Recommended Posts

Publicado

Boas,

Precisava de ajuda para resolver um problema que tenho com o meu aquário. É de 220 litros de água com um filtro que contém cerâmicas no fundo (em bom estado), fibra de vidro, carvão activado, e lã de vidro. Não contem qualquer tipo de plantas, apenas 72 peixes de espécies variadas(comunitário). O que acontece é que de há 2 meses pra cá e sem saber porquê comecei a ficar com a água verde e que normalmente 2 dias depois de uma mudança de água fica um verde tão intenso que nã consigo ver o fundo do aquário. Já tentei de tudo, tpa's, mudanças grandes deixando apenas 10 a 20 % da água os testes dão todos resultados normais dentro dos parâmetros, continuo a fazer a mudança do carvão dentro do tempo exigido, a troca da lã de vidro e limpeza da fibra e do filtro em geral..... Os peixes estão sem problemas e desde que o problema começou não morreu nenhum. Ah! Existe outro factor que me coloca em dúvida e do qual eu suspeito, o meu areão é com aquelas pedras coloridas azul claro azul escuro e cor de laranja e já pensei que talvez fosse essa a causa já que ´´e de agua quente e mesmo não tendo acontecido nada na altura em que mudei o areão (já la vai pelo menos 1 ano e meio) talvez a cor das pedras se encontrem a desgastar e a largar tinta e a mistura de cores de o tal verde.... tambem não apanha com luz do dia ou do sol durante muito tempo porque já ha muito tempo que tenho esse cuidadado e já que não tenho plantas não causa problemas nenhuns....

Assim sendo, pergunto se alguem me podia dar uma ajuda pra resolver o problema.

Obrigado

CUMPS

Publicado:

Água verde é uma alga microscópica que se está aí a reproduzir bem (e que eu gostava de ter para alimentar as minhas daphnias).

Penso que tens duas hipóteses:

-- pôr plantas de crescimento rápido para consumirem os nitratos e fosfatos que por aí andam

-- instalar um filtro UV

Também há químicos para matar as algas mas não sei se resultam muito na água verde.

Cumps,

João

Publicado:
tambem não apanha com luz do dia ou do sol durante muito tempo

O aquário com nitratos altos.... e a apanhar luz do sol durante 1 ou 2 horas.... é suficiente para teres "caldo verde"! ;)

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!