Recommended Posts

Boa tarde.

Peço a vossa ajuda na escolha de uma calha para o meu aquário.

Neste momento, em termos de iluminação, tenho uma HQI 150 watts, de 10000kelvins ( penso que seja assim), tenho outra da Lifetech modificada com lâmpadas PLL que no total penso que tenha 100w (comprei-a a um colega meu). Tenho ainda mais uma calha que veio com o aquário, que tem 2 lâmpadas T8 30w cada, que são as lâmpadas azuis ( actinicas).

Por razões de logística quero comprar uma calha só com lâmpadas T5.

Sei que o ideal era ter 2*HQI, mas o aquário está no meu quarto e o calor destas 3 calhas sente-se e bem! Também tenho a condicionante do dinheiro…

Do que andei a ver na internet, foram estas calhas:

-Calha de 90cm da odysseia com 90cm 4*t5( com balastros electrónicos);

-Jebo HQI JM210C 90CM 2*150W + 2*39W T5 Blue( não sei se têm balastros electrónicos, e sei que estas, têm um consumo elevado)

-Calha Blau Lumina 639

-Calha Blau Lumina 454

-Calha Blau Lumina 439

-Calha Dimax Power Light 100cm T5 8x39W

O meu aquário tem como dimensões: 100*60*60

Agradeço desde já qualquer tipo de ajuda.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu escolhia alguma coisa com 2x150w HQI, mas não era essa Jebo...qualidade fraca e consumos altos pela utilização de balastros eceltromagnéticos. Se a ideia é fugir às HQI, colocava alguma coisa com 6x39w T5, pelo menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não sei que tipo de aquário tens, mas imagino que queiras ter condições para todo o tipo de corais, por isso recomendaria pelo menos 6 x 39W em t5's

 

A marca ATI é excelente, o modelo powermodule tem um design superior e funciona muito bem, as sunpower é um modelo semelhante, mas não tão "robusto", não tem tão bom aspecto à vista, mas pelas informações que me têm dado é igualmente eficaz, tem o senão do máximo de lâmpadas por calha ser apenas 6. Que eu tenha visto não há de 8 ou de 10 lâmpadas.

 

Conheço quem tem Blau e também é uma excelente marca, se calhar em termos de preço aproxima-se mais às sunpower da ATI, mas com um exterior mais bonito. Possuem igualmente um sistema de ventilação e vários interruptores, se não estou em erro, 1 por cada 2 lâmpadas. Isto tem uma importância relativa, mas eu acho graça, porque assim pode-se ir ligando progressivamente e gastar menos luz.

 

Eu optaria por uma destas duas marcas.

 

Relativamente às lâmpadas, na minha opinião por ordem decrescente de qualidade:

 

ATI > Aquascience > Aquamedic > Osram.

 

Há mais marcas como as da korallenzucht, que dizem muito bem, mas pessoalmente só conheço estas. Depois de optares, pergunta aqui no fórum combinações possíveis, se fosse para mim optava por:

 

4 ATI Aqua-blue Special + 2 ATI Blue Plus

 

ou

 

3 ATI Aqua-blue Special + 2 ATI Blue Plus + 1 ATI Pro Color

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais