wesley_boy Publicado Maio 7, 2009 Publicado Maio 7, 2009 Boas, Será que alguem me consegue ajudar com uma coisa... ? É assim, eu tenho um filtro eheim 2213, que acho muito bom (para o que eu preciso ), mas tenho uma duvida que gostava de ver esclarecida se possivel.. Eu tenho as torneiras montadas, mas nunca consegui entender ao certo quais é que tenho que fechar quando necessito de limpar o filtro.. Qual a primeira a ser fechada? E primeiro desligo o filtro ou não? È que é sempre uma "salganhada" para o voltar a ferrar novamente.. Uma outra questão.. de quanto em qunto tempo se terá que "lavar os filtros? (esponjas) .. Obrigado pelas ajudas.. Citar O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
JoaoDomingos Publicado: Maio 7, 2009 Publicado: Maio 7, 2009 Boas, Será que alguem me consegue ajudar com uma coisa... ? É assim, eu tenho um filtro eheim 2213, que acho muito bom (para o que eu preciso ), mas tenho uma duvida que gostava de ver esclarecida se possivel.. Eu tenho as torneiras montadas, mas nunca consegui entender ao certo quais é que tenho que fechar quando necessito de limpar o filtro.. Qual a primeira a ser fechada? E primeiro desligo o filtro ou não? È que é sempre uma "salganhada" para o voltar a ferrar novamente.. Se desligares o filtro e depois fechares as 4 torneiras, a unica coisa que espalhas é a agua entre cada conjunto de duas torneiras. Uma outra questão.. de quanto em qunto tempo se terá que "lavar os filtros? (esponjas) .. Isse depende da fauna que tens, mas perso que em media 2 a 3 meses.. Mas aguarda por uma resp mais "veterana" Obrigado pelas ajudas.. Citar O MEU AQUA
alfapa Publicado: Maio 7, 2009 Publicado: Maio 7, 2009 (editado) Primeiro desligas (desligar da ficha certo?), depois fechas as torneiras. Ou então ao contrário mas desligas rápido. Caso contrário estás a colocar o motor em esforço. Normalmente o que deves deixar sempre cheio é o tubo que aspira do aquário. O tubo de descarga ou saida normalmente está fora de água por isso faz muita diferença estar cheio ou vazio. Para montar é o inverso, abres primeiro a torneira da saida e depois, lentamente, a da entrada de água até encher o filtro. PA Editado Maio 7, 2009 por alfapa Citar
alfapa Publicado: Maio 7, 2009 Publicado: Maio 7, 2009 http://www.eheim.de/eheim/pdf/en/anleitung...213_classic.pdf Do manual do filtro: Existem 3 maneiras para começar a pôr o filtro a trabalhar. 1) Com o bolbo de arranque (nº 4003540), com o conjunto „Installation SET 1“ EHEIM (ver G1, nº 4004300) ou aspirando a mangueira de pressão. Ligar a mangueira de pressão ao tubo perfurado de descarga enquanto o filtro enche-se de água. A bomba pode ser ligada quando o filtro estiver cheio de água, e, por um curto espaço de tempo, enquanto o ar aprisionado estiver a ser expelido do meio filtrante, a bomba efectuará um barulho (isto é normal). Coloque a tampa na extremidade do tubo perfurado de descarga depois de todas as bolhas de ar terem desaparecido. Importante: Quando, o meio filtrante necessitar de ser limpo e o filtro, for removido do aquário, tenha em atenção os seguintes pontos: 1) O filtro não deve conter água quando voltar a ser ligado ao aquário. 2) A mangueira de pressão para o tubo perfurado de descarga deve estar sem água e a tampa (se estiver ajustada) deve estar aberta. 3) Depois das ligações estarem efectuadas a tampa do lado da sucção pode ser aberta (a que suporta o sifão). A água fluírá para o filtro expelindo todo o ar pelo tubo perfurado de descarga, eliminando as bolhas de ar, assegurando desta forma um início perfeito. PA Citar
