica estou com uma ligeira dúvida de como ligar o filtro UV ao filtro. Se em série, usando a força do filtro directamente no UV ou em T fazendo com que a água passe mais lentament no filtro? A questão de ser em T preocupa-me a diminuição significativa de caudal do filtro O filtro em questão será o 2180 ou o 2078 (nao sei ainda a qual dos 2 filtros vou ligar o UV) e o filtro UV-B o Helimax 55w. Obrigado! Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
barman_dani Publicado: Maio 7, 2009 Publicado: Maio 7, 2009 Boas No meu caso preferi colocar em T visto que assim o caudal a passar pelo uv é menor logo aumentando assim a sua eficacia... No meu caso tenho o sistema montado da seguinte forma, à saida do filtro tenho uma derivação que por sua sua vez é derivada novamente, fazendo 3 canais diferentes, isto porque na via principal tenho o termostato externo da hydor 300w, logo necessita de maior caudal para manter a temperatura da agua, nas derivações secundárias tenho uma para o reactor externo de co2 e por fim outra para o uv, voltando as derivações a unirem-se no final para ai ir para o aquario.... em termos de perca de caudal não noto muito mas tudo depende do diametro de tubo que utilizas e o diamentro dos T´s.... Citar
Recommended Posts