Duvida sobre Oxigenação da Água


Recommended Posts

Boas pessoal , eu tenho um aquário de 126 litros brutos , e tenho dois filtro , um eheim ecco 2232 e um eheim ecco 2232, na saida de agua , tenho daquelas flautas com vários furinhos , e a minha duvida é se é plausivel elas ficarem submersas , visto que desse modo nao existiria oxigenação da agua, neste momento uma esta submersa , e a outra esta metade metade , na parte que esta elevada saiem varias bolhinhas que acredito serem aconselhaveis aos peixes , obrigado espero respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A movimentação da agua no topo da agua estimula as trocas gasosas no aquário, ou seja CO2 Out, O2 in.

 

Fazes bem colocar uma flauta ao todo da agua, quando mais agitação melhor.

 

O grande perigo é sobretudo quando as plantas deixam de fazer a fotossintese ou seja a noite com a luz apagada. Elas passam de produtoras de O2 para consumidoras e passam a produtoras de CO2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

No caso de usares co2 pode-se tornar perigoso porque estando as flautas totalmente submersas as trocas gasosas não são assim tantas e pode haver aí uma descida rápida no ph. Mas de resto é uma questão de veres como os peixes se comportam...se acusam falta de o2...porque depende do aquário...da quantidade de plantas...seja como for..quanto mais o2 houver melhor para os peixes.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bons dias

 

 

nao te preocupes com os alevins,concerteza devem andar a procura de alimento.

deves manter uma boa circulaçao de agua à superficie do aquario.

deves manter o nivel de kh a 4 para nao teres problemas de caídas

bruscas de ph.

 

 

 

mlaurisoa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como alguém já referiu elas podem ficar submersas.Mas tudo depende do tipo de flora que tenhas, há flora que a noite gera tanto CO2 que é bem possivel teres problemas.

 

Por vezes é melhor jogar pelo seguro.

 

Infelizmente já passei por uma experiência de perder toda uma colonia de New Bee(camarões), por causa de excesso de CO2, gerado a noite pelas plantas.Demorei 3 dias a perceber qual era o problema.Mas ai já era tarde de mais, nunca me passou pela cabeça que musgo spike, pogostemon helferi, Elocharis parvula e Echinodorus vesuvius...fizessem tamanho estrago.

 

Mas felizmente o erro é uma oportunidade de apreender!

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu usaria bomba de ar de noite e de dia...de noite é mais importante porque as plantas consomem o oxigénio nesta altura. Ou então coloca as flautas acima do nível de água caso não tenhas bomba de ar. É preferível usar a bomba de ar porque a flauta provoca muitos respingos..e mais rapidamente perdes água...para além de poder ser stressante para os peixes e fazer muito mais barulho que a bomba de ar..pelo menos que a da tetra que eu uso.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca usei bomba de ar,nem nunca notei os peixes virem á superficie.Tenho ambas as flautas de baixo de água mas uma virada um pouco para cima para fazer uma boa ondulação.Fazes o teste de baixar as 2 flautas e uma ficar a fazer essa tal ondulação a ver como reagem os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

que peixes são os que andam à superfície? parece-te falta de oxigénio ou é mesmo por serem peixes de zonas altas do aqua?

 

Se achas que têm falta de oxigénio e não queres deixar a flauta fora...mete bomba de ar..até é melhor para a qualidade da água porque não são só os peixes que precisam de oxigénio..as bactérias também..e quanto mais tiverem mais eficiente se torna a decomposição da amónia e nitritos. E menos stress para os peixes, melhor crescimento e resistência a doenças.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bekas6,

 

Se tiveres uma flauta a gerar ondulação(a tona da agua), não precisas de bomba de ar.(normalmente)

Só se por algum motivo o fluxo que sai da flauta não gera ondulação suficiente, então ai sim tens que colocar um bomba de ar.

 

Como podes saber isso?

Se por algum motivos encontrares os teus peixes a toda da agua a tentarem respirar então tens CO2 a mais e precisas de oxigenar melhor o aquário.(Verifica isso durante a madrugada)

Mediada imediata TPA, depois arranjas uma bomba de ar.

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pseudomugil gertrudae , neons e rasboras , as corydoras de vez em quando e os pitbulls mandam saltos para vir ca a cima , agora nao anda nenhum a superficie , tenho a flauta d fora de agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pseudomugil gertrudae , neons e rasboras , as corydoras de vez em quando e os pitbulls mandam saltos para vir ca a cima , agora nao anda nenhum a superficie , tenho a flauta d fora de agua

 

 

Em principio estará tudo bem.

 

PS:Já agora completa o teu perfil, idade e localidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perfeitamente normal esses saltos.O meu pleco antes ao saltar até batia nas lâmpadas :lol:

 

:) Isso dá para apanhar alguns sustos a noite, não? :medieval_mace:

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja completei o perfil , pois nas corys eu tambem achei normal , mas estarem todos a superficie aflige.me um pouco , vou entao colocar as duas submersas mas uma para a superficie

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal tenho uma duvida....o meu filtro é interno ou seja veio colado com o meu aqua de 50 litros..nao da para tirar...ate agora tenho deixado a (mangueira)que faz a agua ir de volta ao aqua a superficie logicamente para fazer movimentacao de agua a supreficie..a minha duvida é a seguinte,posso colocar a pedra difusora dentro do filtro?é que se meter dentro do filtro ela so deixa as bolhas dentro do filtro e quando a agua vem po aqua nao tem bolhas...é uma questao um pouco parva...mas sera que a agua continua oxigenada?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se vêm todos à superfície..tá visto que é falta de oxigénio quando tens a tal combinação de uma submersa e a outra metade metade....por isso estarem as duas submersas só vai piorar se não meteres areação...por isso acho que devias meter areação... mas podes experimentar sem areação para confirmares.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.