wesley_boy Publicado: Maio 7, 2009 Autor Publicado: Maio 7, 2009 Obrigado pelas respostas... Apesar de não serem exacatmante iguas, acho que já dá para da proxima vez exprimentar a ver como corre... Em relação as limpezas... vou entao aguardar algumas respostas mais " experts".. Obrigado. Citar O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Jorge Oliveira Publicado: Maio 7, 2009 Publicado: Maio 7, 2009 É preferivel desligar o filtro e depois fechar as 4 torneiras.Depois e isso é que deves ter extrema atenção é quando fores para abrir o filtro tens que abrir as torneiras antes de puxares a "cabeça" senão esforças o O-Ring.Depois da limpeza deixas as torneiras abertas,ligas as 4 e abres as 2 do aquário e vês a água descer,esperas que desça toda e prontos ligas o filtro. A manutenção é como te disseram,cada aquário é um aquário.Se tivesses dito o setup já podiamos ter opinado.Eu no meu caso,discus + pleco limpo um filtro numa semana e na outra o outro filtro,ambos externos.A cada 15 dias limpo um filtro. Citar O meu feedback
wesley_boy Publicado: Maio 7, 2009 Autor Publicado: Maio 7, 2009 Boas... Obrigado pela explicação .. Penso que da proxima vez já consigo fazer melhor.. do que a ultima que foi uma carga de trabalhos para voltar a ferrar o filtro.. Em relação ao setup tem toda a razão.. deixo aqui o link..do meu aqua.. só ainda não actualizei algum dos peixes que lá coloquei... 5 Corrys e 2 LDA 25 pitt bull.. para a semana a ver se coloco algo mais. Uma outra questão... o filtro é mais facil encher de agua dps da limpeza ou esperar que a agua do aqua entre? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=125067 Obrigado pelas dicas... Citar O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Jorge Oliveira Publicado: Maio 7, 2009 Publicado: Maio 7, 2009 Tem toda a razão ? Trata-me por tu sff se alguém deve tratar por você sou eu. O teu aqua tem 120L o que me parece que o 2213 é algo curto.Li algo de um escalar lá?Não tens medidas para ele devias ter minimo 40 x 40 ou 45 seria mais seguro para crescer sem atrofiar.Sobre encher o filtro eu acho preferível deixar a gravidade fazer o seu trabalho pois se meteres água da torneira para dentro do filtro corres o sério risco de matar as bactérias devido ao cloro da água.Uma coisa que alterava era a flauta,metia-a no topo do aquário,parece-me que terias mais circulação de água. Citar O meu feedback
wesley_boy Publicado: Maio 7, 2009 Autor Publicado: Maio 7, 2009 Boas.. Td bem Em relação ao escalar já não existe.. Acabei por o trocar ... com muita pena minha mas não dava.. E 40 de altura é curto para um escalar? .. tudo bem que tem alguma altura da areia e do substrato.. mas pensei que seria suficiente.. E a flauta colocarias fora de agua ou mais a tona? Achas que o filtro é "curto" ?.. ele faz cerca de 440l / H.. mas se calhar realmente algo melhor não seria uma má ideia.. quem sabe um dia destes invisto em algo maior.. E obrigado pelos "conselhos " Citar O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Jorge Oliveira Publicado: Maio 7, 2009 Publicado: Maio 7, 2009 Não te esqueças que tens areão e uns cm que não enches Se fores a ver o teu aqua tem 120L e o filtro "faz" 440L/h mas isso é vazio,ora com matérias filtrantes faz menos.Quando pensares em algo maior pensa só uma vez,ou seja faz algo bem maior que é para depois não voltares a fazer outro eu se soubesse o que sei hoje não tinha feito o meu de 300L mas sim teria feito de 900L.Por isso nem que demore mais 2 ou 3 meses mas faz algo que vejas que te dá bem para o futuro.Que possas lá ter os peixes que gostas. Citar O meu feedback
wesley_boy Publicado: Maio 7, 2009 Autor Publicado: Maio 7, 2009 Sim.. ai tens toda a razão.. Para a proxima penso num filtro com maior capacidade ou logo num aqua mas é maior tambem... Se calhar os escalares é para esquecer com este tamanho de aqua.. Obrigado pelas dicas que me tens dada, foram de grande utilidade.. Citar O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Recommended Posts